quarta-feira, 27 de julho de 2011

A nova constituição Brasileira
completa hoje 23 anos 


Momento memorável de Ulysses Guimarães

Hoje completa 23 anos da aprovação no Congresso Nacional da nova Constituição Brasileira. Exatamente no dia 27 de julho de 1988. Foi um duro golpe no então presidente José Sarney.


Um dia depois dele fazer duras críticas às novas diretrizes da Carta Magna brasileira, em cadeia nacional de rádio e televisão, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 403 votos a 13 e 55 abstenções, o projeto elaborado no primeiro turno.

Ou seja: suas salivas severas levantaram a ira dos parlamentares e facilitaram os entendimentos para a confirmação do texto já votado.

Confirmava-se a democracia em festa cívica, a contar que o objetivo do texto era substituir a autoritária Constituição elaborada durante o regime milita, em 1967.

Emblemático na elaboração e aprovação, o constituinte Ulysses Guimarães vibrava puxando o coro: - “O projeto está aprovado, graças a Deus e aos constituintes. Viva a Constituição!”. Mais celebração em 8 de outubro do mesmo ano. Dia em que a Carta Magna foi promulgada.

Ulysses batizou de “Constituição Cidadã“.
  • Das mudanças, qualificou como crimes inafiançáveis a tortura e as ações armadas contra o estado democrático e a ordem constitucional.
  • Levou à independência os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
  • Manteve obrigatório o voto para maiores de 18 anos e o estendeu para analfabetos, cabos e soldados.
Mais vibrações de UG: – “A Nação quer mudar. A Nação deve mudar. A Nação vai mudar. A Constituição pretende ser a voz, a letra, a vontade política da sociedade rumo à mudança. Que a promulgação seja o nosso grito. Mudar para vencer. Muda Brasil.”
Quatro anos depois, no dia 12 de outubro de 1992, Ulysses Guimarães desapareceu com a queda do helicóptero onde estava, em Angra dos Reis.

Nunca acharam o seu corpo. O mistério intriga até hoje…

Quem sabe um dos motivos que fazem Sarney defender com unhas, dentes e mentes a manutenção do sigilo eterno sobre documentos considerados ultrassecretos.

Mais informações: Twitter da Abelhinha

Nenhum comentário :

Postar um comentário