sábado, 19 de fevereiro de 2011

Acusado de matar policial Militar em
Baía Formosa foi preso na Paraíba

Lindojacson Barreto dos Santos

Policiais do 7º Batalhão de Polícia Militar do Estado da Paraíba prenderam, na manhã desta sexta-feira (18), Lindojacson Barreto dos Santos, 26 anos, natural do Rio Grande do Norte, acusado de envolvimento no homicídio de Anderson de Araújo Cantalice, 27 anos, Policial Militar da PMRN. O acusado foi preso em um estabelecimento comercial na cidade de Santa Rita.

O crime aconteceu no dia 11 de janeiro deste ano, na cidade de Baía Formosa (RN). Lindojacson é réu confesso de um duplo homicídio ocorrido na cidade de Macaíba (RN), no dia 11 de agosto de 2006 contra o advogado Ricardo Minoru Tominaga e seu segurança conhecido por Nonato.

No ato da prisão, o acusado portava documentos pessoais com o nome de Railson Barreto dos Santos, caracterizando também crime de falsificação ideológica. Toda a operação foi comandada pessoalmente pelo major Paulo Sérgio e o capitão Adenilson, respectivamente comandante e sub-comandante do 7º BPM, em conjunto com o Serviço de Inteligência do Batalhão.

Fonte: Secom-PB

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

COMPOSIÇÃO DE CANÇÃO
E CRIAÇÃO DO BRASÃO DA 2ª CIPM

Oficial da PM compõe canção da segunda Companhia Independente de Polícia Militar sediada em João Câmara-RN, assim como, a criação do Brasão, que leva em seu campo as belezas da região Mato Grande. O autor foi o 1º Tenente Sidcley Rodrigues do Amaral sub Cmt da referida companhia e secretário do Curso de formação de Soldados em João Câmara.

O Brasão  em seu campo azul representa a região Mato Grande:
 Serra do Torreão, farol, o carcará representando ave típica da região
e o cajú como  fruta predominante.

Major PM Fernandes 2ª CIPM participou ao comando através de ofícios as duas criações  feitas pelo Tenente Sidcley, a oficialização estão em fase de publicação em BG

CANÇÃO DA 2ª CIPM
 Letra e música do 1º Tenente PM
Sidcley Amaral Rodrigues

I
NOS VERDES RECANTOS DO AGRESTE
EM CIDADES BANHADAS PELO MAR
GARANTINDO ASEGURANÇA BEM PRESENTE
HÁ GUERREIROS DA MILICIA POTIGUAR

  (REFRÃO)
SEGUNDA COMPANHIA INDEPENDENTE
DE POLÍCIA MILITAR
NA DEFESA DA VIDA LUTAR SEMPRE
A PM SERVIR E HONRAR

II
EM TODA EXTENSÃO DO MATO GRANDE
A ORDEM PÚBLICA IRÁ SE MANTER
POIS HÁ UM GUARDIÃO QUE SEMPRE VELA
OSTENSIVO PARA A PAZ PROMOVER

III
PROTEGENDO A REGIÃO DE BAIXA VERDE
SOB A SOMBRA DO GRANDE TORREÃO
SEGUNDA COMPANHIA INDEPENDENTE
VEM CUMPRINDO SUA NOBRE MISSÃO

1º Ten PM Sidcley - Sub Cmt da 2ª CIPM e
Secretário do CFSD/João Câmara-RN

NOTA DO BLOG: Parabéns ao Tenente Sidcley pela Criação de ambas as  artes, com certeza fará parte da história da 2ª CIPM /João Câmara-RN por toda sua existência.
SHUTTLE RUN
está entre as atividades do TFM
oferecidas dentro do CFSD.2011.1
 em João Câmara


Shuttle run é um dos testes geralmente utilizados em avaliações de atletas. É uma palavra inglesa que traduzido em português significa "Corrida de ir e vir". Esta modalidade serve para avaliação da agilidade-neuro motora, velocidade e outras observações.

 No Curso de formação de Soldados em João Câmara, a instrutora de TFM aplicou o teste, dividido em três equipes ( Equipe Alfa, Equipe Bravo, e Equipe Charles). Em tempo minuciosamente cronometrado as equipes buscaram desempenhar suas provas no menor tempo possível.    As provas utilizadas serão apresentadas abaixo através dos registros das imagens. Vejamos alguns dos exercícios trabalhados:

Primeira prova

Modelo usado em uma das provas (Imagem da Internet)



Corrida de "Frente" entre os demarcadores, passando
 um a um sempre retornando ao ponto de partida.

Sargento Sandra na coordenação das atividades

Corrida de "Costas" entre os demarcadores


Segunda Prova

Nesta segunda prova utilizamos demarcadores de plástico  para o lance do "Zig Zag" onde todos tiveram que cumprir a prova passando por todos os cones. Caso deixasse de passar algum dos demarcadores recomeçaria a prova.

Modelo da segunda prova (Internet)

 


As regras dos testes eram fiscalizados pela instrutora e também
pelas equipes adversárias que também disputavam o tempo

A regra era  passar em volta dos demarcadores,
"indo e vindo entre os cones"


Terceira Prova

A partir da terceira prova programamos  as atividades com alguns exercícios convencionais dentro do militarismo. O salto em obstáculo, rastejo, 30 exercícios de abdominais, 20 repetições de flexão de braços e 30 polo-chinelos. 

 


Quarta Prova

 


Quinta prova




Sexta Prova



Uma disputa bastante  acirrada
entre os grupos - Resultados da prova

Equipe Alfa :  Terminou a prova em 10:41 seg e 97 miléssimos
Equipe Bravo: Terminou a prova em 10:46 seg e 06 miléssimos
Equipe Alfa :   Terminou a prova em 10:56 seg e 10 miléssimos

Equipe vencedora

Equipe Alfa : Terminou a prova em 10:41 seg e 97 miléssimos

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Homem é esmagado enquanto dormia
embaixo de caminhão na Ceasa



Um caminhão refrigerado atropelou e matou um cabeceiro que, dormia em baixo do seu veículo, na Central de Abastecimento do RN (Ceasa) por volta das 12h30 desta quinta-feira (17).

A pessoa era conhecida como Rosevaldo e morreu enquanto dormia embaixo de carreta estacionada na CeasaSegundo informações do delegado Sérgio Leocádio, da Delegacia Especializada em Acidente de Veículos (DEAV), o condutor do caminhão não teria visto Rosivaldo de Souza, que dormia embaixo de seu caminhão e o esmagou ao dar partida no veículo. Rosivaldo de Souza Felipe tinha 33 anos e era morador de rua havia quatro anos. Ele vigiava carros na Ceasa.



Informação: Tribuna do Norte
Ministro confirma Natal como
cidade-sede da Copa de 2014

“Natal está mais do que confirmada como cidade-sede da Copa do Mundo de 2014”.

A frase foi dita pelo Ministro dos Esportes, Orlando Silva, que esteve reunido com a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, na tarde desta quinta-feira (17), no Palácio Felipe Camarão. O ministro esteve em Natal para verificar o andamento das obras e definiu como positivo o trabalho que vem sendo feito pela Prefeitura do Natal.

Para o ministro Orlando Silva, não há dúvidas que a capital potiguar irá sediar o Mundial da Fifa. “Estou muito confiante e fiquei muito feliz em ver que Natal, assim como o Nordeste, será um berço para o Mundial. A Copa induz desenvolvimento e está confirmadíssima como uma das cidades-sede”, disse o ministro dos Esportes.

 “O contrato para a execução das obras executivas acabou de ser assinado e nós teremos o início destas obras dentro de alguns meses. Sendo cumprido rigorosamente, o cronograma vai permitir que, um ano antes da realização da Copa, as obras das principais intervenções de mobilidade urbana estejam concluídas”, completou o ministro Orlando Silva.

Com informações da Secom.
Publicado em Tribuna do Norte
PARCERIAS X PARCERIAS

É desta forma que as instituições: DIRED E POLÍCIA MILITAR vem se relacionando na cidade de João Câmara.

1º Tenente Sidcley
(Sub Cmt da 2ª CIPM e Sec, do CFSD em João Câmara)
e o Contigente do CFSD.2011.1

Desde que a Polícia Militar instalou o curso de Formação de Soldados na Escola Monsenhor Lucena, onde também funciona o Núcleo Avançado da UERN nunca mais a escola foi a mesma. Explico:

Antes das instalações da PM a Escola era alvo de ataques dos desocupados, a escola não oferecia segurança necessária que pudesse conter a fúria dos vândalos que pixavam as paredes, quebravam portas e janelas e outras depedrações. As telhas eram quebradas por arremessos de pedras, sujeiras eram jogadas na piscina, etc.

Todavia com a chegada da PM no local a área passou a ter segurança 24 horas, tendo em vista que três alunos Soldados tiram quarto de horas no local por toda noite. Durante o dia o local é frequentado não pelos os alunos soldados, mas também por outros motivos, como treinamentos específicos e outros. A presença de guarnição é constante na área, com isso moralizou a comunidade a ponto de resgatar respeito entre ambas as partes.


Alunos AL SD auxiliando na manutenção da piscina

Limpeza na área da Escola

Construção de Canteiros para plantação de Hortas

Alunos  Soldados PM - Entrada da Escola

Alunos em forma dentro da piscina pronto para instruções de TFM
(Piscina revitalizada pelos alunos Soldados do curso passado)

Recentemente foi empossada a nova diretora da DIRED, Senhora Ozélia, acreditamos na continuação desse trabalho conjunto, já que o local tem sido um complexo integrado de Educação. Afinal, tudo é Educação.
 
Retelhamento

Alunos soldados fazendo Reposição das telhas
  danificadas na área da recepção da Escola.
Major Fernandes deixa 2ª CIPM  e
assume a 1ª companhia de Macau

Nesta quinta-feira (17), foi Publicada em BCG a saída do Major PM Fernandes, o mesmo assumirá a 1ª Companhia Independente de Polícia Militar na cidade de Macau.

Segundo informações o comando da 2ª CIPM sediada em João Câmara ficará ao comando do Major PM Carlos Alberto que vem da cidade de Assú-RN. Breve haverá a passagem de comando entre os comandantes.

A troca de comando se deu pelo fato do afastamento do Major PM Duarte das suas funções. O mesmo se encontra no momento à disposição da justiça até que tudo seja esclarecido a respeito das denúncias apresentadas.

OBS: O major PM Duarte vem colaborando com as informações necessárias para o desenrolar dos fatos. Os advogados do Major Duarte acreditam em sua inocência, já que o mesmo tem documentos e provas testemunhais que comprovam ser ele, uma vítima na situação.

NOTA DO BLOG: Nós que fazemos a Segunda Companhia Independente de Polícia Militar sediada em João Câmara desejamos ao Major PM Carlos Alberto sucesso no Comando da 2ª CIPM.  Em especial ao Major PM Fernandes pela forma profissional a qual ele conduziu os trabalhos da 2ª CIPM  na cidade de João Câmara. Aproveitamos o ensejo para agradecê-lo, obrigado por tudo!
Oficiais da Polícia e Corpo de Bombeiros
se reúnem com secretário de Segurança

Os representantes da Associação de Oficiais da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros estiveram reunidos nesta quarta-feira (16) com o Secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair Rocha, para tratar sobre assuntos da categoria.

Entre os assuntos debatidos na reunião estavam: a Reformulação da Secretaria de Segurança Pública, a evasão de militares das corporações em busca de melhores salários, a lei de subsídios, dispensa de tarifas do DETRAN para os motoristas do Estado, a apresentação de um pacote de leis da segurança pública estadual à Assembléia Legislativa, aumento salarial para os servidores militares em geral, entre outros.

Na ocasião estiveram presentes, o Tenente Coronel Zacarias Mendonça, presidente da associação, Major Marinho, vice presidente, Major Souza, tesoureiro, Tenente Couceiro, Relações Públicas, além do Tenente Coronel Ricardo, presidente do Clube de Oficiais.

Para o presidente da Associação de Oficiais, o Tenente Coronel Zacarias Mendonça, a primeira reunião com o secretário foi importante para apresentar os membros da equipe e as ações desenvolvidas por ela. “Consideremos a reunião muito proveitosa, pois conseguimos expor de forma objetiva e clara as nossas necessidades como um todo.

O nosso propósito é conquistar melhorias na qualidade de serviço do militar, seja ele policial ou bombeiro, oficial ou praça. Queremos promover a satisfação do servidor público que atua diretamente no combate a violência (polícia), bem como nas operações de salvamento (bombeiros)”, disse o Tenente Coronel Mendonça.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

DEFESA: ADVOGADO REBATE
SUSPEITAS CONTRA MAJOR

Para Luís Claúdio Melo, o major não se encaixa no crime de receptação de produto roubado. Delegado de Macau o prendeu ontem por andar com veículo de placas clonadas. Oficial está preso no quartel da PM em Natal

O advogado Luís Cláudio Melo, responsável pela defesa do major, rebateu as suspeitas contra o seu cliente de que ele receptou um produto roubado. Segundo o advogado, o major não sabia da ocorrência de roubo que constava no veículo em que andava e que o adquiriu a preço de mercado. Ontem, Luís aguardava resposta do juiz da comarca de Macau sobre o pedido de relaxamento de prisão do oficial. O major foi detido na tarde da última terça-feira depois de uma investigação da Delegacia Especializada em Defesa de Cargas e Veículos (Deprov) em conjunto com a delegacia de Macau, onde era comandante do batalhão.

Para o advogado Luís, o major não se encaixa no artigo 180, que descreve o crime de receptação. “Ele não sabia dos antecedentes criminais da pessoa que o vendeu o veículo. Ele desconhecia que o carro era advindo de roubo e, por fim, o adquiriu por um preço considerado de mercado. Por isso, acredito no relaxamento da prisão do meu cliente”, declarou Luís em entrevista à TRIBUNA DO NORTE.

Ainda segundo o advogado, o major teria conferido as placas do carro, mas como são clonadas, nada foi apontado no sistema. “Das 48 parcelas no valor de 849,45, apenas 16 foram quitadas. Sendo o major responsável pelo restante do pagamento em uma negociação que envolveu um outro carro do oficial”, esclareceu.

O major teria dado em troca um veículo modelo Fox de ano de fabricação 2006, para arcar com as 32 parcelas restantes do veículo Cross Fox, ano 2008.

Fonte: Tribuna do Norte

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

CFSD 2011.1 -
Atividades esportivas dentro do TFM 
 João Câmara RN

Área da piscina - Local onde acontece as formaturas matinais

Aspirante PM Roberto - Participação no TFM

 
Área do campo de Futebol - Atividades Esportivas
foram inseridas no TFM (Futebol e Natação)



Oficial da PM é Detido
para averiguação

O comandante do 1ª CIPM da Polícia Militar de Macau, (região Salineira do RN) será substituído por outro oficial, o mesmo foi detido na tarde de ontem, no local de trabalho por está de posse de um carro roubado. O caso será apurado, enquanto isso o oficial permanecerá no quartel da Geral da PM (QCG) aguardando a conclusão do inquérito policial.

Ele estava de posse de um CrossFox com placas frias MXO/9566. A informação foi repassada pelo titular da Delegacia Especializada em Defesa de Cargas e Veículos (Deprov) Demontiê Falcão.

De acordo com o delegado, a placa original do carro é KJF/ 0622. Consta no Boletim de Ocorrência que o automóvel foi roubado no dia 2 de dezembro de 2009, na Avenida das Alagoas, no bairro de Neópolis em Natal. “O major disse que ao comprar o carro chegou a “puxar” a ficha do veículo e não constava roubo. Poré o delegado irá apurar o fato. Há três meses, o major utilizava o Crossfox”, frisou o delegado que pretende apreender outros veículos provenientes de roubos e que foram levados para a região.

Dr. Demontiê contou que na cidade de Assu, na segunda-feira (15) dois soldados foram detidos para averiguação com veículos clonados, mas foram liberados em seguida. “Os PMs não sabiam que os automóveis tinham placas clonadas”.

Ele disse ainda, que as investigações estão avançadas quando o assunto é carro roubado no Rio Grande do Norte. “É só o início de grandes apreensões. Haja vista a prisão que fizemos hoje (ontem). Pelo menos, 20 carros roubados estão nesta região, destes, oito já foram recuperados pelos nossos agentes”. Além do Crossfox, os outros automóveis recuperados são: Unos, Vectra e Gol.
FONTE: Tribuna do Norte

NOTA DO BLOG:

OBS: Segundo informações chegadas a este Blog, a abordagem feita ao Major PM foi legal diante das evidencias apresentadas, porém a participação dele no delito não está comprovado, pois tudo indica que o Oficial PM foi vítima da organização criminosa.

As primeiras informações apresentadas dão contas de que o mesmo trocou seu antigo veículo pelo CrossFox, e que na época foi feito averiguação do veículo junto ao órgão competente e como resposta nada constava em desfavor da legalização do citado veículo.

Temos Informações que o Major PM encontra-se tranquilo, cedendo todas as informações precisas, com isso contribui para localizar dos verdadeiros culpados.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

ANIVERSARIANTE DO DIA


Sargento Sandra comemorou nesta segunda-feira (14), o aniversário de 15 anos de seu filho Alexandre Belchior com jantar no Point da Praça.

Alexandre Belchior - aniversariante do Dia

Os convidados em sua maioria eram adolescentes colegas do aniversariante, que juntos arquitetaram toda "Surpresa" para o colega.

Parabéns Alexandre, desejamos a você muitos anos de vida, saúde e paz...
CFSD. 2011.1 ESCALAM
SERRA DO TORREÃO

Trilha que dá acesso ao ponto alto da serra

Sargento PM Sandra no comando do TFM

A exemplo da primeira Turma de Soldados formados em João Câmara no finalzinho do ano passado, os alunos Soldados da turma 2011.1 participaram nesta Segunda-feira (14), de escalada na serra do Torreão.

Efetivo de Alunos Soldados


O ritual faz parte do cronograma de atividades físicas ministrada pelo 3º SGT PM Sandra, oferecendo aos mesmos, oportunidades diversas no campo da atividade física, diferenciando das atividades comuns ao militarismo, tais como: Corrida, flexão de braços, flexão em barra fixa, abdominais e outros. Embora seja de primordial importância a prática desses exercícios localizados, a parte aeróbica (Corrida e Natação) também é fundamental.

O contingente de alunos 2011.1 saiu do local de formação correndo, até a comunidade do "corte"  dando continuidade em marcha até a serra, onde deveria ser realizada a escalada. Devido o horário das instruções posteriores, foi utilizado na volta um ônibus para conduzi-los a escola. No entanto, baseado no esforço da atividade feita pelo grupo no dia, o gasto calórico foi atingido, e certamente outros objetivos também para o bom desenvolvimento físico da turma.

Portanto o TFM aplicado na escola de formação de soldados em João câmara desenvolve um trabalho sobre dosagem, atendendo tanto a parte aeróbica, quanto os exercícios anaeróbicos. Ambos os tipos de exercícios podem ser de intensidade leve, moderados ou fortes.

A diferença entre exercícios Aeróbicos e Anáeróbicos

No exercício aeróbico o oxigênio funciona como fonte de queima dos substratos que produzirão a energia transportada para o músculo em atividade. O exercício aeróbio é um exercício de longa duração, contínuo e de baixa e moderada intensidade. Estimula a função dos sistemas cardiorrespiratório e vascular e também o metabolismo, porque aumenta a capacidade cardíaca e pulmonar para suprir de energia o músculo a partir do consumo do oxigênio (daí o nome aeróbio).

São exemplos de exercícios aeróbicos:

Caminhar, correr, andar, pedalar, nadar, dançar. Estes exercícios utilizam vários grupos musculares ao mesmo tempo. Nestes exercícios, a duração dos movimentos influencia mais do que a velocidade para caracterizar se a atividade é suave, moderada ou exaustiva.

O exercício anaeróbio utiliza uma forma de energia que independe do uso do oxigênio, daí o termo anaeróbio. É um exercício de alta intensidade e curta duração. Envolve um esforço intenso realizado por um número limitado de músculos e há produção de ácido lático.



O objetivo da instrutora de TFM Sargento PM Sandra é manter o contingente militar em atividades constantes com o intuito de adquirir um bom condicionamento físico, preparo psicológico.



Alunos Soldados - Treinos em barra fixa


Al SD PM Márcio - Treinos em barra fixa

Flexão de braço por equipe I

Atividades para fortalecimento dos membros superiores
Flexão de braço por equipe II