sábado, 4 de junho de 2011

Ao contrário do RN a Justiça
do DF barra a Marcha da
Maconha em Brasília

Pedido foi feito pelo Ministério Público; manifestantes seguiram até o STF. Manifestantes mantêm evento, mas sob o nome de Marcha pela Liberdade.


Policiais acompanham manifestantes durante marcha em defesa da
legalização da maconha, em Brasília (Foto: ABr)

A Justiça do Distrito Federal proibiu na noite de quinta-feira (2) a realização da Marcha da Maconha em Brasília, que estava marcada para a tarde de sexta-feira (3). O anúncio da proibição foi feito pelo advogado dos organizadores do evento, Mauro Machado Chaiben, pouco antes do início previsto da manifestação.

A decisão, segundo ele, foi dada pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal João Timóteo de Oliveira, da 4ª Vara de Entorpecentes. O tribunal confirmou a proibição.

O pedido de proibição foi acatado na noite de quinta-feira (2) pelo Tribunal de Justiça, depois que uma primeira solicitação para barrar a marcha havia sido negada pelo TJ.

Ao serem avisados da proibição, os manifestantes promoveram uma vaia coletiva contra a decisão da Justiça e decidiram que prosseguiriam com a caminhada pela Esplanada dos Ministérios, mas adotando o nome de Marcha pela Liberdade de Expressão.

Os manifestantes seguiram para o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal. Na frente da corte, os manifestantes fizeram a imagem de uma folha de maconha e passaram a gritar: "STF cadê a liberdade de expressão?".

Manifestantes durante marcha na Esplanada dos Ministérios
 em defesa da legalização da maconha (Foto: G1)

Na frente do Congresso, os manifestantes voltaram a entoar slogans pela legalização da droga. “Ei, doutor, maconheiro é eleitor”, gritavam.


Proibição

Um dos oganizadores da Marcha da Maconha do Rio, Renato Cinco, disse que a notícia da proibição foi recebida com "espanto". Ele veio para Brasília para apoiar o evento desta sexta.
Uma das integrantes da organização do evento em Brasília, Luísa Pietrobon, disse ter ficado frustrada com a proibição. "Vamos prosseguir com a marcha, só que descaracterizada", afirmou. Outra organizadora do evento, Danielle Bomtempo, classificou a decisão da Justiça de "ditadura moderna".

 "Ei, polícia, pamonha é uma delícia" e "Polícia pra ladrão, pra maconheiro, não".

Foi este o grito de guerra que os manifestantes gritaram por alguns minutos durante a tentativa da marcha em favor da legalização da maconha. No encerramento da manifestação, os organizadores anunciaram que marchas da maconha acontecerão em todo o país no dia 18 de junho. Em Brasília. 

FONTE: G1 DF
NA ÍNTEGRA- Bombeiros presos
 protestam  e enfrentam humilhações


Oficiais do Corpo de Bombeiros realizam
 manifestação na tarde deste sábado

Bombeiros realizam manifestação após entrevista coletiva
 do governador do Rio, Sérgio Cabral

'Tive que correr como se fosse bandido', diz sargento preso neste sábado (4). Outro diz que cápsulas de fuzil em ação do Bope não são de manifestantes.

Sargento Monteiro é um dos bombeiros presos
após invasão de quartel central no Rio (Foto: Aluizio Freire/G1)

Pelo menos 30 bombeiros que estão sendo ouvidos em uma das salas da Corregedoria da da Polícia Militar, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, continuam a protestar contra a maneira como estão sendo tratados desde que foram presos na manhã deste sábado (4).

"Passei minha vida toda salvando vidas e agora estou me sentindo como se fosse um bandido. Estamos há mais de dez horas sem comer", disse o sargento Monteiro ao G1, pelas grades da janela da sala.

"Minha mulher está grávida, aí fora, nervosa, preocupada comigo. É meu primeiro filho e ela está numa gravidez de risco", afirmou.

"Ficamos encurralados pelos ataques do Bope e do Batalhão de Choque. Tive que correr como se fosse um bandido. Muitas crianças chegaram a ficar sufocadas", disse, também por entre as grades do prédio da Corregedoria da PM.

Mais cedo, o corregedor da Polícia Militar, coronel Ronaldo Menezes, negou maus-tratos aos manifestantes presos, afirmando que os bombeiros estão sendo atendidos com tratamento digno e não estão mais em ônibus e, sim, em salas.

Transferência até domingo

Os 439 bombeiros presos no Rio de Janeiro serão transferidos até a manhã de domingo (5) para uma unidade-escola do Corpo de Bombeiros do estado em Jurujuba, Niterói, segundo o promotor militar Leonardo Cunha, que acompanha o caso.
Por volta das 18h30 deste sábado (4), três carros do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) chegaram à Corregedoria da Polícia Militar, em São Gonçalo, na região metropolitana, para onde os manifestantes foram levados. A tropa do Bope fará a escolta dos bombeiros no deslocamento aos quartéis onde eles ficarão detidos provisoriamente.

Presos responderão por três crimes

Conforme o promotor, todos os 439 bombeiros presos durante a madrugada após a invasão do Quartel Central, no Centro do Rio, irão responder por três crimes: motim, dano e impedimento ao socorro. Pelo Código Penal Militar, diz o promotor, a pena prevista para o crime de motim é de 4 a 8 anos de prisão. Pelos danos causados no Quartel General durante o protesto, os bombeiros poderão ser condenados ainda a penas de 1 a 6 anos pelo crime de dano. Pelo crime de impedimento ao socorro é prevista a pena de mais 3 a 6 anos de prisão.

Bombeiros do Rio de Janeiro são observados por policiais

Os autos de flagrante dos bombeiros presos serão remetidos à Justiça Militar em até 20 dias. Segundo o promotor, um Inquérito Policial Militar (IPM) foi aberto para investigar o caso e “muito provavelmente” o Ministério Público irá oferecer denúncia contra os presos.

“Até o momento, não recebemos nenhum pedido de liberdade deles. O MP não tem nada contra manifestação e reivindicação por melhores condições de trabalho, mas devem ser feitas de forma pacífica”, diz o promotor.

Entre os presos há oficiais e praças. Ainda não foi divulgado quais unidades eles integram, mas "são de todo o estado", segundo Cunha.

O comandante do Batalhão de Choque da PM (BPChoque), coronel Waldyr Soares Filho, afirmou na tarde deste sábado (4) que a movimentação dos bombeiros e a invasão do Quartel Central, no Centro do Rio, poderia ser considerado um motim.

Comandante do BPChoque sofreu fratura
no pulso esquerdo e luxação no joelho

Com o pulso esquerdo fraturado e uma luxação no joelho esquerdo, em consequência da invasão do quartel dos bombeiros, o comandante acompanhou o trabalho de qualificação dos bombeiros presos na Corregedoria da PM. À paisana, ele contou como tudo aconteceu.

"Fui empurrado por um dos líderes da invasão. Como era a autoridade de patente mais alta no quartel naquele momento, fui dar voz de prisão a ele. Ele me empurrou, eu tentei agarrá-lo. Ele se desvencilhou de mim, enquanto eu torcia o joelho. Logo depois, ele me empurrou de novo numa escada e, ao cair, quebrei o pulso esquerdo", contou o comandante.

O coronel Waldyr Soares Filho deverá ficar engessado por pelo menos uma semana, até que sejam feitos novos exames para que se constate se houve ou não rompimento de ligamentos.


Bombeiros que invadiram QG da corporação estão presos em Niterói
 (Foto: Marcelo Carnaval/Agência O Globo)

'Meu filho não é bandido', diz mãe de bombeiro preso

Famílias dos bombeiros presos aguardavam durante a tarde uma solução para o caso na porta da Corregedoria da PM. Cerca de 25 pessoas ficam da grade do batalhão tentando ver a movimentação dos filhos e maridos mantidos dentro dos ônibus no pátio da unidade. Um deles conseguiu sair e tranquilizar a mãe, Marilu Fonseca, que ficou muito emocionada.

"Meu filho não é bandido. Tem um monte de gente que faz greve e não é preso. Ele é técnico em raio-x, trabalha na área médica. Ele estava no plantão e depois foi lá para o quartel onde estavam os outros bombeiros. Ele não pode ser tratado como bandido", disse a mulher, bastante emocionada.

Em entrevista coletiva, o governador do Rio, Sérgio Cabral, disse que os bombeiros que invadiram o quartel Central do Corpo de Bombeiros são "vândalos, irresponsáveis, que não irão de forma alguma prejudicar a imagem de uma instituição tão respeitada e querida pelo povo do Rio de Janeiro."

Sérgio Cabral durante entrevista ao lado do secretário de
Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame

Segundo Cabral, os bombeiros "têm recebido um apoio jamais visto nas últimas quatro décadas. Desde a existência do estado do Rio o Corpo de Bombeiros não vê o número de equipamentos, de condições de trabalho, que recebeu nos últimos 4 anos e 5 meses do nosso governo," garantiu.

Troca de comando nos bombeiros

Após uma manhã de reuniões, o governador anunciou um novo comandante para o Corpo de Bombeiros, o coronel Sérgio Simões assume a corporação no lugar do coronel Pedro Machado. Simões era comandante da Defesa Civil do município. O motivo da substituição, segundo Cabral, foi descontrole hierárquico.

"Não há negociação com vândalos, eu não negocio com vândalos, eles responderão administrativa e criminalmente" pela invasão do quartel Central, garantiu o governador.

Cabral afirmou que há planos de aumento de salários já anunciados para os bombeiros. "Há um programa de incremento salarial aprovado na Alerj, de R$ 2 mil, esse grupo ao final do ano já está atendido. Se não é ideal é o melhor da historia da corporação."

Segundo Mário Sérgio Duarte, comandante-geral da PM, o uso da força não era interesse do governo. "Não nos interessava o uso da força, por isso tivemos uma extensa negociação. (...) Nossa preocupação era muito grande com crianças e mulheres.

Rotina normal

O Comando Geral do Corpo de Bombeiros garantiu no início da manhã que a rotina de atendimento à população do Rio está mantida, apesar das prisões dos bombeiros manifestantes.

Os substitutos dos 439 bombeiros detidos já assumiram seus postos segundo nota da divulgada, e postos de salvamentos dos Grupamentos Marítimos, assim como quartéis, unidades de atendimento de urgências e emergências (SAMU/GSE) e serviços de socorro (combate a incêndios, salvamentos e desabamentos, etc) estão operando normalmente.

Oficiais do Corpo de Bombeiros realizam
 manifestação na tarde deste sábado
FONTE: G1

NOTA DO BLOG: Lamentável! "Polícia Militar contra Polícia Militar".  E o mais revoltante é saber que estes  homens, em  alguns momentos em suas missões cotidianas foram tratados como heróis... Hoje, lamentavelmente estão sendo  vistos como vândalos pelos governantes. O fato é: Simplesmente por  estarem reinvindicando seus direitos salariais.
'Marcha para Jesus' reúne milhares
 de evangélicos no Centro do Rio

Manifestação reuniu pelo menos 200 mil evangélicos nas ruas da capital. Sete trios elétricos, com estilos musicais variados, participaram da festa.

Milhares de pessoas de todas as idades participaram da edição carioca da Marcha para Jesus, realizada na tarde deste sábado (4) nas ruas do Rio de Janeiro. Segundo os organizadores do evento, que é formado por várias igrejas evangélicas, a marcha reuniu cerca de 200 mil fiéis.

Os fiéis começaram a se reunir na Central do Brasil por volta das 13h. A caminhada musical teve início às 14h, seguindo em direção à Cinelândia. A cantora gospel Fernanda Bruni foi uma das principais atrações.

A Marcha para Jesus tem como objetivo levar a palavra de Deus a todo o povo, segundo os organizadores.

FONTE: G1 RJ
Modelo americana mais velha
 do mundo completa 80 anos

A modelo norte-americana Carmen Dell'Orefice começou sua carreira com apenas 15 anos em 1946 e hoje, ao completar 80 anos, não só caminha sem bengala como desfila nas passarelas com imponência e elegância. O jornal "Huffington Post" e a blogosfera comemoraram na última sexta-feira (3) com a modelo octogenária, com vários parabéns e elogios como "fabulosa", "linda" e "a mais bela do mundo".

Filha de pai italiano e mãe húngara, Carmen assinou seu primeiro contrato com a revista "Vogue" em 1946, e apareceu na edição de 15 de dezembro vestida de Chapeuzinho Vermelho.

A modelo norte-americana Carmen Dell'Orefice comemorou 80 anos

Embora sua vida tenha sido um pouco turbulenta, no meio da pobreza e vítima das incessantes críticas de sua mãe, Carmen consolidou sua crescente fama e fortuna com prestigiosas marcas como Chanel, e trabalhou com fotógrafos lendários como Richard Avedon, Irving Penn, Cecil Beaton, e Norman Parkinson.

Enquanto outras mulheres de sua idade vivem em asilos para idosos ou caminham com a ajuda de uma bengala, a modelo americana, agora com cabelo comprido grisalho, continua fazendo sucesso nas passarelas.

Desfilou para Alberta Ferretti neste ano, para John Galliano em 2000 e para Hermès em 2004. Não é à toa que a consideram "a modelo viva mais velha" do mundo.

FONTE: Folha.com
Operação da PM prende
 dez pessoas no Paraná
São Paulo - Mais de 200 policiais trabalharam na Megaoperação "Vida" em Araucária, cidade próxima a Curitiba entre 16h de ontem até as 3h deste sábado.

Foram presas em flagrante dez pessoas em uma abordagem de mais de mil. A vistoria passou ainda por 359 veículos e 15 bares. Das detidas, duas estavam embriagadas ao volante, uma violou direito autoral, outra adulterou chassi de carro, uma dirigia perigosamente, três faziam uso de drogas, uma portava ilegalmente arma de fogo e outra fazia receptação.

Dos 359 veículos abordados, 25 foram apreendidos e 3 recuperados. De acordo com a Polícia Militar do Paraná, os presos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Araucária e os autuados para a 2ª Companhia do 17º Batalhão.


NOTA DO BLOG: É esta política de trabalho que as Polícias de todo Brasil devem adotar. Desta vez aconteceu na região sul do país, onde mais de 200 policiais falaram a mesma linguagem durante uma megaoperação. A abordagem deve ser um ritual indispensável em todas as operações policiais, seja em suas rotinas de trabalho ou em casos específicos quanto a esta operação. PARABÉNS A PMPR!
Associação de bombeiros
critica atuação do Bope


O presidente da Associação de Cabos e Soldados do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, Nilo Guerreiro, condenou a forma como a tropa de choque e o Bope (Batalhão de Operações Especiais) da PM invadiram, por volta das 6h, o quartel central do Corpo de Bombeiros para dispersar a manifestação iniciada na noite de ontem (3).

Segundo Guerreiro, a entrada do Bope no quartel foi muito violenta. "Esse é um sinal de que a segurança pública não está totalmente qualificada. Temos que estudar muito o assunto no Rio e no resto do país, porque foi uma demonstração de que não estamos realmente preparados para gerenciamento de crise."

O presidente da entidade disse ainda que as associações de todo o país vão participar de uma reunião no Rio, na próxima segunda-feira (6), às 11h, para tomar uma posição conjunta de repúdio à iniciativa do governo estadual de invadir o quartel com uso da força.

"Tínhamos uma porta de diálogo aberta. Existe uma ala mais radical do Corpo de Bombeiros, que é o pessoal do Grupamento Marítimo, que realmente deveria ter um pouco mais de habilidade, mas que fez um trabalho praticamente isolado. Agora, as associações de classe deverão assumir definitivamente as negociações com o governo."

De acordo com Guerreiro, a manifestação por melhores condições de trabalho e reajuste salarial é justa.

Na reunião da próxima segunda-feira (6), a área jurídica da associação analisará de que forma o governador Sérgio Cabral está enquadrando os bombeiros que participaram do protesto. "Quais os crimes que foram cometidos? A partir da orientação dos advogados, vamos tomar medidas judiciais."

FONTE:  AGÊNCIA BRASIL
Bombeiros presos no Rio
serão autuados em 4 artigos


Rio - Os bombeiros presos após manifestação no centro do Rio de Janeiro serão autuados em quatro artigos do Código Penal Militar.

Segundo informações da Polícia Militar (PM), os artigos são: motim, dano em viatura, dano às instalações e por dificultar e impedir saída de viaturas ou veículos para socorro e salvamento.

A prisão ocorreu após invasão, pelos manifestantes, do Quartel Central dos Bombeiros, na Praça da República. De acordo com a instituição, os presos serão encaminhados para as unidades militares do Corpo de Bombeiros. A PM informou ainda que os bombeiros, enquanto aguardavam transferência para as unidades, receberam alimentação nas instalações da Corregedoria da PM, em São Gonçalo, na região metropolitana, para onde foram encaminhados após serem presos.

A PM informou ainda que os bombeiros estão prestando depoimento desde o início da noite de hoje, e receberam assistência jurídica oferecida pela Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo Ministério Público, pela Defensoria Pública e pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

No início da tarde, a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (CET-Rio) informou congestionamento de trânsito na avenida Cesário de Melo, em Campo Grande, zona oeste do Rio, devido a uma manifestação de bombeiros que fechou o viaduto Alim Pedro, no centro de Campo Grande, para reivindicar melhores condições salariais e de trabalho.

DIREITOS HUMANOS?
QUE ISSO?
CALMA... EXPLIQUE-ME
TEMOS ESSE DIREITO?
COM BOMBAS DE GÁS, PM
INVADE QUARTEL TOMADO POR
BOMBEIROS NO RIO DE JANEIRO

Crianças e adultos tiveram ferimentos leves durante ocupação do Bope. Quartel foi invadido por bombeiros, mulheres e crianças na noite de sexta.


A tropa de Choque da Polícia Militar (PM) e também policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) invadiram, na manhã deste sábado (4), o Quartel Central do Corpo de Bombeiros, no Centro do Rio de Janeiro, ocupado por mais de 2 mil bombeiros na noite da véspera, numa manifestação por melhores salários e condições de trabalho. Um soldado dos bombeiros recebe atualmente R$ 950,00 no início de carreira.

Para entrar no complexo, por volta de 6h10, os policiais usaram bombas de efeito moral e bombás de gás lacrimogêneo. Pelo menos duas crianças sofreram intoxicação devido ao gás e dois adultos tiveram ferimentos leves na cabeça, por conta das bombas de efeito moral que foram lançadas pelo Bope. Todos estão sendo atendidos no posto no interior do quartel.

O clima já era tenso no início da manhã deste sábado no Quartel Central. Desde 19h30 de sexta (3), bombeiros ocuparam o pátio e as dependências do complexo. Mulheres e até crianças se uniram a oficiais numa passeata que começou em frente à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e que passou pelas principais avenidas do Centro, até chegar ao quartel.

O Cabo Benevenuto Daciolo, porta-voz do movimento, explicou que entre as reivindicações estão piso salarial líquido no valor de R$ 2 mil e vale-transporte. Segundo ele, a manifestação é pacífica, e o grupo só vai deixar o local após um acordo com o governador Sérgio Cabral.

“Nós temos o pior salário da categoria no país, que é de R$ 950. Estamos há dois meses tentando negociar com o governo, mas até agora não obtivemos resposta. Nosso movimento é de paz e estamos em busca da dignidade. Não vamos recuar até que haja uma solução. Queremos um acordo, queremos que o governador se pronuncie”, disse o porta-voz.


Durante a madrugada, os manifestantes cantaram hinos e promoveram “apitaços” no pátio do Quartel Central.
O comandante do Batalhão de Choque, coronel Waldir Soares, sofreu fratura em uma das mãos e teve o joelho lesionado durante a invasão dos manifestantes. As informações foram confirmadas pela Polícia Militar (PM). Segundo a PM, ainda não há informações sobre quem seja o responsável pelas agressões.

Após a invasão e durante a madrugada, os manifestantes se alimentaram com o estoque de comida da cozinha do quartel. Eles consumiram pães, queijos, frutas e sucos.

Discurso do comandante da PM

Na tentativa de convencer os mais de 2 mil bombeiros a deixarem o Quartel Central, o comandante-geral da Polícia Militar (PM), Mário Sérgio Duarte, afirmou na madrugada deste sábado, durante discurso aos manifestantes, que o momento é de reflexão. Mas foi justamente após a fala do militar que o clima voltou a ficar tenso no complexo invadido.

Por volta de 2h50, Duarte subiu num carro e, diante dos manifestantes, pediu para que todos retornassem para casa. “É primeira vez que venho aqui numa situação inusitada. Sou apenas um homem diferente, mas eu tenho a força dos meus e quero ter a dos seus.

Nós precisamos resolver esse dilema, embora isso não signifique rendição para ninguém. Tenho certeza que nenhum de nós vai usar a força. Gostaria que as senhoras e os senhores refletissem. A minha proposta é que retornem para suas casas”, disse o comandante.

Durante a fala, que durou cerca de 20 minutos, o comandante foi interrompido por gritos e cantos dos manifestantes, que repetiam: “nem um passo daremos atrás”.

Diante da resistência, o comandante ressaltou que não pretende usar a força e afirmou estar diante do melhor Corpo de Bombeiros do Brasil. “Mais uma vez peço vocês sentem e conversem sobre isso. Eu não estou propondo derrotados nem vitoriosos”, completou Duarte.

Em seguida, o cabo Daciolo, porta-voz do movimento, disse que havia 50 homens armados entre eles. “Nós temos essa casa (quartel) como nosso lar. E enxergamos o comandante-geral como nosso pai. Mas nós temos que pagar aluguel, compras, remédios. Aqui tem mulheres, homens de bem e famílias inteiras. Por favor, coronel, não permita que o mal aconteça”, pediu Daciolo.

Segundo Daciolo, participam do protesto bombeiros de quartéis de todo o estado. Ele informou ainda que as praias devem amanhecer sem guarda-vidas neste sábado.

De acordo com Cláudio Lopes, procurador-geral de Justiça do Rio, o governo pode decretar a prisão dos manifestantes se considerar que houve insubordinação. "A Polícia Militar está diretamente subordinada ao governo do estado, ao governador, hierarquicamente. E pelo regulamento militar, o governador pode, sim, decretar a prisão administrativa daquelas pessoas que ele venha a entender que violaram a legislação militar, sem prejuízo - dependendo exatamente do que aconteceu - de isso constituir algum tipo de crime militar", explicou.

Mais cedo, a Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil afirmou que os manifestantes serão presos por invadir órgão público, agredir um coronel e desrespeitar o regulamento de conduta dos militares.

FONTE: G1
A demolição do Machadão está prevista
para começar no início do mês de julho


Iniciada em maio de 1967 e inaugurado no ano de 1972 no governo municipal de Agnelo Alves  o estádio Machadão recebeu lotação máxima, quando ainda não tinha cobertura no anel superior.

A foto do jornalista Waldemar Araújo, deixada para trás na mudança
do estádio Machadão, que fecha as portas definitivamente,
representa bem o último dia útil do velho estádio de Lagoa Nova.

A imagem do ex-presidente da Associação Norte-Riograndense de Imprensa e ex-editor chefe da Tribuna do Norte, serve para alertar que, no dia em que o estádio completa 39 anos, o passado não pode ser desprezado, apesar da necessidade de transformações, representada pela futura construção da Arena das Dunas.

O campo, que já foi palco de espetáculos protagonizados por Alberi, Danilo Menezes, Didi Duarte e Souza, entre outras, não parece, nem de longe, um campo de futebol profissional. As cabines de rádio, que por quase quatro décadas serviu de abrigo para os radialistas e jornalistas, agora estão caladas.

Prestes a ser demolido, a segurança do local deve ser reforçada pela ajuda da Polícia Militar e Guarda Municipal, em uma parceira entre o governo estadual e a administração municipal. Isso tudo para evitar que aconteça por lá, o que aconteceu durante uma década no Machadinho, que sofreu com os constantes assaltos nesses últimos anos.

No que diz respeito à forma de demolição, a empresa responsável pela obra definiu que o anel superior do estádio vai ser implodido, enquanto a parte inferior e menor será demolida de forma mecânica.

FONTE: Tribuna do norte

sexta-feira, 3 de junho de 2011

HUMOR?

NANANINANÃO!
Professores recusam proposta
do Governo e decidem manter greve

Os professores da rede estadual de ensino decidiram manter a greve. Eles recusaram a proposta feita pelo Governo do Estado.

“Fico muito surpresa com o resultado dessa assembléia. Dessa maneira fica difícil avançar nas negociações”, disse a secretária de Estado da Educação e da Cultura, Betânia Ramalho.

A proposta do Governo era o pagamento imediato do Piso Nacional. Com isso, nenhum profissional do magistério receberia salário inferior a R$ 890, a partir do mês de junho, para jornada de 30 horas semanais, no nível médio, e o escalonamento do Piso Nacional no atual Plano de Cargos, Carreira e Remuneração – PCCR, seria parcelado em quatro vezes, a começar no mês de setembro e concluído no mês de dezembro.

ESCRITO POR: Tribuna do Norte

Casa de português é assaltada
 pela segunda vez no litoral norte

Um veículo Kia Sorento, placa MYY9154, roubado na madrugada desta sexta-feira (3) no município de Touros, situado a 87 km de Natal, foi encontrado abandonado no início da manhã, no conjunto Lagoa Azul, Zona Norte de Natal.

De acordo com o tenente Gustavo, oficial da Polícia Militar em serviço, o automóvel pertence a um português, que foi rendido por bandidos não identificados e roubado. Na ocasião, ainda foram levados vários pertences da vítima, além de uma quantia não informada em dinheiro.

Segundo o tenente Gustavo, os policiais do município de Touros informaram que a vítima havia sido assaltada cerca de dois meses atrás, na mesma residência, onde foram levados pertences e uma quantia aproximada em R$ 100.000,00(Cem mil reais). Ainda segundo o tenente, existe a possibilidade do mesmo grupo ter retornado a propriedade do estrangeiro e realizado o novo assalto.

O Kia Sorento foi encontrado intacto e foi entregue ao proprietário. O caso está sendo investigado pela polícia de Touros, e ainda não existem pistas sobre o paradeiro dos assaltantes.

Escrito por: DN online
Promotor de Justiça ameaça
abandonar a profissão por
causa da nova lei 12.403/2011

Nada é tão ruim que não possa piorar... (desculpe Tiririca, mas vou contrariar o seu lema)

Caros colegas, após 15 anos de atuação na área criminal estou pensando seriamente em abandonar a área com a nova LEI 12.403/2011 aprovada pelo CONGRESSO NACIONAL e sancionada em 05/05/2011 pela Presidente DILMA ROUSSEF e pelo Ministro da Justiça JOSÉ EDUARDO CARDOZO.

Quem não é da área, fique sabendo que em 60 dias (05/07/2011) a nova lei entra em vigor e a PRISÃO EM FLAGRANTE E PRISÃO PREVENTIVA SOMENTE OCORRERÃO EM CASOS RARÍSSIMOS, aumentando a impunidade no país. Em tese somente vai ficar preso quem cometer HOMICÍDIO QUALIFICADO, ESTUPRO, TRÁFICO DE ENTORPECENTES, LATROCÍNIO, etc.

A nova lei trouxe a exigência de manter a prisão em flagrante ou decretar a prisão preventiva somente em situações excepcionais, prevendo a CONVERSÃO DA PRISÃO EM FLAGRANTE ou SUBSTITUIÇÃO DA PRISÃO PREVENTIVA em 09 tipos de MEDIDAS CAUTELARES praticamente inócuas e sem meios de fiscalização (comparecimento periódico no fórum para justificar suas atividades, proibição de frequentar determinados lugares, afastamento de pessoas, proibição de de se ausentar da comarca onde reside, recolhimento domiciliar durante a noite, suspensão de exercício de função pública,arbitramento de fiança, internamento em clinica de tratamento e monitoramento eletrônico).

Para quem não é da área, isso significa que crimes como homicídio simples, roubo a mão armada, lesão corporal gravíssima, uso de armas restritas (fuzil, pistola 9 mm, etc.), desvio de dinheiro público, corrupção passiva, peculato, extorsão, etc., dificilmente admitirão a PRISÃO PREVENTIVA ou a manutenção da PRISÃO EM FLAGRANTE, pois em todos esses casos será cabível a conversão da prisão em uma das 9 MEDIDAS CAUTELARES acima previstas. Portanto, nos próximos meses nãose assuste se voce encontrar na rua o assaltante que entrou armado em sua casa, o ladrão que roubou seu carro, o criminoso que desviou milhões de reais dos cofres públicos, o bandido que estava circulando com uma pistola 9 mm em via pública, etc.

Além disso, a nova lei estendeu a fiança para crimes punidos com até 04 anos de prisão, coisa que não era permitida desde 1940 pelo Código de Processo Penal! Agora, nos crimes de porte de arma de fogo, disparo de arma de fogo, furto simples, receptação, apropriação indébita, homicídio culposo no trânsito, cárcere privado, corrupção de menores, formação de quadrilha, contrabando, armazenamento e transmissão de foto pornográfica de criança, assédio de criança para fins libidinosos, destruição de bem público, comercialização de produto agrotóxico sem origem, emissão de duplicada falsa, e vários outros crimes punidos com até 4 anos de prisão, ninguém permanece preso (só se for reincidente).

Em todos esses casos o Delegado irá arbitrar fiança diretamente, sem análise do Promotor e do Juiz. Resultado: o criminoso não passará uma noite na cadeia e sairá livre pagando uma fiança que se inicia em 1 salário mínimo! Esse pode ser o preço do seu carro furtado e vendido no Paraguai, do seu computador receptado, da morte de um parente no trânsito, do assédio de sua filha, daquele que está transportando 1 tonelada de produtos contrabandeados, do cidadão que estava na praça onde seu filho frequenta portando uma arma de fogo, do cidadão que usa um menor de 10 anos para cometer crimes, etc.

Em resumo, salvo em crimes gravíssimos, com a entrada em vigor das novas regras, quase ninguém ficará preso após cometer vários tipos de crimes que afetam diariamente a sociedade. Para que não fique qualquer dúvida sobre o que estou dizendo, vejam a lei.

GIOVANI FERRI, Promotor de Justiça de Toledo-PR.

RETIRADO DO BLOG MARTINS EM PAUTA
OAB entra com ação contra
Mayara Petruso.

 Mayara Petruso responsável por onda de preconceitos contra nordestinos no Twitter.


A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) protocolou, esta semana, diretamente na Justiça Federal de São Paulo, uma ação penal privada contra Mayara Petruso – autora, no final do ano passado, de manifestações de cunho racista contra os nordestinos e que ganharam repercussão em todo o País. No Twitter, Mayara utilizou a hashtag #nordestitos com a seguinte frase "faça um favor para SP, mate um nordestino afogado".

No dia 5 de novembro de 2010, a OAB-PE apresentou uma notícia-crime contra Mayara ao Ministério Público Federal de São Paulo (MPF-SP). “No entanto, passados todos esses meses, o MPF-SP ainda não ingressou com ação penal pública contra a internauta, apesar de todos os elementos que comprovam a prática de crime pela mesma. Assim, tomamos a iniciativa de promover a ação penal privada, amparados no Código de Processo Penal”, explica o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano.

A própria acusada veio a público pedir desculpas pela conduta praticada. “Tal fato afasta qualquer dúvida em relação à autoria imputada a esta. Ainda, seu pai, através de meios de comunicação, informou lamentar a conduta da acusada. Assim, são incontestáveis a autoria e a materialidade dos crimes cometidos por Mayara Petruso contra o povo nordestino”, ressalta Mariano.

No entanto, até agora, a ação penal pública não foi movida pelo Ministério Público Federal de SP, assim como a OAB-PE não tem qualquer notícia relativa à tramitação do assunto. O Ministério Público de SP não presta qualquer informação. Isso é inadmissível. “O MPF tem cercado o caso de um sigilo imotivado, notadamente pelos fatos terem tido uma ampla repercussão.

"Diante da inércia do Ministério Público de São Paulo, resolvemos lançar mão do que está previsto no Código de Processo Penal e ingressar com a ação penal privada”, reafirma o presidente da Seccional Pernambuco, lembrando que a Ordem aguardou todo esse tempo por, pelo menos, uma posição do MPF-SP.

Ela teria praticado os crimes de racismo e de incitação ao crime. O presidente da OAB-PE explica que a notícia-crime foi motivada também pela preocupação daquela mensagem não ter sido um fato isolado e nem incomum. “Eu fico preocupado porque isso é recorrente”, ressalta Mariano.

Ele cita como exemplo outra recente manifestação de uma usuária do Twitter, também de cunho racista, após a realização do jogo Ceará x Flamengo, quando o time cearense saiu vencedor. “Isso não pode crescer.

Enquanto não houver uma punição exemplar, esses crimes continuarão sendo cometidos”, conclui. Na ocasião, esta usurária se referiu aos nordestinos como "gente parda e fedida".

FONTE : JC ONLINE
Advogado assassinado em escritório
 é enterrado em Parnamirim

Com a presença de Jane Alves, ex-mulher da vítima, pelo menos
 50 pessoas acompanharam o enterro. 

O sepultamento do advogado Anderson Miguel que ocorreu nesta sexta-feira em Parnamirim, contou com a presença de amigos e familiares.

Sepultamento do advogado Anderson Miguel
contou com a presença de amigos e familiares.

O Corpo do advogado Anderson Miguel, assassinado no fim da tarde da última quarta-feira (1), em seu escritório situado na Avenida Miguel Castro, em Lagoa Nova, foi sepultado por volta das 07h25 desta sexta-feira (3), no cemitério Morada da Paz, no bairro de Emaús, município de Parnamirim.

Com a presença de Jane Alves, ex-mulher da vítima, pelo menos 50 pessoas acompanharam o enterro. Vale lembrar que o corpo de Anderson de Miguel foi liberado pelo Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep) na tarde dessa quinta-feira (2), e em seguida encaminhado para o município de Maxaranguape, onde foi velado.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Suspeito de participação em morte
 de Anderson Miguel não é reconhecido

Júnior Santos - Delegados da Dehom e PF vão
comandar a investigação em conjunto

O homem detido no início da noite da quarta-feira (1º), sob suspeita de participação na morte do advogado e empresário Anderson Miguel, não foi reconhecido pelas testemunhas.

A acareação e depoimento do suspeito duraram toda a madrugada e as pessoas que foram chamadas à sede da Polícia Federal para ver se realmente o homem detido era o assassino não reconheceram o suspeito.

Logo após o assassinato de Anderson Miguel, os policiais detiveram um homem que estava no bairro Planalto em um carro tipo Siena, de cor branca, assim como o que foi utilizado pelo assassino para deixar o local do crime.

Depois de ser levado para a sede da PF, o suspeito passou pela acareação e prestou depoimento, além de ser submetido a um exame para detectar se havia vestígios de pólvora nas mãos. O exame apontou que ele não usou arma de fogo no dia do crime. O carro, apesar de parecido, também não é o que foi utilizado no crime.

O suspeito foi liberado e a investigação sobre o homicídio continua. A Delegacia Especializada em Homicídios (Dehom), através do delegado Marcus Vinícius, e a Polícia Federal, com o comando do delegado Elton Zanata, vão trabalhar em conjunto no caso.
Corpo de Anderson Miguel está sendo
 velado em Barra de Maxaranguape

Velório do advogado Anderson Miguel reúne centenas
 de pessoas em Barra de Maxaranguape

O corpo do advogado e empresário Anderson Miguel, assassinado ontem em seu escriório no bairro de Lagoa Nova em Natal, está no centro de velório em Barra de Maxaranguape para receber as despedidas de familiares, amigos e populares.

A chegada do corpo do advogado à Barra de Maxaranguape praticamente parou a cidade. A população, comovida, foi às ruas para se despedir de Anderson. Algumas pessoas, na calçada, aplaudiam, enquanto outras chegaram a seguir o carro que levava o corpo do advogado até o local onde está sendo velado.

Segundo a Polícia Militar do município, mais de mil pessoas estão do lado de fora do centro à espera de dar o último adeus ao advogado. A grande dificuldade, segundo eles, é de organizar a fila para visitação do corpo.

FONTE: Tribuna do Norte
Tico Melo cumpre agenda
administrativa em Brasília

Senador José Agripino e o prefeito em exercício do
 município de João Câmara Tico Melo em Brasília

O prefeito em exercício de João Câmara, Tico Melo ao desembarcar ontem em Brasília teve um encontro com o senador potiguar José Agripino Maia, com o qual discutiu alguns temas relacionados ao município.

Na manhã desta quinta-feira(2), foi recebido pelo deputado federal Felipe Maia, em seu gabinete na Câmara Federal. Felipe parabenizou Tico Melo por estar exercendo o cargo de prefeito, mesmo que interinamente e se colocou a disposição para ajudá-lo no que estiver ao seu alcance.

A tarde, o prefeito interino Tico Melo teve uma audiência no Ministério da Agricultura, onde foi tratar da questão relacionada ao galpão da Conab que está ocioso em João Câmara e que poderia ser aproveitado para instalação de uma fábrica de confecções. Na audiência, Tico estava acompanhado do conterrâneo Jean Rocha, assessor do deputado Felipe Maia.

DIVULGADO  POR: Assis Silva
Indecisão sobre divórcio complica
 liberação de corpo de Anderson Miguel

FOTO: Júnior Santos - Empresária Jane Alves deixou o Itep
no começo da tarde desta quinta

Passadas mais de 20 horas da morte do advogado Anderson Miguel da Silva, o corpo dele ainda não foi liberado para sepultamento. O motivo da demora é a indecisão sobre o divórcio entre Anderson Miguel e a empresária Jane Alves de Oliveira Miguel da Silva.

Os dois estão em separação de corpos há alguns meses, mas o divórcio ainda não foi legalmente reconhecido. A atual companheira e a família de Anderson Miguel querem a liberação para velar o corpo e enterrá-lo no município de Maxaranguape.

Jane Alves, que pela Lei tem o direito de escolher o local de sepultamento do marido, que que o enterro seja em Natal. A empresária chegou no final da manhã à sede da Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) para reconhecer o cadáver, o que já foi feito. Mas ela não liberou o corpo para sepultamento.

Os advogados da família de Jane disseram que divórcio dela com o advogado não está concretizado. Já a defesa de Anderson Miguel alega que a sepração já foi homologada.

Escritório

Jane Alves deixou a sede do Itep por volta das 12h50. Acompanhada por advogados, ela foi direto para o escritório de Anderson Miguel, local onde ele foi executado na tarde desta quarta-feira (1º). Mais uma vez ela não quis falar com a reportagem.
Empresário réu na Operação Hígia é morto
 a tiros na Miguel Castro em Natal

O advogado e empresário Anderson Miguel foi morto
 dentro de seu escritório de advocacia


O empresário Anderson Miguel, um dos réus da Operação Higia, que investiga um suposto esquema de desvio de verba pública e fraude em licitações no Governo do Estado, foi morto a tiros na tarde desta quarta-feira (01) na Zona Sul de Natal.


O crime aconteceu por volta das 17h, em seu escritório localizado na Avenida Miguel Castro. De acordo com informações do coronel Alarico Azevedo, Anderson Miguel foi morto com três tiros na cabeça, dentro de seu escritório de advocacia. Testemunhas informaram que o crime foi cometido por dois homens que chegaram ao local em um Siena branco.


Eles teriam entrado no escritório e ido até a sala da vítima, onde efetuaram os disparos de uma pistola .40 . O delegado geral Fábio Rogério Silva informou que o caso será investigado pela Polícia Civil. Por volta das 18h45 os técnicos do Itep levaram o corpo de Anderson Miguel.


Muitos curiosos, colegas de trabalho e familiares do advogado foram ao local. A tia de Anderson, identificada como Amélia Silva de Morais falou a imprensa que alertava o sobrinho sobre as suas atividades e o envolvimento com a ex-mulher. ” Eu não sei quem fez isso, mas Deus sabe. Eu alertava Anderson para ele tomar cuidado”, afimou Amélia.

RELEMBRANDO O CASO

Foto: tribuna do norte/Anderson Miguel foi
 assassinado dentro do escritório

Em novembro do ano passado, Anderson Miguel foi interrogado e prestou depoimentos “bombásticos”. Ele declarou que a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) tinha conhecimento de todas as supostas irregularidades que aconteceriam no processo de contratação dos serviços de higienização hospitalar, alvo da investigação.

Diante do juiz Mário Jambo, o réu afirmou que chegou a pagar R$ 3 milhões em propina para que fossem facilitados os pagamentos do contrato firmado entre sua empresa, A&G Locação de Mão de Obra e a Secretaria Estadual de Saúde, que segundo ele, era comum atrasar.

Segundo Anderson, a destinação final desse dinheiro era o filho da ex-governadora, Lauro Maia e o ex-secretário da Casa Civil e de Planejamento e Finanças, Vagner Araújo, um dos homens de confiança da administração de Wilma e candidato a vice-governador na chapa do PSB em 2010.

Durante o interrogatório, o empresário disse que quem ia buscar esses valores em seu escritório para levá-los aos destinatários eram o ex-secretário adjunto de Esporte e Lazer do estado, João Henrique Lins Bahia Neto, o jornalista Diógenes Dantas, o irmão da ex-governadora, Fernando Faria e o ex-prefeito de Macaíba, Luiz Gonzaga.

O réu ainda declarou, em seu interrogatório, que o deputado Wober Junior, na época chefe do Gabinete Civil, chegou a solicitar o repasse de 15% do valor de um contrato de mão de obra para o SAMU, o que representaria cerca de R$ 40 mil.

O suspeito de matar o advogado já  foi preso
 pela Rocam e entregue à Polícia Federal


As informações são desencontadas mas fonte oficial diz que apenas um suspeito foi preso pelo efetivo da Rocam, que o entregou logo em seguida à Polícia Federal. Ele estava no Siena branco onde a polícia encontrou muita roupa.

O Ministério Público Federal está acompanhando o trabalho da Polícia Federal, que apura o crime que resultou na morte do delator da Operação Higia, o empresário Anderson Miguel.

Um suspeito, preso pela Rocam, está depondo agora na Superintendência da PF, que levou algumas testemunhas - fala-se em 3 ou 4 - para fazerem a identificação do suspeito. Suspeita-se de queima de arquivo. Ele foi o autor das denúncias que envolveram várias pessoas.

Fonte: DN Online
Polícia estima em 1.500 o número de
manifestantes contra Micarla e Rosalba

A Polícia Militar estimou em 1.500 o número de participantes no protesto contra a prefeita Micarla de Sousa e a governadora Rosalba Ciarlini.

A manifestação ocorreu na noite de ontem na BR101. As pessoas que protestavam fecharam uma das vias da rodovia. O movimento foi organizado a partir do Twiter. Entre a governadora e a prefeita, Micarla de Sousa era o alvo maior dos manifestantes.

FONTE: Tribuna do Norte
LAMENTÁVEL - Região Nordeste
 lidera dados do trabalho infantil





João, Guiherme e Antônia nem se conhecem, mas têm algo em comum. Os três configuram como nas estatísticas de trabalho infantil. João é conhecido na feira do Alecrim, carregando as mercadorias das madames com um carrinho de mão, em troca de R$ 2,00 por viagem; Guilherme vende picolé em Ponta Negra e Antônia ginga com tapioca na Redinha.

Os três estudam em escolas públicas e dizem que trabalham para ajudar a mãe no orçamento familiar. Guilherme não tem pai, sua responsabilidade é maior, pois apesar de ter apenas 12 anos, sente-se responsável por duas irmãs menores. “O que mamãe ganha como faxineira não dá para comprar comida”, diz.

Mesmo com a melhoria da fiscalização e aplicação de multas, trabalho infantil ainda é uma chaga nos Estados da região NordesteApesar de todo o esforço das organizações para acabar com o trabalho infantil, o problema continua como uma chaga na sociedade, sendo a sua dimensão cultural a mais difícil de ser eliminada.

Segundo a presidente do Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil – Foca, Marinalva Cardoso, no Rio Grande do Norte são encontradas crianças trabalhando em casas de farinha, na queima de castanhas de caju, nos lixões, abatedouros, na venda sazonal de produtos como fogos de artifício, agora no São João, e dezenas de outras atividades perigosas e proibidas para a faixa etária, destacando-se a exploração sexual. “ Mesmo com a fiscalização e a imposição de multas, o fenômeno do trabalho infantil continua”, diz Marinalva, lembrando que o trabalho infantil resulta em sequelas na área de saúde e comprometimento cognitivo que pode durar por toda a vida.

Em todo o Brasil, 5% das crianças entre 5 e 14 anos trabalham, conforme os dados do IBGE: 1,637 milhão do total de mais de 33 milhões., segundo a edição 2010 da pesquisa anual “Estado das Crianças do Mundo”, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o percentual é metade da média para a América Latina e Caribe (10%). Os indicadores no Brasil vem melhorando nos últimos anos, mas a situação ainda é considerada grave.

O coordenador da OIT destaca que o fato de estados do Norte e Nordeste liderarem o ranking “não é surpresa”. Segundo ele, a percepção é de que, quanto menor o Ideb, maior a taxa de trabalho infantil.

Matéria publicada em Tribuna do Norte
PROTESTO "FORA MICARLA"
SE ESTENDE A ESFERA ESTADUAL

Protesto reúne milhares de jovens em Natal e fecha BR-101

O “protesto” não precisa ter um único foco nem requer reivindicações definidas, pode ser um apanhado de muitas insatisfações. A onda do twitter e facebook conecta e arrasta a todos, inclusive aqueles que – se perguntados – não sabem dizer o que estão fazendo ali. Fato é que as discussões saem, literalmente, da esfera virtual e tomam as avenidas da cidade.

Prova disso foi a caminhada entre o largo do estádio Machadão e a passarela do Natal Shopping, no início da noite de ontem, que fechou o trânsito da BR 101 durante cerca de duas horas. e reuniu cerca de 1,5 mil manifestantes, de acordo com de acordo com a estimativa da Polícia Rodoviária Federal.

Foto: Rodrigo Sena

Milhares de jovens fazem segundo protesto em Natal contra as administrações municipal e estadual.

O movimento, que começou com a #ForaMicarla, se estendeu a esfera estadual. E era comum alguns protestantes não saber distinguir a que gestor – municipal ou estadual – greves, falta de medicamentos, de merenda escolar e outros problemas que assolam a cidade é atribuído e resumir tudo a “um caos generalizado” – o que não deixa de ser.

Entre a multidão que gritava palavras de ordens, havia desde profissionais, estudantes de universidades e escolas de ensino médio, das redes pública e também privada, a apoiadores das greves dos servidores estaduais protestando contra a governadora Rosalba Ciarlini.

FONTE: Tribuna do Norte