quinta-feira, 24 de junho de 2010

 Projetos em assentamentos do Município de João Câmara
 se destaca nas páginas do Diário de Natal

Três tanques cheios de tilápia foram despescados nesta quarta-feira (23) nos Projetos de Assentamento Modelo I e II, localizados na cidade de João Câmara, no Território do Mato Grande, no Rio Grande do Norte. No total, foram pescados cerca de 4,5 toneladas do pescado, sendo que três mil quilos foram destinados ao Programa Compra Direta, do Governo Federal, para serem distribuídos na rede pública atendida pelo Programa em João Câmara. Outros 1,5 mil quilos foram destinados às famílias de baixa renda da vizinha cidade de Boa Saúde (RN).

Os assentamentos Modelo I e II, Rosário e Aracati, fazem parte do projeto Pólo da Tilápia, que é apoiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Incra, Banco do Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Emater, Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (SEAP), Governo do Estado do RN e o projeto Arco Mato Grande. Nestes quatro assentamentos e duas comunidades rurais foram abertos 54 viveiros de tilápia que produzem, mensalmente, cerca de seis toneladas do pescado considerado de ótima qualidade.

De acordo com a coordenadora do projeto Pólo da Tilápia, a trabalhadora assentada Livânia Frizon, a produção do pescado permite o recebimento de dois salários mínimos extras no período da despescas para as 100 famílias envolvidas na ação, além de garantir o consumo gratuito de peixe.

Nos assentamentos com produção de tilápias, a diversificação da produção vem crescendo nos últimos anos com os incentivos financeiros e técnicos das entidades parceiras. Livânia Frizon explica que nas imediações dos tanques do pescado foram plantadas frutas e hortaliças, uma forma de agregar valor à produção local. De acordo com a trabalhadora assentada, a água fertilizada dos tanques, renovada obrigatoriamente, está sendo utilizada na irrigação das hortas e frutas. A água é rica em matéria orgânica e sais minerais, funcionando como um adubo natural para as plantas. Em modelo II, por exemplo, ao lado dos tanques foram plantadas bananeiras.

FONTE: Redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Nenhum comentário :

Postar um comentário