sábado, 26 de fevereiro de 2011

Van tomba na BR - 406 e
deixa nove passageiros feridos

Uma van Marcopolo de placa MXT 2282 com 19 passageiros tombou na manhã deste sábado, por volta das 11h, e deixou cerca de 15 pessoas feridas.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu no Km164, 9, na BR 406, próximo ao município de São Gonçalo do Amarante.

O condutor do veículo, cuja identidade não foi revelada, alegou que perdeu o controle da van depois de tentar desviar de um pedestre que atravessava a pista.

Apesar do número elevado de feridos, as lesões foram consideradas leves, sem registro de vítima fatal. Ainda assim, nove vítimas foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(Samu) e encaminhadas para o hospital.

INFORMAÇÕES: DN online
BLOGUEIRO ASSIS SILVA DESTACA EM
SEU BLOG A SEGUINTE MATÉRIA

Trânsito cada vez mais caótico no centro de João Câmara - Sem sinalização motoristas ficam perdidos no meio do trânsito

Trânsito caótico é uma realidade em J.Câmara (Foto:Marco Montoril)


(Foto:Marco Montoril)

A desorganização no trânsito de João Câmara é cada vez mais caótica. A falta de sinalização vertical e horizontal nas principais ruas do centro da cidade contribui para os engarrafamentos, principalmente nos dias de maior movimento no comércio, a segunda e a sexta-feira.

O desrespeito dos motoristas quanto às ruas de mão única e a falta de definição sobre os locais de estacionamento, também são dois agravantes. A Prefeitura dispõe de um número insignificante de agentes de trânsito e estes não são respeitados pela maioria dos motoristas.

Por sorte existe em de vez em quando, agentes do CEPTRAN, agindo, mesmo que contra a vontade de determinados políticos. Não fosse eles a situação seria bem mais complicada.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

BOA NOITE LEITORES

  TENHAM TODOS UM FINAL
DE SEMANA ABENÇOADO
Matéria Postada no Agendão.com
do Blogueiro Evanuel Ataliba


NOVA TURMA DO CURSO DE SOLDADOS ESTÁ SENDO PREPARADA EM JOÃO CÂMARA/RN

O Curso de Soldados realizado em João Câmara/RN prepara mais uma turma de soldados que irão compor o efetivo de delegacias do interior do Estado. A cada tarde os alunos exercitam seu condicionamento físico sob o comando da 3º Sgt PM Sandra.

A população agradece a presença do efetivo nas ruas e o auxilia ao Comando Policial da cidade.

NOTA DO BLOG: Agradecemos ao Agendão.com pela postagem!
HUMOR



CAUSOS NORDESTINOS: O filho da Excelência

Hoje a nossa puliça está muito fiscalizada, e por isso é que cabra ruim deixou de levar mãozada. É porque antigamente cabra metido a valente quando um soldado pegava, se ficasse cum foi num foi era cada tapaôi que o mocotó entrançava.

Hoje a puliça não pode mais dar cacete em ninguém, cinegrafista amador em toda janela tem. Mas antes tinha uns soldado daqueles mal encarado na rota da bacurau que andava cum farnezim procurando cabra ruim pra dar um samba de pau.


Até que um certo dia às duas da madrugada o quartel passou um rádio, a bacurau foi chamada pra ir prender um rapaz que andava tirando a paz e o sono do pessoal, com o som do carro ligado, passando em sinal fechado e dando cavalo-de-pau.

A bacurau fez fiapo, para o local indicado. Não demorou a encontrar o rapaz embriagado. Tinha descido do carro, tava comprando cigarro mas quando espiou de lado viu o camburão parando e o soldado pulando já com o braço levantado.


Foi pulando e foi dizendo:
- Teja preso seu safado, mas antes eu vou lhe dar um murro tão condenado que tu vai rolar no chão.


Aí o boy disse: - Meu irmão tenha calma, tu tá quente, bater em mim ninguém vai, senão eu conto a meu pai O juiz Manoel Vicente.

O soldado deu um freio que o coturno cantou, uma travada no braço que o cotovelo estalou.


Aí o cabo disse: - Junim, rapaz, tu aqui sozim essa hora biritando vamo pra casa, danado teu pai tá preocupado e a gente lhe procurando!

Aí levaram Junim pra casa bateram numa janela, Manoel Vicente saiu com os ói chei de remela.


Falou o cabo : - Doutor esse filho do senhor estava um pouco alterado não podíamos prendê-lo achamos melhor trazê-lo, em casa ele está guardado.


E nisso Manoel Vicente nem sabia o que fazer, olhando para a polícia começou a agradecer:

- Ô, que puliça educada, muito bem rapaziada, gostei da iniciativa quando de mim precisar basta só me procurar lá na Liga Desportiva.


O soldado franziu a testa e virou como um girassol:
- Você tá me dizendo que é juiz de futebol?!


Pobre de Manoel Vicente respondeu todo contente: - Sim, o melhor do estado!

Aí não disse mais nada, levou uma burduada que caiu de cu trancado, deram um cacete em Junim que o mijo espirrou no chão, jogaram os dois pelo fundo das calça no camburão.


Pobre de Manoel Vicente preso inocentemente sem ter feito nada errado, Junim sem uma pestana, e os dois passaram a semana vendo o sol nascer quadrado.

Postado por Segurança Pública e Defesa Social
 do RN em Julho de 2010
PROJETO BOLSA FORMAÇÃO
 SOFRE NOVAS ALTERAÇÕES

O Diário Oficial da União do último dia 24 de fevereiro do corrente ano trouxe publicado um novo Decreto revogando alguns pontos sobre o Projeto Bolsa Formação.

O Decreto nº 7.443, de 23 de fevereiro de 2011, prevê a restituição do valor pelo Estados à União dos valores correspondentes às bolsas concedidas aos profissionais caso haja o cancelamento do por reprovação ou abandono do aluno no curso que o habilitou ao recebimento do benefício, por motivo de apresentação informações ou documentos falsos, por solicitação de exclusão do aluno, além de outras previsões do artigo 9º do mesmo Decreto.

Além disso, uma alteração no Projeto Bolsa Formação preocupa os profissionais de segurança pública que percebem o benefício. O novo Decreto institui que, para o cálculo da remuneração mensal bruta para o recebimento do benefício, que é de R$ 1,7 mil, serão consideradas as vantagens de natureza indenizatória e excluídos apenas os valores referentes à gratificação natalina e férias. Pelo Decreto anterior (Decreto nº 6.490/2008) eram excluídas as indenizações para o cálculo da remuneração mensal bruta do profissional, como a ajuda de custo, diárias, transporte e auxílio-moradia.

Contudo, o Decreto publicado ontem no Diário Oficial prejudicará muitos profissionais, uma vez que os mesmos já inseriram o benefício no seu orçamento mensal.

As novas diretrizes para participação do Projeto Bolsa Formação surpreendeu muitos policiais, que já não estavam satisfeitos com a última reformulação do Projeto ocorrida no início do ano.

ATENÇÃO:

O Blog do Sd Glaucia entrou em contato com a Gestão Estadual do Projeto e a mesma nos informou que ainda não tinha conhecimento do novo Decreto, uma vez que fora publicado no DOU de ontem (24). A Gestão se comprometeu em analisar o Decreto nº 7.443/2011 para depois dá um parecer sobre a situação dos policiais norte-riograndenses.


INFORMAÇÕES: Blog Sd Glaucia

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

BIA PRATICA ROUBO, É
PERSEGUIDO PELA POLÍCIA
E ACABA PRESO


O centro da cidade de João Câmara ficou movimentado na manhã desta quarta (24) com a perseguição a um acusado de práticas de furto a uma loja no centro da cidade. A reportagem do Blog Agendão.com do nosso amigo Evanuel Ataliba acompanhou a ocorrência  policial refenrente a perseguição feita pelo proprietário da loja e diversas pessoas da comunidade pelas ruas da cidade que ganhou reforço com a chegada imediata de uma viatura da Polícia militar

O suspeito identificado por Ranilson Araújo Dantas (33), conhecido por “Biá” é residente em João Câmara/RN, solteiro e segundo, depoimento de comerciantes o mesmo já vem atuando com investidas no comércio. Segundo depoimento do filho do proprietário da loja, o suspeito já teria sido identificado pelo circuito interno da loja duas vezes sempre no mesmo horário, o que alertou os proprietários para uma próxima tentativa que acabou acontecendo hoje.

Ranilson após efetuar fuga pelas ruas, seguido por várias pessoas que tentavam agarrá-lo adentrou numa residência na Rua 7 de setembro, percorreu vários quintais enfrentando obstáculos de cercas e arames, seguido pela polícia e por nossa reportagem e conseguio sair na Rua Antônio Proença, passando pela Praça Monsenhor Freitas e sendo detido no beco ao lado da Casa da Cultura.

Conduzido a Delegacia de Polícia o suspeito foi ouvido pelo Delegado Dr. Tavera e aguarda a chegada das possíveis vítimas para formularem acusações contra o mesmo.

NOTA DO BLOG: Parabéns a rápida ação da Polícia Militar que conseguiram êxito na perseguição e também ao blog de Evanuel Ataliba pela cobertura.
Natal é a 8ª capital com maior
crescimento na taxa de homicídio

Natal ocupa a 8ª posição entre as capitais brasileiras que tiveram maior crescimento na taxa de homicídio entre os anos de 1998 e 2008.

A informação é do Mapa da Violência 2011, divulgado na manhã desta quinta-feira (24) pelo Ministério da Justiça e Instituto Sangari. O mapa revela que o Nordeste é hoje o que pode ser chamado de a grande "chaga" da violência no País.

O Sul-Sudeste, embora com grandes diferenças nos resultados, está conseguindo, ao menos, conter o crescimento da violência, de acordo com os relatório que consolida os dados da década entre 1998 e 2008. Já o Nordeste (com o Norte fazendo parte desta dinâmica) é a região que registra o maior aumento de mortes por causas externas violentas, uma verdadeira escalada de homicídios, acidentes de trânsito e suicídios.

Enquanto a pobreza diminuiu na região, os homicídios aumentaram 65%, os suicídios, 80% e os acidentes de trânsito, 37%. Na população jovem os índices são ainda piores: um crescimento de 49% nos acidentes, 94% nos homicídios e 92% nos suicídios.

Estados como Alagoas e Bahia, que figuravam na parte de baixo do ranking da violência, agora pularam para as primeiras posições. Outros, como o Maranhão, quase quadruplicaram suas taxas de homicídio. Saíram de taxas quase europeias, de cinco assassinatos por 100 mil habitantes, para 20 por 100 mil - um número ainda baixo, mas que mostra um crescimento assustador (média de 170% de aumento).

Para o pesquisador que preparou o Mapa da Violência/2011, Julio Jacobo Waiselfisz, o fenômeno da "desconcentração da violência" pegou o Nordeste no rastro da chegada dos novos polos econômicos. Esses polos surgiram por todo o Nordeste e alguns Estados no Norte, como o Pará, criaram empregos e renda, mas sem a estrutura de segurança pública do Estado.

A região registra números crescentes de assaltos a banco, roubos de carros, tráfico de drogas, acidentes de moto, em locais onde mal existe uma delegacia e a fiscalização de normas de trânsito é praticamente inexiste.

Índice. O atual quadro brasileiro mostra que em nenhum Estado a taxa de homicídios fica abaixo de 10 por 100 mil habitantes, o máximo considerado aceitável. Em 1998, seis ostentavam números abaixo de 10. A menor taxa hoje é no Piauí, que apresenta um índice de 12,4 por 100 mil, mais isso é mais do que o dobro de 10 anos atrás.

O Maranhão, que era o 27º no ranking dos estados, quadruplicou o índice e só não aumentou mais sua posição no ranking - está em 21º - porque outros subiram mais ainda.

Pelo País, a taxa de 1998 - 25,9 homicídios em 100 mil habitantes - está bem próxima da encontrada em 2008: 26,4 homicídios em 100 mil habitantes.

Um grupo pequeno de estados, mas de grande peso demográfico - São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais - inicia um processo de forte reversão de seus índices, puxando as taxas nacionais para baixo. Mais São Paulo e Rio e, com menos intensidade, Minas.

Outros estados, como Pernambuco e Espírito Santo, historicamente polos dinâmicos do incremento da violência, incluindo aqui também Mato Grosso e Acre, praticamente estagnaram durante o período.

Outros dados impressionantes
do Mapa da Violência:

- Alagoas passou de 11º para 1º, cresceu 2,7 vezes;
- Pará, passou de 19º para 4º, cresceu 2,95 vezes;
- Bahia, passou de 22º para 8º lugar, cresceu 3,89 vezes;
- Goiás, de 18º para 12º, cresceu 2,23 vezes;
- Sergipe passou de 21º para 14º, aumento de 2,75 vezes

Fonte: Estadão
Via nominuto
Mais três assaltantes de bancos
morrem em confronto policiais

Este é o Resultado de quem escolhe o mundo do crime como opção de vida. Mesmo que no início tudo venha dá certo "um dia a casa cai", e o que era tido como vida tornará nas imagens que apresentamos agora;.

Atenção: Imagens Fortes.

Três integrantes da quadrilha que assaltou o Banco do Brasil de Formosa do Rio Preto, no Extremo Oeste da Bahia, foram mortos em uma troca de tiros com policias militares na quarta-feira (16) em Mateiros, município do Tocantins que faz divisa com a Bahia. Os assaltantes foram identificados como João Eudes Souza Rios, Valternei Cancio Miranda e Cristiano de Lima.

A operação resultou ainda na prisão de Edgar Silva Freitas. Ele está na 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Porto Nacional, em Tocatins, esperando autorização para ser transferido para Bahia. O Delegado Regional de Barreiras, André Aragão Lima, está à frente do caso.

 



Os corpos de João, Valternei e Cristiano foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Palmas. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Tocantins, eles teriam resistido à prisão.

MATERIAL APREENDIDO

Com eles, foram apreendidos um revólver, cinco pistolas, a quantia de R$ 234.821,20 além de diversas munições, e uma caminhonete Toyota Hilux, que foi utilizada pelos assaltantes no assalto e na fuga.

Assalto e reféns

A agência de Formosa do Rio Preta foi assaltada no dia 7 de fevereiro. Um dos co-autores, identificado como Amauri Silva Araújo foi preso em flagrante no dia 10 de fevereiro. Outros dois assaltantes que participaram da ação continuam foragidos.

Um funcionário e o gerente do banco foram feitos reféns durante o assalto. Eles ficaram em poder dos bandidos na fuga e liberados na saída do município. Fonte: CORREIO

FONTE: http://deltapapamike24horas.blogspot.com/
Irmão de ex-PM morto foi
testemunha contra grupo de extermínio.

Gustavo Alves Cardoso foi executado em 2006 e foi testemunha no caso envolvendo a morte de Pedro Paulo Marinho de Lima.

O ex-policial militar Haroldo Alves Cardoso, morto na manhã desta quinta-feira (24), já teve outro dois irmãos assassinados nos últimos anos.

De acordo com uma fonte do Nominuto.com, Haroldo era irmão de Gustavo Alves Cardoso, executado em 2006, e outro familiar identificado como Natanael, morto ano passado. “O Gustavo era uma das testemunhas contra os integrantes do grupo de extermínio”, revelou.

Um dos casos informados pela fonte foi o que envolveu Pedro Paulo Marinho de Lima onde o réu é o ex-policial militar Roberto Moura do Nascimento, o “Bebeto”, acusado de participar de um grupo de extermínio formado por alguns policiais. “O inquérito que investiga a execução de Gustavo está transcorrendo pela Delegacia de Homicídios (Dehom)”, disse a fonte.

Já o outro irmão do ex-PM, identificado como Natanael, morreu ano passado e o inquérito que investiga a morte está no 11º Distrito Policial, em Cidade Satélite.

Fonte: nominuto
Ex-policial militar é assassinado
 em Cidade Nova

O ex-policial militar Haroldo Alves Cardoso, de 42 anos, foi assassinado no final da manhã desta quinta-feira (24). O crime ocorreu por volta das 11h30 em frente a casa da vítima, na avenida Central.



O ex-policial militar Haroldo Alves Cardoso, de 42 anos, foi assassinado no final da manhã desta quinta-feira (24). O crime ocorreu por volta das 11h30 em frente a casa da vítima, na avenida Central.

De acordo com informações da polícia, Haroldo foi alvejado por um suspeito que o aguardava em frente a residência e morreu no local. Neste momento, técnicos do Itep trabalham na remoção do corpo.

Na opinião do irmão da vítima, Eduardo Alves Cardoso, o assassinato está relacionado a ação de grupos de extermínio. "Mais dois irmãos meus foram executados e acredito que os crimes estejam relacionados com o fato de nós termos denunciado a existência de um grupo de extermínio envolvendo os ex-policiais Bebeto e Ronaldo Bomba", disse.

Segundo Eduardo, a família não chegou a receber nenhum tipo de proteção por parte da polícia após a denúncia.

fonte: tribuna do norte
Guarda Municipal de Natal vai
receber pistolas Taser em março

Trata-se de uma arma não letal que utiliza descargas de eletricidade para controlar, imobilizar e incapacitar suspeitos e criminosos.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) recebeu na última sexta-feira (18) e-mail da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), assinando pela coordenadora Geral de Ações de Prevenção de Segurança Pública da Senasp, Cristina Gross Villanova, informando sobre o processo de doação de pistolas Taser para a Guarda Municipal de Natal (GMN) e assegurando a entrega das armas até o final do mês de março.
Preso afirma que começou a traficar
drogas porque estava desempregado

João Paulo Barbosa foi preso em Parnamirim, com 40 kg de maconha.

Polícia Civil apreende 40 kg de maconha em ParnamirimO traficante João Paulo Rodrigues Barbosa, de 27 anos, disse à polícia que começou a traficar drogas porque estava desempregado. Ele foi preso em Parnamirim, com 40 kg de maconha, e vinha comercializando droga há mais de três meses. Além de JP, como é conhecido, a polícia prendeu Arachele Bruna Teodósio, de 20 anos, e Leandro Ferreira de Moura, de 19 anos. A Divisão de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) chegou até os acusados após denúncias nesta quarta-feira (23). Na manhã de hoje, a delegada Sheila Freitas explicou que os policiais receberam a informação de que JP havia recebido 50 kg de maconha e estava repassando para outras pessoas. Com isso, os policiais montaram campana e conseguiram flagrar o acusado. Ele estava junto com Leandro Ferreira, quando foi preso repassando 10 kg de maconha para Arachele Bruna.

A jovem veio de Macau buscar a droga e receberia R$ 600 pelo trabalho. Ela não revelou, no entanto, quem seria o destinatário. Após o flagrante, os policiais continuaram em diligência e apreenderam mais 30 kg de maconha que estavam escondidos na casa de João Paulo.

Foto:Thyago Macedo / Edição: Rejane Lima

O acusado, inclusive, estava em livramento condicional e havia deixado o presídio de Alcaçuz em outubro do ano passado. Ele já responde a processo por tentativa de homicídio e é da cidade de Assu.

Escrito por: Nominuto
Pagamento dos servidores do
 Estado começa nesta sexta-feira

A governadora Rosalba Ciarlini, mesmo não tendo ainda anunciado o calendário de pagamento do funcionalismo público para o ano de 2011, vem mantendo o mesmo sistema do governo passado, ou seja, liberando o pagamento nos dois últimos dias do mês.

Como fevereiro termina na segunda-feira(28), o pagamento dos servidores começa amanhã(25) para os servidores com matrículas de finais 1 a 5. Na segunda-feira(28) recebem os servidores com matrículas de finais de 6 a 0.

Publicado em Estadual
PENSÃO MILITAR
CAUSA GANHA

Ex-companheiro de capitão do Exército de Minas receberá pensão militar.


Avanço na conquista dos direitos homossexuais no país. Em decisão inédita, a Justiça Federal em Juiz de Fora, Minas Gerais, determinou o pagamento de pensão militar ao aposentado José Américo Grippi, de 66 anos, que viveu durante 36 com o ex-capitão do Exército Darci Oliveira Dutra, falecido há 12 anos.

José Américo, residente em Juiz de Fora, vai receber um terço do benefício a partir de março, informou o advogado dele, Luciano Dutra Pironi. “É uma vitória da Justiça, que mostra evolução ao reconhecer uma união homoafetiva estável e ver que os direitos são iguais”, afirmou Pironi, que atuou em parceria com sua irmã, a advogada Julimar Dutra Pironi. A decisão foi do juiz da 2ª Vara Federal, Renato Grizotti Júnior.

É a segunda ação ajuizada por José Américo, que morou com o companheiro em um sítio na Zona Rural de Juiz de Fora. Na primeira, uma ação de inventário na área cível, com decisão há quatro anos, conseguiu se tornar meeiro dos bens deixados por Darci. Propriedades como uma fazenda, apartamento em Juiz de Fora e carro tinham ficado com duas irmãs solteiras do ex-capitão.

Ao empreender a segunda luta pelos seus direitos, desta vez pela pensão militar, José Américo procurou um setor do Exército. Segundo Pirone, ele “foi desestimulado logo de cara, embora não tenha desanimado”. Na ação contra a União, os advogados se basearam na sentença do juiz da 7ª Vara Cível de Juiz de Fora, que o declarara meeiro. “As irmãs do ex-capitão estavam recebendo o benefício integral, enquanto José Américo e Darci construíram seu patrimônio juntos”. explicou.

Cidadania

A decisão deixou satisfeito o presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis. “É uma luz no fim do túnel, um avanço, ainda mais se tratando do Exército, que mantém um código proibindo a ‘pederastia’ nos seus quadros. A instituição reconhece uma união homoafetiva estável”.

O Estado de Minas fez contato com a assessoria do Exército, em Brasília (DF), via telefone e e-mail, mas, até o fechamento desta edição, não obteve resposta.

STJ adia decisão

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) adiou quarta-feira, sem data para a retomada da votação, o julgamento do processo que reconhece, pela primeira vez, a união estável entre homossexuais. O placar provisório é de quatro votos a favor e dois contra; quatro ministros ainda devem se manifestar. O julgamento foi interrompido por um pedido de vista do ministro Raul Araújo Filho. “As uniões de pessoas do mesmo sexo podem ser consideradas entidades familiares”, afirmou a relatora do caso, ministra Nancy Andrighi, que defendeu a equiparação das uniões homoafetivas às heterossexuais.

OBS: Sobre o posicionamento do Exército perante o caso, o Centro de Comunicação do Exército, em Brasília, informou que a instituição cumpre rigorosamente os instrumentos legais observando o que está previsto na Constituição Federal. A assessoria informou que a decisão judicial foi recebida e, de imediato, a instituição vai cumprir as decisões legais que lhe forem determinadas.


Em menos de 30 dias, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, concedeu habeas-corpus ao 2º sargento do Exército Laci Marinho de Araújo (foto), preso acusado de deserção no Batalhão de Polícia do Exército, em Brasília. 

No pedido ao STF a defesa contestava decisão do Superior Tribunal Militar (STM), que negou o pedido de liberdade provisória para Araújo, preso desde 04 de junho. O sargento pediu para aguardar julgamento em liberdade ou permanecer preso em estabelecimento hospitalar ou domiciliar, por causa de problemas de saúde, segundo informações do STF à Agência Estado.

NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE O HOMOSEXUALISMO NAS FORÇAS ARMADAS TERMINA EM TRIBUNAIS, VEJAM:

Em Junho de 2008, os sargentos do Exército Laci Marinho de Araújo (à esquerda) e Fernando de Alcântara de Figueiredo, que assumiram, publicamente, o relacionamento homossexual, foram alvos de uma polêmica discurssão. foram presos em são paulo-SP quando terminavam de conceder uma entrevista ao vivo numa emissora de televisão sobre o caso, em seguida foram transferidos para Brasília. Araújo ficou detido na Base Aérea da capital federal, sob acusação de deserção.

Na época houve interferência do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que negociou com o Ministério da Defesa e a Força uma solução para o caso.

Em menos de 30 dias o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, concedeu habeas-corpus ao 2º sargento do Exército Laci Marinho de Araújo (foto), preso por deserção no Batalhão de Polícia do Exército, em Brasília.

Na época o pedido ao STF a defesa contestava decisão do Superior Tribunal Militar (STM), que negou o pedido de liberdade provisória para Araújo, preso desde 04 de junho. O sargento pediu para aguardar julgamento em liberdade ou permanecer preso em estabelecimento hospitalar ou domiciliar, por causa de problemas de saúde, segundo informações do STF à Agência Estado.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

CRONOLOGIA DOS FATOS
DO CASO F. GOMES




Delegado Geral considera caso F.Gomes elucidado


O comerciante Lailson Lopes, conhecido por “Gordo da Rodoviária”, foi o mandante da morte do radialista Francisco Gomes, F.Gomes. A informação partiu do delegado Márcio Delgado, responsável pela investigação do caso, e de Ronaldo Gomes, Delegado Geral de Polícia, em uma coletiva na manhã desta quarta-feira (23).

Segundo a polícia o Gordo da Rodoviária teria oferecido dinheiro a João Francisco dos Santos, o "Dão", para que ele executasse o radialista. O motivo seria uma denúncia feita por F.Gomes em 2007 na Rádio Caicó sobre o comércio que o acusado mantinha da rodoviária da cidade. O comunicador teria dito que o estabelecimento que vendia celulares era uma fachada para a prática de crimes. Lailson Lopes teria, inclusive, movido uma ação civil contra a rádio e o radialista.

De acordo com os delegados, a quebra do sigilo telefônico de Lailson Lopes, João Francisco dos santos, e o advogado de acusado de execução, Rivaldo Dantas, possibilitou a elucidação do caso, confirmando a participação do Gordo da Rodoviária no crime. Lopes teria falado ao telefone tanto com o advogado quanto com Dão horas antes do assassinato.

fonte: Blog de Eduardo Dantas
COMERCIANTE ACUSADADO DE MANDAR
MATAR F.GOMES FOI TRANSFERIDO.

Na foto: Comerciante Lailson no momento da Transferência.

Foi transferido por volta das 17:40 da tarde desta terça-feira da 3ºDRP de Caicó Para um Presídio na Cidade de Caraúbas na região Oeste do RN, O comerciante "Lailson Lopes", mais conhecido como “ Gordo da Rodoviária”, acusado de ser o mandante do crime brutal contra o Jornalista F. Gomes.

Vários populares foram até a frente da delegacia de policia,
para observar a transferência do acusado.

Fonte: Rosivan Amaral
CURIOSIDADE

Recém-nascida recebe o nome de Facebook

Quando a revolução egípcia se iniciou, no começo desse ano, ninguém imaginava que as redes sociais teriam tanta importância. Semanas depois, a população do Egito conseguiu uma vitória popular sem precendentes: depuseram o ditador Mubarak, depois de protestos e engajamento nas mídias digitais. E um pai revolucionário decidiu homenagear essas redes ao dar o nome de sua filha recém-nascida. Ela vai se chamar Facebook.

Mais precisamente, Facebook Jamal Ibrahim. O nome foi dado por um jovem pai, na casa dos seus vinte anos, segundo informações do jornal “Al-Ahram”. Por mais estranho que possa nos parecer, o nome não só foi bem aceito pela comunidade local, como vizinhos, parentes e amigos do pai da jovem Facebook se reuniram para comemorar seu nascimento.

A revolução no Egito é uma das primeiras no mundo a utilizar as redes sociais como importante ferramenta para propagação da mensagem anti-ditadura. O governo daquele país chegou a bloquear o acesso à internet, para evitar que os egípcios trocassem mensagens entre eles e informassem ao resto do mundo o que vinha acontecendo no país. No entanto, o governo do ex-ditador Mubarak não contava que empresas como Google e Twitter fossem se unir para dar voz aos egípcios.

Da Agência O Globo
MAIS UM ANO SEM
CONCURSO PARA SARGENTO

Conforme o secretário de administração e recursos humanos Manoel Pereira, o motivo da suspensão dos concursos e nomeações seria a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que proíbe o Executivo aumentar gastos com folha de pagamento, na atual situação financeira que os cofres públicos se encontram.

“Diante destes fatos, não podemos homologar, contratar ou promover um novo concurso sem ir contra a Lei de Responsabilidade Fiscal. Sob risco de incorrer em uma ilegalidade, uma improbidade administrativa por se tratar de uma lei maior. A lei complementar número 1001”, enfatiza Manoel Pereira.

O ultimo concurso realizado na PMRN para o quadro de sargentos combatentes foi em 1997.

Ou seja, ascensão profissional dentro da PMRN é inexistente. Já que o policial pode tirar no máximo 30 anos de serviço, e já está com 14 anos sem haver concurso para sargento. Desta forma este policial irá ser promovido a cabo no ultimo dia e em seguida irá fazer parte da reserva remunerada.

Há, os oficiais que entraram em 1997 já são capitães.

Mantendo contato com o Comandante Geral Coronel Araújo, o mesmo tem bastante interesse em realizar o concurso. Mas tudo indica que este interesse não faz parte do governo do estado.

Perspectiva de crescimento do oficial

Perspectiva de crescimento do praça

FONTE : CABO HERONIDES

NOTA DO BLOG:  Parabéns Cabo Heronides pela brilhante matéria, muitos se calam diante da falta de valorização a praças dentro da PMRN. É notável a falta de sensibilidade, não somente a falta de oportunidade em concursos para graduação, mas também outros motivos.

Não basta, agora recentemente aconteceu a mais absurda ordem, onde foi determinado que apenas oficiais deveriam ser instrutores de cursos na D.E (Departamento de Ensino) que, para ser contornada a tamanha ignorância foi preciso uma intervenção da ACS para que levasse a problemática ao Comando Geral, e a ordem que vinha sendo cumprida em algumas unidades foi dada última foram, e praças voltaram e reassumiram suas disciplinas.

Confiram a nota emitida pela
ACS em relação a medida:

Após denuncia recebida pela ACS de que as aulas do CFSD 2011 estavam sendo prejudicadas por uma determinação da diretória de ensino da PMRM de que apenas oficiais poderiam ser instrutores nos referidos cursos a diretoria da associação levou ao conhecimento do comando esta problemática .

Antes mantivemos contato com o CAP. PM Batista integrante da D.E e soube através do mesmo que providencias já estavam sendo tomadas no sentido de minorar o problema, após este contato ouvimos do CEL. Araújo que o equivoco será sanado e a partir de amanhã, os cursos já funcionarão a contento, uma vez que principalmente os cursos de soldados que estão sendo ministrados no interior do Estado ( Assu, Mossoró e J. Câmara) contam com um bom número de praças ministrando disciplinas das mais diversas e com habilitação pertinente ao que se propõem a ensinar.

Entendemos que a visão daqueles que editaram tal medida é estreita, pois, independente da graduação militar, o instrutor deve portar qualificação em nível capaz de oferecer o conhecimento aos novos formandos, e salvo algumas exceções, temos praças mais qualificados que certos oficiais em várias áreas.

A política de formação do policial do novo milênio deve ser centrada na aquisição e emprego de professores, habilitados além de suas áreas técnicas, nas ciências do ensino, e os centros de formação devem passar dos antigos campos de adestramento, para uma escola capaz de proporcionar ao formando a capacidade de relação com o cidadão, nos moldes exigidos pela nova dinâmica de sociedade. Assim sendo não será o número de estrelas que definirá o nível de qualificação do instrutor, que deve ser além de instrutor , professor e educador, capaz de transformar homens comuns, numa categoria de homens especiais que a sociedade e o estado denomina de policial militar.

Adotar tal medida é retroagir na história e se há algo que nossa história de luta não permite são retrocessos, pois constantemente, duelamos com nossas dificuldades na busca pelo avanço e pelo aperfeiçoamento da nossa milícia, sem distinção ou preconceito de classe ou patente.

Assim, felicitamos os nossos alunos pela regularização das aulas no CFSD e parabenizamos os nossos colegas praças pela vitória parcial nessa luta. E lógico, não podemos deixar de parabenizar ao comandante geral da corporação por mais uma decisão balizada pela razão e pelo bom senso.

ACS PMRN


DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO
JOVENS  INVADEM HOSPITAL
REGIONAL  E ROUBAM ARMAS
DE SEGURANÇA

Dois jovens aparentemente menores de idade renderam eassaltaram agora a pouco os dois seguranças que ficam na portaria do Serviço de atendimento de urgência do Hospital Regional de João Câmara.


Os dois homens, chegaram a pé de arma em punho e foram logo rendendo os dois seguranças que estavam na porta de entrada do SAU. Eles pediram para que os pacientes que estavam no local ficassem quietos e exigiram as armas dos seguranças. Em seguiram saíram em disparada, pegaram uma moto que dava apoio e fugiram.
 
O impressionante é que os ladrões estavam de cara limpa e não temeram serem reconhecidos pelos populares que estava aguardando atendimento e as pessoas que costumam ficar em frente ao hospital. Após o assalto houve uma certa correria de populares com medo de tiroteio.

A correria foi geral e o pânico tomou conta de todos enquanto os assaltantes se evadiam em uma moto titan e outra Pop estrategicamente posicionadas à espera dos meliantes.

 Com informações de: Evanuel Ataliba e Assis Silva

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

BG da PM publica
movimentações de oficiais

O último Boletim Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, divulgado na semana passada divulgou a movimentação de alguns oficiais de seus antigos cargos.

Vejam as movimentações:

O Major PM CARLOS ALBERTO GOMES OLIVEIRA, foi dispensado das funções de Subcomandante do 10º Batalhão de Polícia Militar em Assu/RN, e designado para exercer as funções de Comandante da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (João Câmara).

O Major PM FRANCISCO BORGES DA SILVA NETO, foi dispensado das funções de Subcomandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, em Mossoró, e designado para exercer as funções de Subcomandante do 10º Batalhão de Polícia Militar em Assu/RN.

O Major PM DIVANALDO MARQUES DUARTE, foi dispensado das funções de Comandante da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar, e designado para ficar adido à Diretoria de Pessoal.

O Major PM ANDRÉ LUIZ FERNANDES DA FONSÊCA, foi dispensado das funções de Comandante da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (joão Câmara). Ele foi designado para exercer as funções de Comandante da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (Macau).

O 1º Tenente PM ELION PEREIRA DA SILVA, foi dispensado de estar adido à Diretoria de Pessoal. Ele foi designado para ficar a disposição da Diretoria de Apoio Logístico exercendo suas funções na Assessoria de Informática.

1º Tenente PM ARNALDO LEMOS DOS SANTOS, foi dispensado de responder pelas funções de Tesoureiro Geral, sem prejuízo das funções que exerce de Chefe AG-4 / Aprov/Ajudância Geral. Ele foi designado para exercer as funções de Tesoureiro Auxiliar.

O 2º Tenente PM LUIZ EUGÊNIO BARROS FERNANDES DA COSTA, foi dispensado das funções Adjunto P-1/9º Batalhão de Polícia Militar. Ele foi designado para exercer as funções de Comandante do 1º Pel/Ativ Esp/3ª COE/BOPE.

Fonte: Sidney Silva
`Vovó do pó´ procurada pela polícia é presa
 por tráfico na cidade de Touros

Uma senhora identificada como Lenice Araújo do Nascimento, de 65 anos, conhecida como "Vovó do pó" foi presa no final da manhã desta terça-feira (22), acusada de tráfico de drogas, no município de Touros, cidade distante 87 km de Natal.

De acordo com informações da polícia, a polícia conseguiu chegar até a casa da senhora através de um homem, identificado como Leonardo da Silva Dias, que teria ido comprar drogas com a acusada.

No caminho entre Touros e Rio do Fogo, ele foi abordado pela polícia, que encontrou grande quantidade de crack. Questionado pelos policiais sobre a origem da droga, o suspeito disse ter comprado o material com uma senhora que fornecia a droga em casa. Viaturas da polícia se dirigiram ao local e prenderam a idosa em flagrante.

Em sua casa, os policiais encontraram 30 papelotes de maconha, 50 pedras de crack, além de três TVs, quatro aparelhos de DVDs, um computador e um aparelho de som. A senhora foi conduzida até a delegacia de Touros onde foi autuada por tráfico de drogas.

Ainda de acordo com a polícia, ela era procurada há muito tempo e costumava agir juntamente com familiares no município de Touros, Rio do Fogo e São Miguel. A polícia está em busca, agora, de pistas dos outros envolvidos no esquema de tráfico.

Informações: DN Online
POLICIA MILITAR CONVOCA SARGENTOS
 PARA AULA INAUGURAL DO CAS/2011

A aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos - CAS/2011, da PMRN, será realizada no Centro de Convenções de Natal, às 08h30 do dia 28 de fevereiro do corrente ano, conforme nota abaixo:

O DIRETOR DE ENSINO DA POLÍCIA MILITAR, no uso das atribuições que lhe confere o Parágrafo único do art. 17 da Lei Complementar Nr. 090, de 04 de janeiro de 1991; o art. 6º da Lei Complementar Nr. 331, de 28 de junho de 2006; o art. 1º, inciso V, do Decreto Nr. 12.514, de 15 de fevereiro de 1995, combinando com o artigo 4º, inciso VI, da Portaria Nr. 003/95 – GCG, de 22 de outubro de 1995, resolve:

Convocar todos os Sargentos PM relacionados na Portaria nº. 0025/2011-DP/2, 14 de janeiro de 2011, publicada no BG nº 010, de 17Jan11 e a Portaria nº 0056/2011-DP/2 de 25 de janeiro de 2011, publicada no BG nº 018 de 27Jan11, datado 17 de janeiro de 2011, para a aula Inaugural do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos – CAS/2011.
FBI VAI TREINAR PM DO RJ
VISANDO COPA DO MUNDO DE 2014

A Polícia Militar do Rio vai receber esta semana um treinamento do FBI (Federal Bureau of Investigation - o equivalente à Polícia Federal nos Estados Unidos). Segundo a polícia, 150 homens vão aprender sobre a prevenção a lesões e mortes de policiais em serviço

De acordo com a Polícia Militar, esta é a primeira vez que a PM recebe esse tipo de treinamento. Durante o evento, os policiais terão a oportunidade de trocar experiências que possam promover a sua segurança e reduzir o número de baixas durante o serviço.

O treinamento acontece na quarta (23) e quinta-feira (24) no auditório da Academia de Polícia Militar D. João VI, em Sulacap, na Zona Oeste do Rio.

Sistema do FBI reforçará
segurança durante a Copa

Essa não é a primeira vez, no entanto, que a polícia fluminense busca se aprimorar com a ajuda do FBI. Em novembro do ano passado, a Polícia Militar começou a testar o software Virtual Command Center, um sistema de inteligência americano, que vai reforçar a segurança dos jogos da Copa do Mundo, em 2014
2ª CIPM já tem novo Comandante

O MAJOR PM ALBERTO GOMES, é o novo comandante da  2ª Companhia Independente de Polícia Militar na cidade de João Câmara, o mesmo terá sob sua  responsabilidade o policiamento ostensivo de 19 municípios, algumas destas cidades são litorâneas, áreas praieiras do litoral norte do Estado que requer uma certa atenção referente a segurança pública.

O mesmo está vindo da cidade de Assú, e foi substituido pelo Major Silva Neto que será é o novo sub-comandante do 10º BPM em Assu .

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Acidente na ponte Newton
Navarro deixa motorista ferido

Acidente na ponte Forte Redinha por volta das 06h30 de hoje.

Jonas felipe dirigia a montana prata de placa NNW 1020 quando perdeu o controle e bateu no taxi corsa sedan placa nnu 7996. A montana derrubou um poste, o motorista foi pro Walfredo Gurgel com ferimentos leves e dores. O taxista Ítalo Bezerra não sofreu nada.
Operação em Parnamirim desarticula
quadrilha que roubava veículos

 

Oito pessoas foram detidas, entre elas dois adolescentes. Além disso, dez veículos foram recuperados neste fim de semana.

A Polícia Militar realizou uma operação em Parnamirim, neste fim de semana, e desarticulou uma quadrilha que vinha roubando carros e motos na grande Natal. Oito pessoas foram detidas, entre elas dois adolescentes, e dez veículos recuperados.

As ações da polícia tiveram início na sexta-feira (18) e se desenrolaram durante o sábado (19) e domingo (20). De acordo com capitão Givanildo, comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar, os acusados estavam escondidos em uma casa de Parnamirim.

Os policiais apreenderam um Celta, de placas MXO-5293, um Gol preto, duas motocicletas Honda Bros, além de cinco motos Shineray e uma moto Honda Titan preta. Também foram encontrados em poder da quadrilha um revólver calibre 38 com quatro munições.

Capitão PM Givanildo explicou que os criminosos agiam em Natal, Parnamirim e também São Gonçalo do Amarante.

Foram presos: Raniel Galdino Queiroz do Nascimento, de 19 anos; José Lima de Almeida Filho, de 24 anos; José Leonardo Varela da Silva, de 19 anos; Diego Bezerra de Lima, de 19 anos; Rafaela Canuto de Aguiar, de 19 anos; e Diego Bernadino da Silva, de 18 anos.

Informações: Nominuto
Suspeitos de matar PM em em
Baía Formosa são presos

Operação das polícias Militar e Civil da PB e RN achou esconderijo em João Pessoa. Em conflito, dois bandidos morreram.

Uma operação integrada entre as Polícias Militar e Civil do Rio Grande do Norte e da Paraíba resultou na captura de quatro pessoas e na morte de duas, acusadas de formação de quadrilha, no último sábado, em João Pessoa (PB). O bando é acusado também de envolvimento na tentativa de assalto à agência dos Correios do município de Baía Formosa, no dia 11 de janeiro. Dois deles são acusados de terem disparado o tiro que matou o policial militar Anderson de Araújo Cantalice.

Participaram da primeira fase dessa operação cerca de 50 policiais civis e militares potiguares e paraibanos.

De acordo com informações do major Gaspar Linhares, do 8º Batalhão da Polícia Militar de Nova Cruz, a quadrilha já vinha sendo investigada há algum tempo, e na madrugada deste sábado conseguiram chegar ao esconderijo do grupo em uma área rural da cidade de João Pessoa, na Paraíba. O grupo, cujos membros estavam com documentos falsos, estava armado e reagiu à ação dos policiais com tiros. Um militar e dois bandidos foram atingidos. O policial sofreu ferimentos leves. Os dois bandidos identificados apenas como Cácio e Josué morreram. O primeiro é acusado de atirar no policial em Baía Formosa.

Mais quatro pessoas identificadas por Edriano, Naldo, Francisca Margarida e Gogeba foram presas. Com eles, foram encontradas cinco armas de uso exclusivo da polícia, pólvora e dois maçaricos que podem ter sido utilizados durante os assaltos a bancos. Além de responder pelo porte ilegal de armas, eles terão que se explicar pela formação de quadrilha, entre outros crimes.

Bando é acusado de ter tentado assaltar uma agência dos Correios que resultou na morte do PM Anderson Cantalice.

Memória

O policial paraibano Anderson de Araújo Cantalice, de 27 anos, que estava à serviço da Polícia Militar do Rio Grande do Norte foi morto durante ação policial no dia 11 de janeiro. Ele e o PM Hacencledes Alexandre Tavares foram atingidos por disparos de armas de fogo no momento em que abordavam uma dupla de suspeitos no município de Baía Formosa.

De acordo com o cel. Francisco Reinaldo, da PM, os policiais foram informados de que dois homens suspeitos e armados estavam rondando a agência dos Correios do de Baía Formosa. Assim que identificaram a dupla, os policiais iniciaram a abordagem, pedindo documentos de identificação. Nesse momento, os PMs foram atingidos.

Cantalice levou um tiro na cabeça e Hacencledes foi ferido com um tiro no pescoço e outro no abdome.

NOTA DO BLOG: Parabéns a equipe policial pelo sucesso na operação.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

MANHÃ DE LOUVOR E ORAÇÃO



Nas primeiras horas da última sexta feira (18), foi realizado um culto de ação de graças envolvendo Alunos militares do CFSD. 2011.1 em João Câmara.

Antes das instruções programadas do dia, os alunos soldados do curso de formação de Praças que cursam em João Câmara participaram na última sexta-feira, respectivamente de atividades aeróbicas (corrida nas principais ruas da cidade), seguido de um culto evangélico (Ecumênico), onde evangélicos, católicos e outros fizeram parte da referida reunião.

Desde o curso passado (CFSD 2010.2), que o secretário do curso 1º Tenente PM Sidcley vem oportunizando o momento religioso, geralmente nas primeiras horas dos dias de 6ª feiras.

"A base trazida por cada um de nós do seio de nossa família é o cristianismo. A cultura é milenar, e não tem como deixar de inserir o que realmente acreditamos como verdade, que é a palavra de Deus."  Falou o Sargento Sandra instrutora de TFM


O Primeiro Tenente PM Sidcley Rodrigues, além de ministrar uma boa palavra espiritual também é instrumentista, que de posse do seu teclado acompanha os louvores durante o culto. Na oportunidade ele aconselha também o efetivo a  buscar Deus como base na caminhada.

Todos os alunos acompanham através de uma folha de cânticos, courinhos e hinos da harpa cristã. No último culto, alguns alunos aproveitaram o momento para testemunhar e agradecer. Enfim, declarar algumas experiências com Deus.

 Salientando que, o ato religioso não faz parte oficial da grade curricular, o referido culto é realizado antes das instruções, levando o tempo máximo de 40 a 60 minutos, apenas nos dias de sextas-feiras.

Ao lado o Al SD PM Cledilson expressando sua fé e sua gratidão a Deus pela graça alcançada dentro da PMRN depois de muita luta para conquistar a vaga.

Alunos Soldados PM em momentos de oração

AL SD PM Borges dando seu testemunho de vida
e expressando sua gratidão pela oportunidade
conquistada nas fileiras da PMRN

Para meditação:

Senhor dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em Ti põe a sua confiança. (Salmo 84.12)


Tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor. (Tiago 5.10)

Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. (Provérbios 3.5)