sábado, 13 de março de 2010

“Mandamentos do PCC” serão investigados

O papel com os “mandamentos do PCC (Primeiro Comando da Capital)”, encontrados em uma das celas do presídio de Alcaçuz, na Grande Natal, foi enviado para o serviço de inteligência penitenciária do Estado. O objetivo é que haja uma investigação a fim de se descobrir a origem do escrito.
O papel foi encontrado na cela onde estava Elias de França Ferreira, detento a quem a polícia diz pertencer “os mandamentos”. “É um homem preso comum, lá da favela do Japão, nas Quintas, não significa que ele seja do PCC, vamos investigar”, disse o secretário de Justiça e Cidadania, Leonardo Arruda. De fato, o achado merece a atenção da polícia potiguar, mas a bem da verdade, pode muito bem se tratar de uma “souvenir” de um preso comum, já que o estatuto pode ser encontrado inclusive na internet. “Alguém de fora pode ter ido deixar aquele papel para ele lá”, ressaltou Leonardo Arruda.

O PCC foi fundado em 1993, mas ganhou destaque na mídia em maio de 2006, quando iniciou uma onda de ataques violentos contra forças policiais no estado de São Paulo, se espalhando por outros estados do país. Mas em 2001, vários veículos da imprensa descobriram o tal estatuto, que cria 16 regras para os que fazem parte do “partido”.
Em Alcaçuz o papel com o estatuto foi encontrado durante uma revista realizada na última quinta-feira. O trabalho foi feito por cerca de trezentos alunos do curso de formação para agentes penitenciários. “Foi o primeiro contato deles com a realidade carcerária”, disse o secretário Leonardo Arruda. O setor de inteligência do Departamento Penitenciário Nacional também está auxiliando nas investigações sobre a origem da carta com o estatuto do PCC.

FONTE: Diário de Natal

Nenhum comentário :

Postar um comentário