sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Operação policial prende agiotas
 com armas e cartões do Bolsa Família

APODI - Uma megaoperação policial, com participação das polícias Militar, Civil e do Ministério Público Estadual, iniciada às 5h da manhã dessa quarta-feira (1º), desarticulou um esquema de criminosos que atuavam no município de Apodi, acusados de praticarem os crimes de usura (agiotagem) e retenção de cartões de aposentados, pensionistas, bem como de beneficiários do Programa Social Bolsa Família.


Na ação foram presos Francisco Edivan Mota Moraes, Francisco Genilson de Morais, Ednaldo Moreira Galvão e Antonio Francisco Cortez. Os policiais apreenderam grande quantidade de promissórias, cartões de aposentados, documentos do Bolsa Família e cheques de terceiros. Foram apreendidas também seis armas, sendo um revolver, uma pistola 380 e três espingardas de grosso calibre. Com os agiotas os policiais ainda conseguiram apreender a quantia de R$ 40 mil.

Batizada de “Cartão de Visita”, a operação contou com a participação de cerca de 40 policiais, comandados pelo delegado de Polícia Civil de Apodi, Renato Oliveira, e pelo comandante da 2ª Companhia de Policia Militar, capitão Inácio Brilhante Araújo Filho, além da participação dos promotores de justiça Sílvio Brito e Claudio Linhares, ambos da Comarca de Apodi. Os mandados de busca e apreensão criminal foram expedidos pela juíza Ana Clarisse Arruda Pereira.

 Clique Abaixo e Continue lendo:

Segundo o delegado de Apodi, as investigações tiveram início há cerca de 30 dias, quando um morador de Apodi procurou a Delegacia de Polícia Civil para denunciar o esquema de agiotagem na cidade Apodi. “Iniciamos um trabalho investigativo de crimes praticados contra aposentados e chegamos a esses agiotas”, comentou Renato Oliveira.

O trabalho realizado pelos policiais foi baseado em várias denúncias de aposentados e beneficiários do Bolsa Família. Os agiotas faziam a subtração dos cartões das vítimas para saque do dinheiro a partir dos benefícios dos programas sociais do Governo Federal. Os acusados foram autuados em flagrante por posse de arma, apropriação indébita, crime contra o sistema financeiro e outro crime previsto no Estatuto do Idoso. O flagrante foi feito pela equipe do delegado Renato Oliveira da Silva.

A Polícia Civil e Militar continuará o trabalho de combate à agiotagem, principalmente aos agiotas que estão retendo cartões do Bolsa Família e do INSS como garantia de pagamento para empréstimos obtidos pelos beneficiários que se submetem a juros abusivos.

Os “agiotas dos benefícios”, como são chamados pela polícia, agem de forma bastante organizada e conseguem atrair muitas vítimas. Ao emprestar o valor solicitado pelo beneficiário, o criminoso literalmente apreende os cartões magnéticos de programas como a aposentadoria do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e o Bolsa Família, que são entregues confiscados como forma de garantia do pagamento dos débitos.

A agiotagem é um crime no Brasil e passível de punição para quem pratica. Neste caso, do uso dos programas e dos benefícios, a situação é mais grave. Quem age assim está praticando também o estelionato qualificado. Muitos não sabem, mas até o fato do dono do mercadinho apreender um cartão do Bolsa Família ou do INSS como forma de garantia do pagamento é crime.

TN

Nenhum comentário :

Postar um comentário