sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Bombeiros orientam pais durante o Carnatal

Para a maioria das pessoas, o Carnatal é sinônimo de alegria e diversão, para os militares em geral (PM e Bombeiros) do RN é momento de muito trabalho.

Para ter um Carnatal seguro, o Corpo de Bombeiros recomenda que os foliões prefiram os deslocamentos de táxi ou ônibus. Não sendo possível, aconselha aos motoristas que façam a manutenção do veículo; use o cinto de segurança; evite excesso de velocidade e respeite as sinalizações de trânsito.

“Óbvia é a recomendação de não dirigir se tiver bebido, isto porque os acidentes neste período são causados por distrações e excesso de bebidas, onde o álcool provoca a diminuição dos reflexos, da capacidade de julgamento e de tomar decisões, além de muitas vezes causar sono ao condutor de um veiculo”, disse o Coronel Elizeu Dantas, Comandante Geral do CBMRN.

É de suma importância para aqueles foliões que pretendem levar crianças ao Carnatal, que redobre os cuidados. “Os riscos dependem da idade dos filhos. Bebês novinhos, por exemplo, não devem ser levados para lugares muito barulhentos, porque sua audição ainda é muito sensível e pode sofrer algum dano.

Ainda de acordo com os bombeiros, os pais devem prestar atenção às roupas, acessórios, sprays de tinta e pinturas de rosto que será usada na criançada. Todos os itens devem ser apropriados para crianças, a fim de evitar alergias e intoxicações.

Além disso, devem ficar atentos aos confetes arremessados para cima, que podem entrar na boca de uma criança e de repente engasgá-la. Também oferecer bastante água as crianças, líquidos são indispensáveis.

“Recomendamos que em locais cheios assim, os pais segurem os pulsos dos filhos, em vez das mãos, porque a pegada fica mais firme e é menor o risco de eles escaparem correndo para brincar e se perderem sem querer no meio da multidão”, conclui o Coronel Dantas.

Com Informações do CBMRN.
Diárias operacionais serão
 pagas até amanhã (sexta-feira)

Coronel Araújo, declarou em seu Blog que as diárias operacionais atrasadas do mês de outubro seriam pagas até a próxima sexta-feira.

Segundo o Comandante, a ordem bancária para o pagamento das diárias atrasadas foi expedida hoje (30), com previsão para serem creditadas na conta dos policiais militares até sexta-feira (2). Ainda, de acordo com o Blog do Comandante, parte das diárias operacionais do mês de novembro também serão repassadas aos policiais.
Coronel Araújo recebe 90 viaturas novas
para destribuir na capital e no interior do RN

Solenidade de entrega foi realizada na manhã desta terça-feira, no Quartel Geral.


A governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, entregou simbolicamente as chaves dos carros e motocicletas para o comandante geral da PM, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva. Dos 90 novos veículos, 60 estavam no pátio do Quartel, tendo em vista que vinte motos e dez carros já foram destacados para atuarem na região de Mossoró. Com isso, sobraram 30 carros e 30 motos para o policiamento ostensivo nas ruas de Natal. O evento solene foi realizado por volta das 9h e, logo depois, as viaturas foram liberadas e começaram a circular.

O comandante da PM, coronel Araújo Silva, explicou que os carros são locados e as motos foram adquiridas com recursos do Governo do Estado.

“Elas vão atuar em substituição aos veículos que estavam encostados por problemas mecânicos. Mas, além disso, vão complementar o efetivo da segurança, tanto na capital, quanto no interior do Rio Grande do Norte”, destacou o comandante.

Coronel Araújo reconheceu que ainda é preciso mais investimentos, no entanto, ressaltou que isso tem sido feito de maneira progressiva. “Recentemente, por exemplo, tivemos autorização para aquisição de coletes a prova de balas e estamos recebendo 13 mil pistolas que foram cedidas pela Polícia Militar de São Paulo”, lembra.

Portal BO
PM está trabalhando com um efetivo
 de 1.500 policiais por noite no Carnatal 2011

Coronel Alves, comandante do CPMO Carnatal 2011 contará com um grande efetivo da Polícia Militar, para garantir a segurança dos foliões durante os quatro dias de festa. Por noite, serão 1.500 policiais fazendo patrulhamento no corredor principal, mas também nas ruas que dão acesso ao circuito da folia.

De acordo com o Comando de Policiamento Metropolitano, a preocupação aumentou neste ano, tendo em vista que o número de camarotes diminui em aproximadamente 200 unidades e, além disso, a arquibancada não foi levantada. Com isso, a quantidade de pessoas circulando a pé na área do Carnatal deve aumentar consideravelmente.

Pensando nisso, a Polícia Militar adaptou o seu planejamento para o evento.

O comandante do CPM, coronel Wellington Alves, informou que a maioria dos policiais ficará em patrulhamento a pé. “Vamos fazer um remanejamento estratégico, principalmente, na avenida Prudente de Morais. Neste ano, a PM montou 20 torres de observação ao longo de todo o circuito.

 “Teremos o Batalhão de Operações Especiais e o Batalhão de Choque prontos para apoiar esse tipo de ação”, destaca coronel Alves.

Daremos também apoio de Motocicletas (Rocam) e Cavalaria, principalmente, nas áreas de estacionamento. “Essa é outra preocupação nossa, tendo em vista que a quantidade de estacionamento deve ser reduzida.   Cerca de 20 câmeras foram instaladas na área do Carnatal e a inteligência da PM fará monitoramento em tempo integral.

Neste ano, a base da PM e da Polícia Civil será na Escola Estadual Regulo Tinoco. Antes, o ponto de apoio principal era o Machadinho, que foi demolido para construção do estádio Arena das Dunas. “Também vamos usar como ponto estratégico o Complexo Tático Operacional, onde funciona a sede do Batalhão de Choque, na Nascimento de Castro”, completa coronel Alves.

Portal BO

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Realizada com sucesso audiência
 Pública  em João Cãmara

Audiência esta, não só para relembrar a triste história dos abalos, mas também Para apresentar um plano emergencial as autoridades.


Hoje foram recordados através de imagens e depoimentos pessoais  lembranças da época dos abalos sísmicos em João Câmara, um dia de reflexão para todos os camarenses.

Tudo começou quando a população foi surpreendida pela madrugada com uma abalo de magnitude 5.3 no dia 30 de novembro de 1986, que provocou pânico na cidade fazendo grande parte da população abandonar suas residências a procura de abrigos em outras cidades do Estado.

Portanto nesta quarta feira deu inicio às 9h, na Câmara Municipal de Vereadores da cidade de João Câmara - RN uma audiência pública para apresentar  um plano emergencial através da Defesa Civil estadual, que possa ser aplicado para minimizar os problemas que poderão surgir, caso volte as ondas de abalos sísmicos na região.


Audiência Pública realizada na Câmara Municipal

 O evento foi dividido em dois momentos, manhã e noite  - Por volta das 21h30, houve na Câmara Municipal uma sessão solene para entrega de Títulos de Cidadãos Camarenses.

O primeiro evento ocorreu pela manhã na Câmara Municipal, onde uma audiência pública promovida pela prefeitura reuniu diversas autoridades e até estudiosos de sismologia que atuaram em João Câmara naquela época.

Participara da Audiência, além do pefeito Ariosvaldo Targino, o Monsenhor Luiz Lucena, o professor Joaquim Ferreira (Departamento de sismologia da UFRN), Tenente Coronel Josenildo Batista Aciole, Eugênio Vasconcelos (Petrobrás0, Cel. Aviador Fernando (Cruz Vermelha), Vlademir de Medeiros(CPRN-Natal), Major QOPM Josemário (comandante da 2ª CIPM) e o prefeito de Bento Fernandes Ivanaldo Fernandes.

Aconteceu também o lançamento do livro "O Terremoto que Mexeu com o Brasil" do professor Alberto Veloso. De acordo com o professor, o objetivo do livro "é contar e explicar à longa sismicidade em João Câmara enfatizando os danos ocorridos, o êxodo parcial da população, o seu regresso, o processo de reconstrução e a volta da normalidade na cidade", disse.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Tremores em João Câmara - RN
25 anos já se passaram

Relembrando a história dos tremores

Amanhã, quarta-feira (30), João Câmara fará uma retrospectiva dos dias maus vividos pela população camarenses. O evento acontecerá na Cãmara Municipal da cidade com a presença de várias autoridades locais e estaduais a partir das 09:h00min.

Todos irão lembrar as sequências de tremores através destas imagens e depoimentos de moradores e autoridades da época.

O Jornal Tribuna do Norte dará total cobertura jornalística, divulgando depoimentos de pessoas que até hoje ainda convive com o medo.

Afinal, existe entre João Câmara, pureza e a cidade de Poço branco uma área sísmica que poderá sacudir a região a qualquer momento.
 
Delegacia da época - Funcionou em barracas

Crianças assustadas com medo dos abalos

 
Casas inteiras destruídas, outras com a estrutura comprometida

Muitas famílias perderam suas casas

Muitos foram surpreendidos com tremores pela madrugada

Muitas famílias ficaram dependendo de ajuda de ONG's,
 parentes,  governo estadual e federal para sobreviverem

Autoridades de todo país vieram trazer solidariedade
as pessoas necessitadas - Entre elas esteve em
João Câmara o  Presidente da República da época

 

Casas foram destruídas e cerca de 10 mil pessoas fugiram da cidade com medo que novos abalos acontecerem.
 
Parte da Igreja Matriz foi destruída

Casas apoiadas com madeiras


A prefeitura municipal atendeu a população também em barracas

Pessoas deixando tudo para trás procurando um lugar seguro

O maior tremor de terra em solo potiguar foi registrado há 25 anos no município de João Câmara, distante 74 quilômetros de Natal.


 

O dia 30 de novembro de 1986 jamais será esquecido pelos moradores que foram acordados, por volta das 3h30, com a terra tremendo.

Crianças convivendo com o terror dos abalos






Fotos: Arquivos dos cidadãos camarenses

Nota do Blog : Torcemos que um dia a natureza venha contribuir com a paz e a tranquilidade de todos nós moradores desta linda cidade. Certamente agradeceremos!

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

São Gonçalo do Amarante marca
nova fase do setor aeroportuário

A concessão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN) marca a nova fase do setor aeroportuário, afirmou hoje (28) a presidenta Dilma Rousseff durante a cerimônia de assinatura do contrato entre a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o consórcio vencedor. Segundo ela, construído e administrado pela iniciativa privada, o aeroporto abre uma oportunidade de desenvolvimento para o estado com a instalação de indústrias na região.

O deputado federal Henrique Eduardo Alves (RN),
 também esteve no aeroporto de São Gonçalo do Amarante

Dilma Rousseff disse ainda que o Rio Grande do Norte é um local estratégico para o Brasil por ser um dos pontos mais próximos dos Estados Unidos e da Europa, e que as obras no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante contribuirão para "o país se posicionar na questão da logística".

"Muitas empresas hoje no mundo, dos países desenvolvidos, estão com problemas de mercado. Então, a opção deles é vir para cá, e somos a favor de investimentos estrangeiros. Se a gente souber se comportar de acordo com os melhores interesses para o Brasil, vamos chegar lá."

Além de São Gonçalo do Amarante, o governo prepara a concessão dos aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (Campinas) e Brasília (DF).

Retirado do Blog do Planalto (Matéria resumida)
RN em alta no crescimento do país

A presidente Dilma Rousseff ressaltou a importância do Rio Grande do Norte para o desenvolvimento do Brasil: “Aqui estamos criando nova etapa para o desenvolvimento do nosso país”.

Ao falar do turismo brasileiro e do aumento do número de vôos domésticos, a presidente enfatizou as belezas naturais: “esse aeroporto vai beneficiar que brasileiros e pessoas de todos os lugares do mundo venham e possam usufruir de uma estadia excepcional. O Rio Grande do Norte tem outra característica importante, a Copa é uma oportunidade única”.

Ela lembrou que a Copa de 2014 será um mecanismo para atrair novos turistas. “A gente sabe que o brasileiro hoje é um povo trabalhador e agora pode viajar pelo Brasil. O maior turismo nosso tem sido o turismo interno”.
Geração de emprego no novo
 aeroporto do RN

A presidente Dilma Rousseff dedicou parte do seu discurso a enfatizar a geração de emprego no Rio Grande do Norte a partir do aeroporto de São Gonçalo.

“Estamos abrindo aqui no Rio Grande do Norte oportunidade especial de desenvolvimento.

Muitas empresas precisam de logística aeroportuária para produzir seus produtos e distribuir com a rapidez necessária. Geralmente esses produtos são de ramos industriais sofisticados, como a tecnologia da informação”, comentou.

 “O Rio Grande do Norte abre um novo caminho para o seu desenvolvimento. O aeroporto do Rio Grande do Norte entra na nova fase dos aeroportos do Brasil”, disse ela fazendo referência a concessão.
José Serra é contra o aeroporto de
 São Gonçalo no RN diz presidenta Dilma

“Meu adversário (José Serra) me criticou e disse que era absurdo fazer esse aeroporto. Esse é uma posição errada. Quando não percebe que o Brasil é grande demais”, afirmou.

A ex-ministra foi mais além: “Como ministra tive todo cuidado para colocar esse aeroporto de pé. Será uma obra entre Governo Federal, iniciativa privada e Governo do Estado. Tem que conjugar com a Zona de Processamento de Exportação. Tenho esse compromisso hoje não porque sou candidata, porque já tinha esse compromisso antes”.

TN/Panorama político
Congratulations my commander
happy birthday!

Major Fernandes example of police ...
God bless all his life

Major Fernandes:

Em nome do Subcomandante  da 1ª CIPM-Macau/RN o 2º Ten.QOPM Silva Neto,  receba esta simples homenagem  de  todos seus amigos policiais militares que fazem parte da OPM/Região Salineira. FELIZ ANIVERSÁRIO!
Trecho da placa que marca
construção do novo aeroporto

A placa que marca a construção do aeroporto de São Gonçalo do Amarante que foi descerrada hoje com a presença da  presidenta Dilma, a governadora Rosalba e diversas tem entre autoridades expressa:

“O Rio Grande do Norte tem muito orgulho deste projeto”, diz um dos trechos inscritos na placa.
Espírito de gratidão -  Presidenta
 Dilma agradece aos potiguares

“Agradeço de coração o apoio que vocês me deram na eleição. Não poderia encerrar este ano sem vir ao Estado, que tem tradição de homens e mulheres fortes, mas também de gente democrática que sabe conviver”, disse a presidente.

Ela disse: “agradeço muito o apoio afetivo que vocês estão me dando”. Ao cumprimentar o ministro Garibaldi Filho, titular da Previdência, ela disse que “é uma liderança que o Rio Grande do Norte produziu para o Brasil”.

TN/Panorama político
Vergonha - Governadora e
prefeita do RN são vaiadas
na solenidade

A governadora Rosalba Ciarlini e a prefeita de Natal Micarla de Sousa foram vaiadas durante solenidade no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. A governadora, ao discursar, foi vaiada por diversas vezes. A prefeita Micarla, ao ser chamada para o palanque, também recebeu vaias.
Cobertura ao vivo no blog do Planalto

Neste momento o blog do Planalto está transmitindo "Ao vivo" assinatura do contrato de concessão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante

A presidenta Dilma Rousseff participa neste momento da cerimônia de assinatura do contrato de concessão para construção parcial, manutenção e exploração do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. A concessão vai valer por 28 anos, com possibilidade de ser renovada por mais cinco.

Confira:

Apenas quatro gestores discursarão
na solenidade com a presidente

Na solenidade de assinatura do contrato de concessão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, apenas quatro gestores discursarão. O prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado, o ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, e a governadora Rosalba Ciarlini falarão no evento. A última a falar será a presidente Dilma Rousseff.

TN/Panorama Político
Senador José Agripino participa
da solenidade com a presidente
Dilma Rousseff

O senador José Agripino, presidente nacional do DEM, participará da solenidade de assinatura do contrato de concessão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Além dele, da bancada de oposição estão os deputados federais Rogério Marinho e Felipe Maia.
Jaime Calado - Otimista conta
com prosperidade na economia do RN

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, destacou que a economia do Rio Grande do Norte com a instalação do novo aeroporto e das Zonas de Processamento de Exportação viverá um novo momento.

“Esse é um dia histórico. Pela primeira vez na sua história a cidade de São Gonçalo do Amarante recebe a visita de uma presidente e ela vem só para São Gonçalo”, enfatizou o prefeito.

TN/Panorama política
Avião de Dilma pousa em
 São Gonçalo do Amarante

O avião da presidente Dilma Rousseff pousou em São Gonçalo do Amarante às 10h55 desta segunda-feira (28). Dilma participará da assinatura do contrato de concessão para o aeroporto da cidade, e depois retornará para Brasília.
Rosalba diz que aeroporto
ficará pronto antes da Copa e
defende homenagem a Aluízio Alves


Presente na assinatura de concessão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, a governadora Rosalba Ciarlini falou a imprensa que acredita na conclusão das obras do aeroporto antes da Copa do Mundo de 2014.

A governadora ainda defendeu que o aeroporto receba o nome de político Aluízio Alves, pela sua importância para o estado e visão empreendedora, apesar da campanha de populares que defendem o nome da romancista Dona Militana.

DNatal/ Allan Darlyson
Internautas lançam campanha
para dar nome a aeroporto

Apesar do esforço do deputado federal Henrique Eduardo (PMDB) para batizar o aeroporto de São Gonçalo do Amarante como o nome do seu falecido pai, o ex-governador Aluízio Alves, os intelectuais e internautas potiguares optam por outros nomes.

Do Blog Visão Política
Adolescente mata outro a pauladas e
esconde corpo em Angicos-RN

Um crime bárbaro chocou a zona rural do município de Angicos neste domingo. Um adolescente de 17 anos matou outro de 14 anos a pauladas e em seguida escondeu o corpo em uma fossa soterrada sob escombros.

O crime aconteceu no sábado a comunidade rural de Rio Velho quando os adolescentes teriam saído para carregar de areia uma carroça e o adolescente de 14 anos não voltou.

O outro jovem teria afirmado que o amigo tinha voltado para casa, mas após buscas da polícia o corpo foi achado na fossa. O adolecente de 17 anos confessou o crime que teria ocorrido após um relacionamento sexual entre eles. O adolescente foi conduzido para a delegacia do município.

DNonline
Avião presidencial está previsto
para chegar às 10h50

Confirmado pela Assessoria da Presidência da República que o pouso da aeronave presidencial para às 10h50 no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante.

Está confirmada também a presença da ministra da Comunicação Helena Chagas na comitiva presidencial. Além dela, os ministros Wagner Bittencoutr e Garibaldi Filho desembarcarão com a presidente da

TN/Panorama Político
Governadora Rosalba Ciarlini
 chega ao Aeroporto de São Gonçalo

A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, chegou agora a pouco, ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante para participar da solenidade de assinatura do contrato de concessão do aeroporto.

A chefe do Executivo estadual está em uma sala reservada e não concedeu entrevista à imprensa.

Panorama político/TN
Expectativa - Logo mais chegará 
a Presidenta da república

A chegada de Dilma Rousseff mobiliza um grande esquema de segurança, com a presença da Polícia Militar e do Exército Brasileiro.

O pouso será o primeiro na pista do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Logo após a solenidade de assinatura do contrato de concessão, haverá uma coletiva de imprensa.

A Assessoria de Comunicação da Presidência da República ainda não confirmou se Dilma irá ou não participar da entrevista.

TN

domingo, 27 de novembro de 2011

São Gonçalo do Amarante-RN receberá
a presidente da República

A vinda de Dilma Rousseff, primeira presidente mulher do Brasil, é motivo de orgulho para os sãogoncalenses.

O desembarque da presidenta está previsto para acontecer às 10h desta segunda-feira (28), e deve ocorrer na pista do aeroporto que está em construção no município.

O motivo de sua vinda ao RN é exclusivamente para  assinar a transferência de obras e administração do aeroporto para o consórcio Inframérica, que ganhou a licitação para operar no modelo de parceria Pública Privada.
 
Dilma também vai assinar os contratos das obras de abastecimento de água para o município e a realocação da comunidade Pe. João Maria, atualmente inserida na área de risco do sítio aeroportuário.
Poder Judiciário apodiense
Respalde a polícia para trabalhar
no combate ao crime na região

Foram 10 grandes operações desenvolvidas pela PM, que deixaram resultados positivos para a região.


Um balanço das atividades desenvolvidas pela PM, entres os meses de janeiro e novembro de 2011, mostra que foram realizadas as Operações Ano Novo, Páscoa, Desconforto, Diamante, Relâmpago, Força Total, Descaminho, Sertão Seguro, Pente Fino, Chapada, todas com prisões, apreensões de drogas, armas, veículos roubados, animais silvestres apreendidos. Foram 10 grandes operações que deixaram resultados positivos para a policiais e mais ainda para a população.

Segundo o comandante da 2ª CIA da PM, capitão Inácio Brilhante, o trabalho da PM avançou na área da 2ª Cia, graças ao trabalho em parceria com:
  • A comunidade,
  • Ministério Público,
  • Poder Judiciário e
  • Policia Civil.
“Esses resultados só foram positivos porque teve a participação e empenho de todos que querem ver Apodi e região mais segura e tranquila, e a PM está aqui para ajudar a comunidade a alcançar a paz”, Garante o oficial da PM.

Confira:

Os números mostram que nos municípios de Apodi, Felipe Guerra, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo e Itaú, que nesse ano de 2011 foram registradas 263 ocorrências com a prisão de 132 pessoas acusadas de crimes como trafico de drogas, receptação, furto, violência domestica, latrocínio, roubo de veículos e outros crimes, 125 veículos - Carro/Moto com registro de roubo foram apreendidos apreensão de 30 armas de fogo e grande quantidade de crack e maconha e varias porções de cocaína.

“Estamos trabalhando para prender traficantes e apreender drogas, mas deixo bem claro que a polícia sozinha não consegue e nem conseguirá acabar com este problema, a população precisa participar desse trabalho através de informações apontando, mesmo que anonimamente, os locais de venda e consumo e os traficantes”, Cobrou o tenente Brilhante

O comandante da 2ª Cia, finalizada, agradece o apoio da população e ao mesmo tempo, assegurando que enquanto for comandante da PM em Apodi vai trabalhar para que os apodienses vivam mais tranqüilos, pois a PM está  para servir e proteger o cidadão de bem.

Nota do Blog: Que este trabalho realizado na região apodiense sirva de exemplo, principalmente para o poder judiciário.  Para que de fato a polícia cumpra o seu papel com eficácia e segurança. Parabéns, a toda equipe policial pelo trabalho desenvolvido, principalmente o poder judiciário da cidade de Apodi-RN .
 
Matéria resumida/ Portal BO
Boca de fumo é estourada pela PM
e  140 pedras de crack apreendidas em Assu

Operação foi desencadeada após a denúncia de populares que diziam existir na residência citada a comercialização de drogas.

Nesta sexta-feira (25), por volta das 6h40, os policias do NORE de Assu, com o apoio da Força Tática do 10º BPM, apreenderam mais de 140 pedras de crack, dinheiro fracionado, sacos plásticos, além de giletes e eletrônicos sem comprovação fiscal. É a maior apreensão realizada neste ano na cidade. Na ação, duas pessoas foram presas em flagrante e encaminhadas para Delegacia.

Foram Presos: Manoel da Silva, de 38 anos, e Maria Conceição Lacerda, de 46 anos. A operação foi desencadeada após a denúncia de populares que diziam existir na residência citada a comercialização de drogas.

Com informações do Portal BO
João Câmara: “Rememorando”
 25 anos de tremores

Abalos sísmicos marcaram história do município e ganharam repercussão nacional


 O município de João Câmara, no Agreste potiguar, vai rememorar os 25 anos dos tremores sísmicos que abalaram a população em 1986. No dia 30, data em que houve o tremor de terra mais devastador (de 5.1 graus na escala Richter), a prefeitura local vai organizar uma audiência pública e uma série de palestras. O evento começa às 9h da manhã, na sede da Câmara Municipal.

Elizângela Souto, membro da Comissão Municipal de Defesa Civil (Condec), foi muito feliz na expressão “Vamos rememorar” por que de fato foi uma tragédia que se abateu no município.

“Nosso objetivo é mostrar à população o que foi o abalo, o que ocorreu. Queremos também preparar as pessoas para os riscos de um novo abalo, já que aqui é uma área sísmica”, explica ela.

A grande quantidade de tremores de terra que atingiu João Câmara em 1986 foi a mais estudada atividade sísmica já observada no Brasil. O primeiro abalo foi registrado em Brasília, no dia 21 de agosto, alcançando magnitude 4.3. Nos dias 3 e 5 de setembro, foram dois tremores. Um de 4.3 e outro de 4.4 graus na escala Richter, usada internacionalmente para medir tremores e terremotos. Esses abalos provocaram danos materiais e assustaram ainda mais a população.

No dia 30 de novembro, no raiar do dia (pontualmente às 5h19min48s), o maior tremor, de 5.1 graus foi registrado, seguido de várias réplicas, inclusive com magnitude 4.0. Tanto na zona urbana quanto na rural, grande parte da população abandonou o município.

Os tremores destruíram ou danificaram 4 mil casas, 500 delas foram reconstruídas adotando normas anti-sísmicas, desenvolvidas pelo Batalhão de Engenharia do Exército Brasileiro. O Presidente da República e vários outros ministros visitaram a área atingida. A imprensa nacional também acompanhou os fatos, inclusive montando acampamentos na cidade.

Evento
 Professor do Departamento de Sismologia da UFRN
Joaquim Mendes Ferreira

O evento deve reunir vereadores e prefeitos da região do Mato Grande, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Elizeu Lisboa Dantas, a coordenação estadual de Defesa Civil,Cruz Vermelha, Petrobras, Departamento Nacional de Produção Mineral, entre outras instituições.

Um dos palestrantes é monsenhor Luiz Lucena Dias, padre da cidade na época do abalos e o professor do Departamento de Sismologia da UFRN, Joaquim Mendes Ferreira.

Haverá slides com exposição de fotos e reportagens da época.

DNonline
Mandado de busca - Acusado de
 matar PM não se apresenta e já 
 considerado foragido

Liberado por falta de mandado judicial, Dinho foi liberado. Agora é considerado foragido da polícia por não se apresentar a justiça.

O assassino confesso do soldado Antônio Carlos Ramalho
 agora é considerado foragido da Justiça.

 Dinho de 24 anos, teve mandado de prisão expedido nesta sexta-feira (25) e, de acordo com a polícia, não se apresentou na delegacia, conforme havia dito que viria, caso o mandato saisse. (Notinha do blog: Pudera!).

A Polícia Civil está fazendo levantamentos para saber o destino do mesmo, tendo em vista que Elder Fernandes (Dinho) mesmo declarou que ficou um período escondido na Paraíba após o crime.