sábado, 13 de março de 2010

Lazer - A farsa da boa preguiça


“A história do rico que virou pobre/ que ficou mais rico ainda/ e foi pro inferno viver ao lado do cão!/ E do pobre, do pobre que virou rico/e ficou pobre de novo!/ Foi-se embora pelo sertão!” Os versos são da “Farsa da Boa Preguiça”, peça do dramaturgo e romancista paraibano Ariano Suassuna, e sua estreia foi em 1960, cinco anos depois de o “Auto da Compadecida”. O texto da Farsa, como todos podem ver, continua atualíssimo e retorna ao palco em grande estilo através da junção de dois grandes grupos nordestinos, o paraibano Ser Tão Teatro e o norte-rio-grandense Clowns de Shakespeare.

Divulgação

Peça de Ariano Suassuna adaptada para o teatro de rua pelo diretor Fernando Yamamoto, e dirigido por ele e Christina Streva, estreia segunda-feira em Natal Após estreia na Paraíba, a peça será encenada em Natal, nesta segunda-feira (15), às 19h30, na Praça Augusto Severo, com entrada gratuita. “Será um momento democrático, onde estarão presentes o menino de rua e os intelectuais; aqueles que não vão ao teatro, por não ter dinheiro para comprar o ingresso, como também o que não tem o hábito de fazer parte de uma platéia”, disse em entrevista ao VIVER Christina Streva, que compartilha a direção da peça com o potiguar Fernando Yamamoto.

A peça que fala da trajetória de um tipo nordestino, Joaquim Simão, afeito ao ócio, aos versos e à mulher, Nevinha, revela não só a boa preguiça daquele tipo nordestino, como também a farsa de um casal abastado, superficial e metido a intelectual, cuja posição social é sustentada pela exploração e submissão do povo de sua região. O texto de 1960 continua atual, já que transcende os aspectos regionais e fala do ócio criativo, fundamento do artista.
A peça, que levou três meses para ser montada, entre ensaios na Paraíba, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro, estreou em João pessoa, dia 27 de fevereiro, para um público de 1000 pessoas, como conta Christina. A Farsa da Boa Preguiça também passou por outras cidades do interior da Paraíba e Ceará. No Rio Grande do Norte o grupo estreou na última quinta-feira (11) e contou com um público de aproximadamente 300 pessoas. “O número reduzidos de pessoas foi compensado pelo debate realizado no final da apresentação. Todos os grupos de rua de Mossoró estava presente. Passamos uma hora debatendo, trocando informações, isso foi muito bom”, contou. Os grupos Ser Tão Teatro e Clowns de Shakespeare estão na cidade de Assu hoje e faz apresentação às 19h30, na Praça Santo Antônio, em frente à Igreja Matriz. Depois da temporada no estado, o grupo segue para Alagoas, Sergipe e Bahia e encerra a jornada no dia nove de abril, em salvador.

FONTE: Tribuna do Norte

O GTO DE CAMPO GRANDE COMBATE AS DROGAS

Em atividade ostensiva de rotina o GTO de Campo Grande comandado pelo 1º Ten. Brilhante deteve na tarde do último dia 10, quarta feira, o usuário de entorpecentes Ivanildo Pedro dos Santos no município de Campo Grande. Encontrava-se o com o usário 2 trouxas de maconha e algumas pedras de crack. O detido foi conduzido à Delegacia de Caraúbas para os procedimentos legais.
Ações do GTO:

Já na tarde do dia 09/03/2010 o GTO (Grupo Tático Operacional) de Apodi, Campo Grande e Caraúbas sob o comando do Cap. Carvalho, 1º Ten. Brilhante, 2º Ten. Eromar e o Asp. Renê participaram de uma revista na Cadeia Pública de Caraúbas à procura de objetos não permitidos, drogas, armas e celulares, no qual foram apreendidos vários celulares e objetos não permitidos pelo sistema penitenciário.


O DIÁRIO DE POLÍCIA Parabeniza a todos que fazem o Grupo Tático Operacional do RN, o combate ao crime tem que ser intensificado em todo estado, e o GTO tem que ter pulso e determinação para o enfrentamento.

Fonte: Blog da 3ª Cia de Polícia de Apodí

IMAGENS DO FORTE ESQUEMA DE SEGURANÇA NA CHEGADA DOS PRESOS EM MOSSORÓ


O avião do tipo Hercules C130 da Força Aérea Brasileira, pousou na noite de onten por volta das 17h, no Aeroporto Dix-Sept Rosado trazendo vinte presos de alta periculosidade vindos da capital de Rondônia Porto Velho. Segundo o diretor do presídio Kelson Pinto, o mandado de justiça para transferência desses detentos se deu por motivo de segurança, pois alguns envolvidos no tráfico de drogas, e homicídios estariam promovendo motins e rebeliões na capital de Rondônia.


O avião decolou de Rondônia por volta das 8h da manhã com destino a Mossoró no Rio Grande do Norte. A ação contou com um forte esquema de segurança e a participação de cerca de vinte e sete agentes penitenciários e trinta agentes da Policia Federal.


O Presídio Federal de Mossoró agora conta com 62 com capacidade para 208 presos e esta localizada na comunidade rural de Riacho Grande.

FONTE: Nominuto

Policial Militar defende MONOGRAFIA

O policial militar Edgar Câmara da 3ª Cia de Policia Militar

Apodi - Na última quinta-feira (11), o policial militar Edgar Câmara da 3ª Cia de Policia Militar, fez a defesa da monografia do curso de Enfermagem da UERN em Pau dos Ferros, tendo como tema a realização do atendimento pré-hospitalar (primeiros-socorros) realizado pelos policiais militares em cidades onde não há SAMU e nem corpo de BOMBEIROS.

Nós que fazemos  2ª Cia independente de polícia através do Diário de polícia o parabenizamos você  por mais uma vitória, que desde 2004 faz parte do efetivo policial militar do estado. "As grandes vitórias são feitas de pequenos passos".

FONTE: Blog da 3ª Cia Apodi-RN

vítima de disparo de arma de fogo em Caraúbas

Hoje por volta das 16h a PM comandada pelo Ten. Eromar encontrou o corpo de Elionay Rodrigues Linhares, 18 anos, vítima de disparo de arma de fogo. O corpo foi encontrado no bairro Leandro Bezerra. A vítima é irmão de Edson Linhares, preso em janeiro desse ano em uma operação da Policia Militar, assassino confesso dos irmãos Aldo e "Tico".

A policia trabalha com a hipótese de vingança ou acerto de contas de traficantes, pois o mesmo era envolvido com o tráfico de drogas.

Fonte: Blog da 3ª Cia - Apodi.

PARABÉNS AO SD JAILSON PELA PATERNIDADE DO PEQUENO JOSÉ AUGUSTO

Sd Jailson Alexandre

Pai pela segunda vez, Jailson Alexandre foi agraciado nesta quinta feira, dia 11 com o nascimento do pequeno José Augusto, marinheiro de segunda viagem Jailsom é esposo de Sandra e pai da garotinha  Tayanne. O mesmo encontra-se em gôzo de licença paternidade como manda a tradição distribuindo o "mijo" do garotão.

Nós que fazemos a 2ª Cia de polícia de João Câmara desejamos Felicidades ao lado de sua família!

PRF prende quadrilha após arrastão em granja de vereador na Grande Natal

Quatro pessoas identificados como Felipe Rodrigues Gomes Lopes, João Murilo dos Santos Lopes, Emerton Santos da Luz e José Carlos Pereira da Silva foram presos na noite de ontem, na BR-101, próximo a Parnamirim, região metropolitana de Natal, após fazerem um arrastão na granja do presidente da Câmara de São José de Mipibú, Keliclis Alves Ribeiro.

A prisão foi efetuada por policiais rodoviários federais, no Km 110 da BR-101, após perseguição e troca de tiros. Os quatro acusados estavam dentro de uma pick-up Saveiro de placas MYK 2541, que pertencia a vítima. Durante o assalto a casa de Keliclis, o bando chegou a agredí-lo com coronhadas na cabeça.

No momento da prisão, Com a quadrilha foram apreendidos três revólveres, sendo dois calibre 38, um calibre 32 e 10 munições; o produto do roubo foi inteiramente recuperado, sendo R$ 3.790,00 em espécie, além de três

relógios, um aparelho de DVD e jóias das vítimas. De acordo com um agente da Delegacia de Plantão da Zona Sul, os quatro envolvidos no assalto já tinham passagem pela Polícia por tráfico de drogas e roubo.
Além desta prisão, mais duas foram registradas pelo órgão nas sete rodovias federais que cortam o estado ao longo desta sexta. Ambas por embriaguez ao volante.

FONTE: Tribuna do Norte

Jovem é executado em calçada de igreja um dia depois de sair da prisão na Zona Norte

Um jovem identificado como Vágner Ronely da Silva, de 21 anos, foi executado na noite de ontem, na calçada da igreja Universal localizada a avenida Pompéia, no Nova República, na Zona Norte de Natal. Vágner havia saído da carceragem da Polícia Federal um dia antes do crime e foi assassinado com pelo menos oito tiros.

Segundo a polícia, Vágner estava preso na PF acusado de falsificação de cédulas. Ele deixou a carceragem federal no dia 11 e ontem à noite, por volta das 18h50, acabou assassinado ao sair de casa. Segundo informações colhidas pela Delegacia de Plantão da Zona Norte, Vágner ao deixar a residência foi surpreendido por dois homens em uma moto.

A dupla abriu fogo contra ele, que estava armado com um revólver calibre 38 e revidou. Após a troca de tiros inicial, Vágner ainda tentou fugir, mas quando chegou em frente a Igreja Universal ele foi novamente surpreendido, dessa vez por quatro homens em carro verde de modelo e placas não identificadas. Os quatro atiraram na vítima, atingindo-o com pelo menos oito tiros.

Logo após a ação, o bando fugiu com destino ignorado. Vágner morreu ainda no local, antes da chegada do socorro médico. A polícia ainda não sabe com exatidão o que teria motivado o crime, mas acredita em acerto de contas entre pessoas ligadas ao crime, uma vez que segundo uma agente, Vágner já acumulava passagens na polícia por roubos e homicídio. O caso será investigado pela 12ª Delegacia de Polícia.

FONTE: Diário de Natal

“Mandamentos do PCC” serão investigados

O papel com os “mandamentos do PCC (Primeiro Comando da Capital)”, encontrados em uma das celas do presídio de Alcaçuz, na Grande Natal, foi enviado para o serviço de inteligência penitenciária do Estado. O objetivo é que haja uma investigação a fim de se descobrir a origem do escrito.
O papel foi encontrado na cela onde estava Elias de França Ferreira, detento a quem a polícia diz pertencer “os mandamentos”. “É um homem preso comum, lá da favela do Japão, nas Quintas, não significa que ele seja do PCC, vamos investigar”, disse o secretário de Justiça e Cidadania, Leonardo Arruda. De fato, o achado merece a atenção da polícia potiguar, mas a bem da verdade, pode muito bem se tratar de uma “souvenir” de um preso comum, já que o estatuto pode ser encontrado inclusive na internet. “Alguém de fora pode ter ido deixar aquele papel para ele lá”, ressaltou Leonardo Arruda.

O PCC foi fundado em 1993, mas ganhou destaque na mídia em maio de 2006, quando iniciou uma onda de ataques violentos contra forças policiais no estado de São Paulo, se espalhando por outros estados do país. Mas em 2001, vários veículos da imprensa descobriram o tal estatuto, que cria 16 regras para os que fazem parte do “partido”.
Em Alcaçuz o papel com o estatuto foi encontrado durante uma revista realizada na última quinta-feira. O trabalho foi feito por cerca de trezentos alunos do curso de formação para agentes penitenciários. “Foi o primeiro contato deles com a realidade carcerária”, disse o secretário Leonardo Arruda. O setor de inteligência do Departamento Penitenciário Nacional também está auxiliando nas investigações sobre a origem da carta com o estatuto do PCC.

FONTE: Diário de Natal

sexta-feira, 12 de março de 2010

Presos são transferidos de Rondônia para o RN

Os 20 detentos se somam a outros onze que foram transferidos do RJ para cá.

Depois da transferência de 11 traficantes de alta periculosidade do Rio de Janeiro para o Rio Grande do Norte no último sábado (6), o presídio federal de Mossoró recebeu mais 20 presos, nesta sexta-feira (12). Os detentos foram transferidos de Porto Velho, Rondônia, para cá.

A transferência teve o objetivo de evitar uma possível rebelião na penitenciária estadual de Porto Velho. “Eles estavam fazendo motins lá. Quanto mais distantes e em local seguro eles estiverem melhor para desmontar as organizações criminosas”, disse o diretor da penitenciária federal de Mossosó, Kércio Silva Pinto.
Após autorização do juiz federal corregedor do presídio de Mossoró, Ivan Lira, os 20 presos foram transferidos em um avião da força área, com acompanhamento de agentes penitenciários federais e policiais federais.

“Eles já estão em Mossoró”, contou Kércio. Questionado se os presos não representam perigo para a população de Mossoró, o diretor do presídio disse que “as pessoas podem ficar tranquilas, pois não há riscos". "As celas são individualizadas e todo contato com o mundo externo é eliminado, de modo que, é impossível qualquer rebelião em um presídio federal”, assegurou.
Os 20 detentos de Rondônia vão ficar na penitenciária de Mossoró por um período de um ano, depois eles devem ser transferidos para outro local prisional. Mas até lá, ficam presos a "sete chaves".

“Temos dois aparelhos de raio-x e todas as pessoas são revistadas. Com isso, eliminamos a possibilidade de celular, drogas ou qualquer material entrar no presídio”, disse Kércio.
Cada ala da penitenciária comporta13 detentos, que não têm contatos uns com os outros. Atualmente, a penitenciária federal de Mossoró possui 62 presos (42, mais os 20 que chegaram). O local tem capacidade para 208 detentos.

FONTE: Nominuto

Mais presos para Mossoró

Nas próximas horas, ou próximos dias, quem sabe segunda-feira, ou terça…o presídio federal de segurança máxima de Mossoró receberá 20 outros presos. Que virão do presídio federal de Rondônia.
"Em Mossoró já viram o avião aterrissando e os presos desembarcando"

Motivo: esses presos foram transferidos de uma penitenciária na cidade de Cocoal (RO), ao ser descorbeta e abortada uma rebelião planejada, para o recém inaugurado presídio de Rondonia, em regime emergencial. Ocupavam os 10% mínimos obrigatórios de vagas para atender situações de urgência. Como é emergencial, não podem permanecer. Foi aceito pelo juiz federal responsável com esta condição. Então, articulou-se a transferência para o presídio de Mossoró, que disponibiliza de vagas.

Para quem ainda não sabe, a inclusão de presos no presídio de Mossoró vem sendo feita desde janeiro último, da forma mais discreta possível, para não causar apreensão.
O que foi quebrado com a atitude da Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro de divulgar a transferência de presos cariocas de alta periculosidade. “Fizeram para aparecer e chamar a gente de paraibazinhos, como eles costumam se referir aos nordestinos. Trataram de divulgar na intenção de amendrontar, de causar pânico e apreensão nos moradores de Mossoró. Fizeram esse salseiro. Pura maldade. O pior é que os políticos estão se aproveitando disso“, lamentou um juiz à Abelhinha.

Para quem teme a migração de comparsas dos traficantes para cidades-bases de um presídio federal, um alento: eles não ficam até cumprir a sentença. A cada seis meses é feito um rodízio de presos entre os presídios federais. Para não criar vínculos, raízes. Se a intenção do tráfico é a questão econômica, eles não vão ficar jogando dinheiro fora investindo em cidades onde estão presos temporariamente.

FONTE: Tribuna do Norte

Preso um homem suspeito do crime de Pedra Preta

A polícia prendeu em Natal nesta sexta-feira um homem suspeito de participação no crime ocorrido na zona rural de Pedra Preta esta semana, o qual teve como vítima o agricultor Aurino.
O homem deverá ser ouvido até a próxima segunda-feira sobre sua participação ou não no roubo seguido de assassinato.

FONTE: Blog de Assis

Agentes encontram armas, drogas e mandamentos do PCC em Alcaçuz


Armas, drogas, aparelhos de telefone celular, chips e mandamentos do Primeiro Comando da Capital (PCC - facção criminosa que age de dentro de presídios paulistas). Esse material foi apreendido nesta quinta-feira (12) durante uma mega revista realziada na penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta.

A varredura foi feita por mais de 300 alunos do curso de formação de agentes penitenciários federais. "Esses alunos estão concluindo o curso e estão aqui em Natal na fase de treinemento. Eles já têm todos os conhecimentos teóricos e a maioria dos práticos. E ontem foi a vez de terem o primeiro contato com presos", falou o secretário de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc), Leonardo Arruda.

Ao todo foram apreendidos 15 aparelhos de celular, 20 chips, trouxinhas de maconha, pedras de crack e várias armas artesanais. Mas o que mais chamou a atenção foram dois mandamentos do PCC que estavam em uma cela.

"Esses mandamentos, que continham a a inscrição 15.3.3 (o número 15 é referente à letra P, a 15ª do alfabeto português. O mesmo ocorro com o 3, relativo ao C) e estavam em poder de Elias de França Ferreira, que foi preso no bairro das Quintas, em Natal. Ainda não sabemos se ele realmente ligação com o PCC, mas vamos investigar isso", falou Arruda.

A revista foi feita no pavilhão 1 da unidade prisional, o que abriga os presos mais perigosos. Cada cela foi revistada por cinco alunos, que eram supervisionados por professores do curso de formação.

Cedida/Sejuc

Agente encontrou celular em comungol do pavilhão
Os agentes que participaram da revista, após o término do curso, serão destinados para as penitenciárias federais que já estão em funcionamento. Entre essas penitenciárias está a de Mossoró, que passou a receber presos no mês passado.

FONTE: Tribuna do Norte

Atenção Militares e servidores público em geral - Cai direito exclusivo do BB

Uma liminar da justiça estadual abriu caminho para que outras instituições financeiras, além do Banco do Brasil (BB), possam conceder empréstimo consignado aos servidores do governo do Rio Grande do Norte, devolvendo, por consequência, a liberdade de escolha dos funcionários públicos, disse ontem o presidente da Associação Brasileira de Bancos (ABBC), Renato Oliva.

A entidade, que reúne 84 instituições, entre financeiras e bancos privados no país, contestou a exclusividade que o governo concedeu ao BB nesse tipo de operação e teve os argumentos deferidos pelo desembargador Amaury Moura Sobrinho. Com a decisão, o monopólio fica suspenso até que seja julgado o mérito da questão.

O empréstimo consignado para servidores públicos, aquele em que o desconto é feito na folha de pagamento, é previsto na Lei nº 1.046/51 e, para os servidores do governo do Rio Grande do Norte foram regulamentados pelo Decreto nº 20.603/08. Mais de 30 instituições financeiras estavam credenciadas a operar a modalidade no estado.

Fonte:TN

quinta-feira, 11 de março de 2010

Plantação de maconha em Parnamirim

No total, 36 pés de maconha estavam no quintal da casa e 41 copos com mudas foram encontrados.

A polícia encontrou na manhã desta quinta-feira (11) uma plantação de maconha no município de Parnamirim. De acordo com o delegado Graciliano Lordão, a área que fica localizada próximo às margens da BR, foi interdita para perícia. Um casal foi preso acusado de tráfico de drogas.

Elisandro Guedes Lourenço, de 31 anos, e Carina Cavalcante, de 32 anos, moravam na casa onde foi encontrado a plantação. No total, 36 pés de maconha estavam no quintal da casa e 41 copos com mudas foram encontrados.

O delegado Graciliano Lordão informou que a denúncia chegou até a Polícia Militar que em conjunto com a Polícia Civil montaram um esquema para flagrar o casal. "Na manhã de hoje, os policiais ficaram de campana e conseguiram prender os dois", disse o delegado.

A erva era plantada em depósito adubada e regada com trato especial.

Elisandro é natural de São Paulo e Carina de Parnamirim. Os dois foram levados à delegacia e serão interregados ainda hoje. De acordo com o delegado, a plantação configura tráfico de drogas.


Algumas já bem crescidinha, quase pronta para distribuição.

"Ele alega que é viciado, mas pela quantidade de maconha apreendida, ele será autuado por tráfico. Já a mulher, nós vamos ouvi-la e vê qual será a situação dela", comentou Graciliano Lordão.

FONTE: No minuto

Promotor de Justiça de João Câmara exercerá função na Comarca de São Bento do Norte


Dr. Paulo Pimentel promotor de João Câmara-RN

Tendo em vista o titular da 1ª. Promotoria de Justiça de João Câmara (Criminal, Direitos Humanos, Idosos, Meio Ambiente e Patrimônio Público) está em São Paulo, cursando o Mestrado, em Processo Penal e Direito do Trabalho, por três meses, será substituído pelo colega David Benevides, findos os quais retornará ao exercício, até seu retorno as suas atividades. Portanto, A PROCURADORA GERAL DE JUSTIÇA ADJUNTA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, resolveu mediante a portarias  designar o Bel. PAULO GOMES PIMENTEL JÚNIOR,   Promotor de Justiça da Comarca de João Câmara, de 3ª entrância, com atribuição perante a Vara Cível, a fim de exercer, cumulativamente, as funções do cargo de Promotor de Justiça da Comarca de São Bento do Norte, de 1ª entrância, no período de 08.03 a 06.04.2010. Desta forma designou também no período de 08.03 a 06.04.2010, a fim de exercer, cumulativamente, as funções do cargo de 1º Promotor de Justiça da Comarca de João Câmara, de 3ª entrância, o Bel. DAVID COSTA BENEVIDES, com atribuição perante a Vara Criminal, durante o afastamento do titular. Este concidadão vosso estará, no mês de março, acumulando a 2ª. Promotoria de João Câmara com a de São Bento do Norte e, em abril, assumirá, nas férias da mandatária titular, a Ouvidoria do Ministério Público, igualmente sem deixar o exercício de suas funções na capital do Mato Grande.

Autor: Diário de Polícia

quarta-feira, 10 de março de 2010

FURTO NA FARMÁCIA IRMÃ DULCE

Por volta das 04:00Hs e 40min desta terça feira, dia 10, a pessoa de Betânia solicitou a VTR de Serviço  a queixando-se que a farmácia Irmã Dulce localizada na rua Padre João Maria s/n, tinha sido assaltada. A vtr 039 esteve no local fazendo os levantamentos e em seguida saiu em deligência a procura do acusado. Ao sair em patrulhamento o acusado foi encontado e detido. Trata-se do ex- presidiário Renilson Araújo Dantas de 32 anos, conhecido por "Bia" residente nesta cidade. Segundo a funcionária foi levado apenas alguns produtos e pequena quantia em dinheiro.

Autor. Diário de polícia

MANDATO JUDICIAL SEGURA HOMEM NA PRISÃO


Acusado - João Maria dos Santos

O que deveria ter sido apenas um detimento por desordem tornou-se uma prisão por ordem judicial. No último dia 6, a pessoa por nome de Jailma de 29 anos residente na rua Nova descoberta no bairro de Vila nova, solicitou através do 190 a guarnição de serviço alegando está sendo pertubada pelo o marido, e que o mesmo estava maltratando-a. Ao chegar o local constatando-se a veracidade dos fatos a guarnição 039 conduziu o acusado João Maria dos Santos até a DP, que ao ser entregue ao plantonista e feito o B.O constatou-se também que tinha um mandato judicial contra o mesmo por pensão alimentícia determinado pelo Juíz de São Paulo do Potengí. Por falta de "sorte" ou de cumprimento de seus deveres o acusado teve que permanecer preso até encontrar a solução para puder ser liberado.

Autor: Diário de Polícia

HOMICÍDIO NO MUNICÍPIO DE PEDRA PRETA


Sgt Edson CMT do Destacamento de Pedra Preta

Moradores da comunidade de Olho D’água do Capim, zona rural do município de Pedra Preta, na região central, estão chocados com atos de violência e roubo na região. Dois homens encapuzados chegaram ontem à noite na casa do comerciante de gado, Aurino Justino dos Santos, 49 anos para roubá-lo.

Aurino foi até porta para ver quem estava chegando. No momento em que Aurino olhava pela brecha da porta já temendo ser maus elementos, um dos bandidos atirou em direção a porta e atingiu a testa da vítima que morreu no local.

Em seguida os ladrões ainda entraram na casa, reviraram tudo a procura de dinheiro e como não encontraram levaram uma moto Titan de cor verde, ano 2001, placas de Jandaíra.

Os dois homens estavam em uma caminhonete aberta, colocaram a moto em cima e fugiram com destino ignorado. Aurino residia com sua genitora de 92 anos.
O caso vai ser investigado pelo delegado titular Dr. Fábio da juridição de João Câmara.

FONTE: Blog de Assis

ACUSADO DE ESTUPRO É PRESO EM JOÃO CÂMARA


Junior Tatuado

Por volta das 02:00Hs e 55min da manhã desta quarta feira dia 09, a pessoa conhecida por Francisca das Chagas L. Martins, residente na rua Central, s/n - Jandaíra-RN, solicitou a guarnição de serviço alegando ter sido estuprada próximo ao antigo cinrema por Junior "de Michele" conhecido também  por Junior Tatuado que reside em João Câmara. A guarnição de imediato foi ao local onde pegou todos os esclarecimentos da vítima que  logo em seguida localizou o acusado conduzido-o a delegacia de polícia civil para ser lavrado o fragrante de delito.

terça-feira, 9 de março de 2010

Criminosos do RJ ficarão pelo menos um ano em Mossoró

Momento da chegada dos traficantes do RJ: transferência contou com superesquema de segurança

Os onze presos provisórios que desembarcaram na tarde de sábado em solo potiguar permanecerão, pelo menos, 365 dias na Penitenciária Federal de Mossoró. Após esse período, dependendo do comportamento, poderão voltar ao Rio de Janeiro, cidade de origem dos apenados. A informação foi confirmada ontem pelo diretor da unidade prisional, Kércio Silva Pinto.
“Quando completarem um ano, eles serão avaliados por meio de um relatório. Esse documento será enviado ao corregedor federal Ivan Lira, titular da 5ª Vara Criminal Federal de Natal. Se constatarmos que não houve problemas disciplinares, é possível que retornem à capital carioca”, explicou Kércio.

O diretor também informou que os acusados passarão 20 dias totalmente isolados. “Eles não terão nenhum contato entre eles ou com qualquer outro preso. Com a chegada desses 11, a Penitenciária Federal de Mossoró conta agora com 40 celas ocupadas. A capacidade é de 208 detentos”, revelou.

Entre os novos “hóspedes” estão: Ederson José Gonçalves Leite, o ‘Sam’, ex-dono das bocas de fumo da Cidade de Deus; Luiz Carlos Gomes, o ‘Luiz Queimado’, apontado como um dos líderes do Comando Vermelho; Antônio Ilário Ferreira, o ‘Rabicó’, líder do tráfico no morro do Salgueiro, no município fluminense de São Gonçalo; Edmilson Ferreira dos Santos, um dos maiores traficantes de armas e drogas do RJ e um dos chefes da mesma facção criminosa que controla a venda de drogas na Rocinha, também chamado de ‘Sassá do Complexo da Maré’; Juliano Gonçalves de Oliveira, o ‘Juca’, chefe do tráfico de drogas na favela Beira-Mar; Luiz Paulo Gomes Jardim, o ‘Paulinho Madureira’, que controlava a venda de drogas no morro Menino de Deus; e ainda Patrick Salgado Souza, ex-chefe do morro do Vidigal; e Márcio Gomes de Medeiros, chefe do Turano. Os outros são José Benemário de Araújo, Bruno Coutinho e Tiago Rangel da Fonseca.

Outros Detentos

No dia 11 de fevereiro deste ano, a Polícia Federal montou um forte esquema de segurança para garantir a transferência de 19 presos do presídio de Alcaçuz, na Grande Natal, para a penitenciária de segurança máxima de Mossoró. As transferências foram autorizadas pelo juiz corregedor do presídio, Ivan Lira, depois que o serviço de inteligencia de Alcaçuz, em conjunto com agentes penitenciários federais, descobriu um plano de fuga que estava programado.

Os presos são acusados de participar do crime organizado. Entre os presos transferidos estão Alexandre Freitas "Senhor", um dos comandantes do tráfico de drogas; Bruno de Oliveira Lobo, o 'Bruno Mezenga', traficante; e Antônio Maia dos Santos, 'Baianinho', acusado de assaltos e três homicídios. O ex-policial militar "João Grandão", acusado de chefiar um grupo de extermínio na região da grande Natal já estava detido nas celas da unidade de Mossoró.

FONTE: Na boca do mundo


Rebelião no 8º BPM deixa um ferido


Na tarde do último domingo, 7, no momento em que os presos recebiam visitas de familiares, alguns presos, rivais, provocaram uma rebelião na cárcere do 8º BPM de Nova Cruz. A polícia agiu rápido para conter a briga entre os presos, mas um deles, Gutembergue Bernado, ficou ferido e foi conduzido para o hospital.

Durante a rebelião os presos utilizaram facas e o que ficou ferido foi golpeado no braço pelos presos identificados pelos nomes de José Aparecido e Ismael. Após a rebelião, policiais militares do 8º Batalhão fizeram uma vistoria nas celas e encontraram seis facas em poder dos presos.

Não se sabe como as facas foram parar dentro da carceragem mas, deixa em dúvida quanto aos critérios de segurança utilizados para fiscalizar, e não permitir, a entrada de objetos como facas nas celas.

FONTE: Potiguar Notícias

Criança morre vítima de afogamento em cacimba

Uma criança de 2 anos de idade, identificada como Maria Karolaine de Lima Soares, morreu por volta das 9h40 desta segunda-feira(8) no assentamento Santa Terezinha, município de João Câmara.
A menor estava em companhia da mãe, Rosa Maria que estava lavando roupa e por um descuido, a criança entrou na água sem ser vista e afogou-se.

Desesperada os pais ainda trouxeram a criança para o Hospital Regional de João Câmara, mas esta já chegou sem vida.

FONTE: Blog de Assis

Menor atropelada em Bento Fernandes continua em coma

Uma das três menores que foram atropeladas por um cabo da PM na cidade de Bento Fernandes na semana passada continua internada em estado grave no Hospital Walfredo Gurgel em Natal.

O pai da menina falou nesta terça-feira no programa Caso de Polícia da TV Tropical ainda revoltado com o acidente e pelo fato do Cabo da PM ainda se encontrar solto.
O atropelamento aconteceu próximo ao conjunto Redenção em Bento Fernandes.
FONTE: Blog de Assis

Principal acusado de matar menina Maisla vai a júri popular

Osvaldo Pereira

Osvaldo Pereira de Aguiar, principal suspeito de assassinar a menina Maisla Mariano, de 11 anos, vai a juri popular. A decisão foi proferida nesta segunda-feira (08) pelo juiz Rosivaldo Toscano, da 2ª Vara Criminal, da Zona Norte de Natal.

Na sentença, o juiz afirma "verifico induvidosamente presentes os pressupostos de admissibilidade da acusação, de maneira que acolha a postulação ministerial, em todos os seus termos, para, pronunciar Osvaldo Pereira de Aguiar, afim de que seja submetido a julgamento popular pelos seus pares". Sobre o direito de apelar em liberdade, o magistrado colocou que enxerga a necessidade de manutenção da prisão, devido ao histórico de fugas do acusado, que antes da suspeita do assassinato de Maisla Mariano, já respondia por ações penais (em revelia) em outros dois estados brasileiros.

A mãe da menina Maisla, que foi encontrada morta e esquartejada em maio de 2009, Marisa Mariano de Moura dos Santos afirmou que essa decisão da justiça já é um bom caminho para a solução do caso e também prova que o juiz crê que Osvaldo é culpado. "Qual júri vai libertar um monstro desses? Ninguém vai inocentá-lo e deixar que ele faça isso com outras crianças", ressaltou. Marisa Mariano disse esperar que Osvaldo seja condenado, mas mesmo que seja inocentado acredita na manutenção da sua prisão devido aos outros processos que responde na Justiça.
O juiz afirmou ainda que e dando início à formação motivada do seu convencimento acerca dos fatos e imputados ao réu Osvaldo Pereira, verifica a materialidade e os indícios de autoria.

Defesa

O advogado de defesa de Osvaldo, Araken Farias, disse que irá entrar com um pedido de anulação do júri. Ele argumentou que não havia indícios para levar Osvaldo a júri popular.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Mensagem da Governadora Wilma de Faria as Mulheres


Ao longo dos tempos as mulheres fizeram história.
Avançaram, derrubaram tabus, lutaram contra a discriminação.
Tiveram direitos reconhecidos e abriram espaço no mercado de trabalho.
Mas ainda temos avanços a conquistar.
E essa é uma luta de todos nós, na busca pela convivência igualitária entre homens e mulheres, com o respeito mútuo e sem violência.
Às mulheres, os nossos parabéns.

O nosso compromisso.


Mossoró recebe líderes do tráfico no RJ

Alguns dos principais líderes do narcotráfico nos morros da região metropolitana do Rio de Janeiro (RJ) foram transferidos ontem para o presídio federal de segurança máxima de Mossoró. Sob forte esquema de segurança, os 11 detentos desembarcaram no Aeroporto Dix-sept Rosado em um jatinho da Polícia Federal. Dos 11, apenas um deles não é integrante do Comando Vermelho, principal facção criminosa no RJ. O outro é da facção Amigos dos Amigos (ADA) - a número 2.
Os presos saíram do Complexo de Bangu por volta das 8h de ontem, sob escolta de policiais federais e agentes penitenciários federais daquela região do Brasil. O grupo foi escoltado em um jatinho da Polícia Federal e chegou a Mossoró por volta das 12h de ontem. A partir do Aeroporto Dix-sept Rosado, a escolta dos presos foi realizada pelos agentes penitenciários federais de Mossoró. A equipe foi formada por 11 homens, todos fortemente armados. Os presos foram conduzidos em dois veículos tipo Van. A escolta contou ainda com um terceiro carro, que seguia mais adiante.

Desde a partida do Complexo de Bangu, até a chegada dos presos ao presídio federal de Mossoró, o clima era de muita tensão. A maior preocupação das autoridades era uma possível tentativa de resgate, principalmente ainda em solo carioca, onde aqueles 11 detentos exercem forte influência sobre a bandidagem. De acordo com o chefe de segurança substituto do presídio federal de Mossoró, Clelder Girão, todas as medidas de segurança foram adotadas pela sua equipe com bastante antecedência. "Tudo ocorreu como previsto", disse Girão, após receber todos os presos.

Bandidos mandaram derrubar um helicóptero

Os 11 presos que foram transferidos ontem do Rio de Janeiro para Mossoró são apontados como a "elite" da bandidagem carioca. Na ficha destes criminosos, constam execuções de membros das facções rivais, assaltos de grande porte, como agências bancárias e carros-fortes, tráfico de drogas, dentro e fora das prisões do Rio de Janeiro.

Entretanto, uma das ações que é atribuída aos membros do Comando Vermelho, uma das maiores facções criminosas do Brasil, está a derrubada de um helicóptero da Polícia Militar do Rio de Janeiro, quando dois PMs morreram. O ataque contra a aeronave ocorreu em 17 de outubro do ano passado, quando a PM tentava invadir o Morro dos Macacos, zona norte do RJ.
 
FONTE: Jornal de Fato

Policia Feminina, orgulho da PMRN - 20 Anos de atuação

Aproveitando o dia internacional das mulheres enfatizo neste blog que, este ano a polícia feminina do Estado do Rio Grande do Norte fará 20 anos de atuação e ingresso nas fileiras da gloriosa PMRN.
E não deixaríamos de ressaltar a importância dessas mulheres na corporação. Algumas exercem funções burocráticas, mas em sua maioria estão nas ruas, colocando em risco  suas vidas no fogo cruzado no dia-a-dia como policiais. E NÃO SUBSTIMEM! Estas mulheres tem demonstrado sua força e valentia para quem quizer ver. A superação tem sido a maior prova disso, seja nas ruas, nos presídios, burocracia ou força nacional, vem cumprindo seu papel com atitude e seriedade. A exemplo disso, são os resultados positivos ao longo da história. Dedicadas, maternas e educadas constróem um perfil cativante pois fazem do diálogo uma arma poderosa na hora da ação. Equipadas, armadas e munidas de maquiagem e elegancia conseguem apaziguar situações. Distribuidas em batalhões, companhias distintas, hospitais e repartições públicas tem comprovado um grande acerto das instituições militares.
Policiais da Esq p/ direita:Célia, Denise, Edileuza e Márcia
Policiais da Esq p/ direita: Veraci e Suely
A primeira turma tem história, foi denominada as "pioneiras potiguares" e entre elas está a cabo PM fem Sandra que hoje é a única mulher lotada em nosso município. Mulheres fortes, guerreira, corajosas e audaciosas, estão sempre de prontidão em cumprimento da lei.

Elegantes e prestativas as mulheres tem o dom do diálogo, talvez seja por esta razão que tudo sempre é resolvido com harmonia e sensatez. Uniformizadas, armadas, equipadas e munidas de maquiagem, dão um verdadeiro exemplo de cidadania.

Policial Sandra
Policial Sandra inserida no efetivo de J.Câmara

A companhia Feminina atua na suplementação do policiamento e sem nenhuma restrição por ser mulher. Algumas estão também distribuidas em batalhões e companhias distintas no interior. Hoje a Cia de Policia Feminina localiza-se dentro do QCG (Quartel do Comando Geral) em Natal.



Desfile 07 de Setembro

SGT Regina - Representante da PMfem na Câmara Municipal de Natal

Sgt Regina entrou na Polícia Militar em 1990, onde fez parte da primeira turma feminina. No ano de 1996 entrou para Associação de Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar ainda como aluno-sargento (Al-Sgt). Formou-se Sargento como 1º lugar da turma e em 2002 iniciou sua luta pela categoria militar, atuando como vice-presidente da Associação.
Foi eleita nas eleições passadas para o primeiro mandato de vereadora com 5.498 votos.

Fica assim, nossos Parabéns a todas as mulheres da Polícia Militar do estado do Rio Grande do Norte.

Policial da PM é atingido com tiro de espingarda em Parazinho

A pacata cidade de Parazinho, a 43 quilômetros de João Câmara tem de vez em quando ocupado as páginas policiais da imprensa estadual com notícias da área policial.
Neste domingo(7), o policial militar, José Nilson GARCIA de Melo, foi tingido com um tiro de espingarda durante uma ocorrência, no centro da cidade.
José Nilson averiguava uma denúncia de que um homem armado com uma espingarda praticava baderna na rua. Ao chegar ao local e advertir o suspeito, identificado como João Batista Ferreira , foi atingido com um tiro de espingarda na coxa.

A vítima foi levada para o hospital regional de João Câmara e em seguida transferido para o Walfredo Gurgel em Natal, enquanto o suspeito ficou preso na Delegacia de Polícia e vai responder por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma.

FONTE: Blog de Assis Silva

CCI - Centro de convivência dos Idosos tem nova coordenação


1ª Dama D. Redivan e Cabo Sandra

Foi convidada pelo prefeito Ariosvaldo Targino para assumir a pasta de coordenadora do CCI a Policial Militar Sandra, que é lotada na cidade de João Câmara. Feliz com o convite cabo Sandra que é récem formada em Educação física pela UERN  e que pretendia realizar projetos na área inserindo a 3ª idade, aceitou o desafio com o compromisso de retomar os trabalhos com pontualidade e  assiduidade, já que faziam alguns dias que a instituição encontrava-se sem coordenador a frente dos trabalhos. Nesta terça feira, dia 09 Cabo Sandra terá uma reunião com a 1ª dama Senhora Redivan, onde receberá oficialmente a coordenadoria do CCI de João Câmara.

domingo, 7 de março de 2010

08 de Março dia Internacional das Mulheres - Em especial todas as Mulheres Camaraenses!

Bonito de se ver... Moradores do Bairo São José, promovem corrida de rua, no Dia Internacional da Mulher.
O que deveria ser iniciativa da Secretaria de esporte tornou-se interesses de jovens organizadores moradores do Bairro São José. Neste domingo, dia 07 aconteceu uma competição esportiva na estrada de assunção, onde tivemos como vencedoras as mulheres camaraenses:

Maria do Carmo- 1ª Colocada
                                                 Rosirene Crispim - 2ª Colocada

                                        Terceira e quarta colocadas
As competidoras receberam Prêmios em objetos e em dinheiro, satisfeitas e munidas de espírito esportivo as classificadas do 1º ao 4º lugar ficaram satisfeitas com a iniciativa, e já fazem planos para participarem de competições oficiais.

Parabéns a Todas!