terça-feira, 9 de março de 2010

Criminosos do RJ ficarão pelo menos um ano em Mossoró

Momento da chegada dos traficantes do RJ: transferência contou com superesquema de segurança

Os onze presos provisórios que desembarcaram na tarde de sábado em solo potiguar permanecerão, pelo menos, 365 dias na Penitenciária Federal de Mossoró. Após esse período, dependendo do comportamento, poderão voltar ao Rio de Janeiro, cidade de origem dos apenados. A informação foi confirmada ontem pelo diretor da unidade prisional, Kércio Silva Pinto.
“Quando completarem um ano, eles serão avaliados por meio de um relatório. Esse documento será enviado ao corregedor federal Ivan Lira, titular da 5ª Vara Criminal Federal de Natal. Se constatarmos que não houve problemas disciplinares, é possível que retornem à capital carioca”, explicou Kércio.

O diretor também informou que os acusados passarão 20 dias totalmente isolados. “Eles não terão nenhum contato entre eles ou com qualquer outro preso. Com a chegada desses 11, a Penitenciária Federal de Mossoró conta agora com 40 celas ocupadas. A capacidade é de 208 detentos”, revelou.

Entre os novos “hóspedes” estão: Ederson José Gonçalves Leite, o ‘Sam’, ex-dono das bocas de fumo da Cidade de Deus; Luiz Carlos Gomes, o ‘Luiz Queimado’, apontado como um dos líderes do Comando Vermelho; Antônio Ilário Ferreira, o ‘Rabicó’, líder do tráfico no morro do Salgueiro, no município fluminense de São Gonçalo; Edmilson Ferreira dos Santos, um dos maiores traficantes de armas e drogas do RJ e um dos chefes da mesma facção criminosa que controla a venda de drogas na Rocinha, também chamado de ‘Sassá do Complexo da Maré’; Juliano Gonçalves de Oliveira, o ‘Juca’, chefe do tráfico de drogas na favela Beira-Mar; Luiz Paulo Gomes Jardim, o ‘Paulinho Madureira’, que controlava a venda de drogas no morro Menino de Deus; e ainda Patrick Salgado Souza, ex-chefe do morro do Vidigal; e Márcio Gomes de Medeiros, chefe do Turano. Os outros são José Benemário de Araújo, Bruno Coutinho e Tiago Rangel da Fonseca.

Outros Detentos

No dia 11 de fevereiro deste ano, a Polícia Federal montou um forte esquema de segurança para garantir a transferência de 19 presos do presídio de Alcaçuz, na Grande Natal, para a penitenciária de segurança máxima de Mossoró. As transferências foram autorizadas pelo juiz corregedor do presídio, Ivan Lira, depois que o serviço de inteligencia de Alcaçuz, em conjunto com agentes penitenciários federais, descobriu um plano de fuga que estava programado.

Os presos são acusados de participar do crime organizado. Entre os presos transferidos estão Alexandre Freitas "Senhor", um dos comandantes do tráfico de drogas; Bruno de Oliveira Lobo, o 'Bruno Mezenga', traficante; e Antônio Maia dos Santos, 'Baianinho', acusado de assaltos e três homicídios. O ex-policial militar "João Grandão", acusado de chefiar um grupo de extermínio na região da grande Natal já estava detido nas celas da unidade de Mossoró.

FONTE: Na boca do mundo


Nenhum comentário :

Postar um comentário