sábado, 21 de janeiro de 2012

Oração a Deus

Oração da manhã "senhor, no silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-te força, sabedoria, paz.

Quero olhar hoje o mundo com olhos cheios de amor; ser paciente, compreensivo, justo, equilibrado;

Quero ver, além das aparências, teus filhos, como tu os vês, e assim só ver o bem em cada um.

Cerra meus ouvidos a toda a calúnia, guarda minha língua de toda a maldade.

Que só de concórdia viva o meu espírito. Seja eu tão bom e alegre que todos quantos se achegarem a mim sintam a tua presença.

Reveste-me interiormente de tua beleza, senhor, e no decurso deste dia eu te revele a todos. Amém." Jesus


Sandra
GOVERNO CONFIRMA MUDANÇAS NO
 COMANDO DO SISTEMA PRISIONAL

Tenente-coronel Mendonça
O nome indicado para assumir a direção do presídio é do tenente-coronel Zacarias Figueiredo Mendonça, que atualmente comanda o 4º Batalhão da Polícia Militar.

O major Lisboa foi exonerado do cargo de diretor após a fuga que ocorreu no presídio de Alcaçuz.

A Coordenação da Administração Penitenciária do RN fica com o coronel Severino Gomes dos Reis Neto, da reserva da Polícia Militar.
 

O coronel Reis foi comandante geral da PM, diretor da Penitenciária de Alcaçuz, e esteve à frente também da Penitenciária João Chaves.

Ele é bacharel em direito e administração, e atual corregedor da PM.
Diploma de Mérito Internacional
Concedido ao promotor de Justiça Dr. Paulo Pimentel


Na cidade de Sintra/Portugal  foi concedido a Dr Paulo Pimentel o Diploma de Mérito Internacional da Justiça. O ato solene foi promovido pelo Centro de Estudos Europeus e várias outras renomadas entidades, do Brasil e do exterior.

Parabéns Dr. Paulo!
Cultura milenar
Irã - Pena de morte para criminosos

Traficantes, homicidas e assaltantes são condenados e enforcados em praça pública no irã.


Teerã - Doze presos condenados foram enforcados na cidade de Shiraz , no sul do Irã conforme revelaram autoridades através da televisão estatal.

A versão divulgada é de que sete dos doze foram condenados por tráfico de drogas e executados em uma prisão na cidade. Cinco outros presos foram enforcados em público no bairro onde cometeram seus crimes.

No Irã, crimes como homicídio, assalto à mão armada, sequestro e tráfico de drogas são puníveis com a morte .

Ocasionalmente, o Irã anunciou o enforcamento de criminosos, mas não publica o número. Grupos de direitos humanos criticaram o Irã por seu ritmo crescente de enforcamentos , que geralmente são feitos em público.

www.estadao.com.br › Internacional
Jovem tem braço decepado após colisão
 de micro-ônibus e caminhão na BR-110

Um acidente envolvendo um caminhão e um micro-ônibus acabou decepando o braço de um jovem conhecido como “Resso”, por volta das 10h30 deste sábado (21), na BR-110, no município potiguar de Areia Branca.

A informação foi confirmada pela Polícia Rodoviária local, que relatou que o microônibus seguia com destino à Ponta do Mel quando colidiu lateralmente com um caminhão carregado de telhas, de placas HVB- 6211, do Ceará, que estava no acostamento dando ré. Na ocasião, a vítima que estava no micro-ônibus, com o braço para fora da janela, terminou sendo atingida e teve o seu braço decepado.

Apesar do forte impacto, nenhum vítima fatal foi registrada. O jovem que teve seu braço decepado foi socorrido para o hospital Tarcísio Maia, no município de Mossoró.

 DNonline
Foragido de Alcaçuz é preso escondido
 em casa do Vale Dourado

Jefferson Câmara foi detido após denúncia repassada para a Polícia Militar.

Jefferson Câmara de França foi preso após denúncias anônimas dando conta de que ele estava escondido em uma residência no Vale Dourado, na zona Norte de Natal.

Ele é o quarto a ser preso dos 41 que conseguiram deixar a penitenciária no fim da noite da última quinta-feira (19), na maior fuga da história da unidade.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Vencedores da 5ª corrida de São
Sebastião em João Câmara-RN

Fábio Adriano  e Maria do Carmo ficam com a 1ª Colocação na Corrida de São Sebastião que aconteceu nesta sexta-feira (20).

1º Colocado - Masculino

Mostrando superação Fábio Adriano venceu a 5ª corrida de São Sebastião em João Câmara-RN, e deixou para trás seu concorrente Pimba Fotografia que no ano passado lhe tirou o título. A segunda colocação ficou com Denilson (Pimba Fotografia), seguido de Mário Sérgio Firmino (3º colocado).

No feminino vence Maria do Carmo


Vitória tranquila da atleta Maria do Carmo Paulino de João Câmara/RN que boa parte do percurso fez companhia a sua concorrente Maciele da Silva Dionízio que ficou com a segunda colocação. Em terceiro lugar ficou Solange Maria do município de natal/RN.

Nas próximas competições a atleta Maria do Carmo será patrocinada pelo Agendão.com do nosso amigo Evanuel Ataliba.


Em sua 5ª edição a Corrida de São Sebastião que foi iniciada no ano de 2008 pelo Pe. Martins, reuniu grandes nomes do atletismo do Estado, nas categorias Masculino e Feminino.

Informações retiradas do Agendão.com
Fábio Hollanda aponta negligência para
 fuga em Alcaçuz e exonera diretores

A unidade onde foi registrada a fuga foi construída com modelo de segurança dos Estados Unidos. Na semana passada, o diretor de Alcaçuz, major Lisboa, havia dito ao Portal BO que seria impossível uma fuga no pavilhão novo. O pavilhão é todo revestido de concreto, tendo mais de duas camadas no chão, justamente para tornar difícil a fabricação de túneis.

Os presos usaram uma “Teresa”, espécie de cordas feitas de lençóis para conseguir saírem da ala onde estavam. Após deixarem o pavilhão, os detentos arrancaram uma escada de ferro que estava pregada na estação de tratamento do presídio e, dessa maneira, conseguiram escalar o muro com mais de cinco metros de altura, tendo acesso à área externa da penitenciária.

Para realizar todo esse trabalho de “engenharia”, os presos gastaram entre 30 minutos e uma hora. Mesmo assim, nenhum agente penitenciário ou policial militar percebeu a ação. Com isso, os detentos conseguiram escapar com tranquilidade.

A fuga dos 41 presos no fim da noite de ontem só foi descoberta por sorte. Policiais militares que faziam patrulhamento na praia de Pirangi visualizaram três homens em atitude suspeita, por volta de 1h, e decidiram fazer abordagem. Os acusados estavam sem documentos e acabaram confessando que tinham fugido de Alcaçuz.

Sejuc vê indícios de facilitação e
negligência na fuga de Alcaçuz


O secretário de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte, Fábio Hollanda, acredita que a fuga dos 41 presos pode ter sido facilitada intencionalmente por membros do sistema prisional. Em entrevista coletiva na manhã de hoje (20), Fábio Hollanda afirmou que há indícios de facilitação e negligência no pavilhão Rogério Coutinho Madruga.
 
Presos arrancara escada da estação de tratamento
e usaram para escalar muro de Alcaçuz

Lista dos foragidos de Alcaçuz

Clebson Galdino Amador
Ailson Teixeira de Lima
Thiago Manoel Tavares Fernandes
Raniere Davison Menezes da Silva
Josué Augustinho da Silva
Everton Patrick de Melo (Recapturado)
José Rodrigo da Silva
Magno Henrique Martins da Silva
Gustavo Nicácio Alves
Caio César Marinho Cândido (Recapturado)
Luiz Augusto Pereira Silva
Ayrton Silva da Costa
João Carlos de Oliveira
Eribaldo Alves Garcia Júnior
Valderlei Floriano da Costa
Jeferson Câmara de França
Evaldo Chianca da Silva
João Paulo Viana
José Guilherme de Lima
Everton da Silva Barbosa
Edcarlos Teixeira de Oliveira
Paulo César Balbino de Oliveira
Joabe da Silva
Walter Costa de Andrade
José Walmir Sales dos Santos
Marcos Antônio de Lima
Maibson Alison Silva
Francisco de Assis Ananias dos Santos
Isaias Leandro Lopes
João Maria Cândido de Melo
Ramicés Aparecido da Silva
Francisco Evanaldo Gomes da Silva
Thiago Roberto da Silva (Recapturado)
Genilson Souza de Carvalho
Rodrigo Carvalho Pacheco
Eclesiaste Alves Carvalho
Jeferson Soares Sales Alves de Oliveira
Elias Cândido do Nascimento Júnior
Leandro Faustino da Silva
Kaio Fábio de Oliveira
Anderson Carlos Inácio do Nascimento

Presos recapturados até o momento


Dos 41 foragidos, apenas três foram recapturados após
se depararem com viaturas da Polícia Militar
Efetivo feminino corresponde
 a 2% de todo contingente da PMRN

A onda de criminalidade não distingue raça, cor ou sexo. Não é raro observar prisões de mulheres envolvidas em ilícitos penais; contudo muitas dessas prisões são realizadas, em sua maioria das vezes, pelo efetivo masculino da Polícia Militar. Isso se deve à falta de efetivo feminino em uma das maiores Instituições da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte.

Na PMRN, o efetivo feminino chega a apenas 2% do contingente total da Corporação, e esse contingente feminino está cada vez mais decrescente. Isso por que desde o ano de 2004, a Polícia Militar do Estado não abre vagas para o contingente feminino no cargo de Soldado PM.

A situação ainda é mais crítica quando se observa o Quadro de Oficiais da PMRN. Em toda a Polícia Militar do Estado não há efetivo feminino no posto de Tenente, já que o último concurso para Oficiais do sexo feminino ocorreu ainda no ano de 1996.

A falta de efetivo feminino é refletido em todo o Estado, já que, apesar do Código de Processo Penal afirmar que o policial masculino poderá realizar a abordagem pessoal na falta de uma policial feminina, muitos ainda resistem a realizar o procedimento por medo de responderem a algum processo administrativo.

Já a Companhia de Polícia Feminina do Estado (CPFem), criada "para atender às necessidades de Segurança Pública", vem cada vez mais perdendo o que define a sua denominação. Atualmente, o maior número de policiais da CPFem é do sexo masculino.

Dessa forma, a necessidade de um novo concurso para o ingresso de policiais femininas se torna urgente e necessário para a tão famosa manutenção da ordem pública, já que, como dito no início da postagem, a criminalidade não distingue raça, cor ou sexo.

Soldado Gaucia/via Portal BO
PM intensifica abordagens para
 recapturar foragidos de Alcaçuz

A Polícia Militar disponibilizou todo o efetivo serviço da corporação para tentar recapturar os 38 fugitivos da Penitenciário Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta.

Coronel Francisco Canindé Araújo, comandante da Polícia Militar do Rio Grande do NorteO helicóptero Potiguar I também foi disponibilizado para as buscas aos fugitivos.

O coronel Francisco Araújo, comandante geral da PM do Rio Grande do Norte, afirma que as abordagens policiais serão intensificadas em toda a cidade. "Cada batalhão da Polícia Militar intensificará a fiscalização em sua área de atuação", corroborou o coronel.

Coronel Araújo - Cmt Geral da PM
Araújo conta que aguarda uma lista de possíveis endereços de onde podem estar os foragidos, que serárepassada pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc).

Com isso em mão, a PM vai realizar diligências até os locais, na tentativa de recapturar os homens. A polícia também vai continuar com as abordagens aos ônibus.

Tribuna do Norte
Mais de 40 presos escapam na maior
 fuga da história de Alcaçuz

A penitenciária estadual de Alcaçuz teve uma fuga em massa na noite desta quinta-feira (19). Mais de quarenta detentos fugiram da unidade prisional e houve troca de tiros durante a ação. Até o momento, apenas três criminosos foram recapturados. Membros do Governo do Estado já estão reunidos para tratar da questão.

De acordo com informações preliminares, a fuga teve início durante por volta das 20h e os detentos estavam no pavilhão Rogério Coutinho Madruga, inaugurado em 2010. Segundo o coordenador do sistema penitenciário do estado, José Olímpio, não havia agentes penitenciários no pavilhão, tampouco nas guaritas e, aproveitando a situação, o grupo de presos que estava na quadra onde é realizado o banho de sol serraram a grade e, em seguida, utilizando uma escada da estação de tratamento de esgoto localizada dentro do presídio, pularam o muro da unidade entre duas guaritas desativadas.

Trinta e nove homens permanecem foragidos

O titular da Secretaria de Justiça e Cidadania, Fábio Hollanda, que assumiu a pasta na segunda-feira (16), estuda com outros membros da Sejuc e da Polícia Militar uma forma para recapturar os detentos.

De acordo com informações extra-oficiais, foram 53 detentos envolvidos na ação, sendo que 12 ficaram escondidos dentro da própria unidade e não chegaram a deixar o presídio, enquanto três foram recapturados: Tiago Roberto da Silva, Caio Souza, Everton Patrick de Melo.

Tribuna do Norte

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

PM é rendido e passa mais de oito
horas nas mãos de sequestradores

Nem a polícia escapa da ação da onda de sequestros relâmpago que assusta os moradores do DF. Ontem, um policial militar passou mais de oito horas nas mãos de três criminosos. Ele foi abordado pelos bandidos na tarde dessa quarta-feira (18/01) quando chegava em casa, em uma área rural de Samambaia, e só foi solto na madrugada de hoje (19/01).

Os assaltantes, que estavam em um Honda Civic, desceram armados e anunciaram o sequestro. Dois dos bandidos passaram para o carro do PM, uma van, e seguiram com a vítima para diversos postos de gasolina. Nos estabelecimentos, os sequestradores usavam o cartão de crédito do policial para abastecer. Eles passavam um valor alto no cartão de crédito, pediam ao frentista para colocar menos combustível do que o valor cobrado e exigiam o troco em dinheiro vivo.

No quinto posto onde aplicavam o golpe, em Valparaíso, o veículo em que os criminosos estavam com o militar quebrou e eles mudaram para o carro do comparsa. Mesmo sabendo que a vítima era policial, não houve agressões e o homem foi deixado por volta de 1h30 na DF-250, rodovia próximo à Planaltina, região a 38km do Plano Piloto. O PM acionou ajuda e os bandidos foram encontrados em Arapoanga, bairro de Planaltina.

Elzimar Soares, 24 anos, Anderson Soares, 23 anos e Thiago do Carmo, 20 anos serão indiciados por roubo com restrição de liberdade, extorsão e porte de arma restrito. Eles já tinham passagem pela polícia.

Correio Braziliense
Tropa realiza treinamento em Natal
 antes de embarque para o Haiti


Cerca de 250 homens do Exército Brasileiro começaram a realizar um treinamento na capital potiguar durante esta semana.

A tropa permanecerá um mês no Rio Grande do Norte antes do embarque para o Haiti, onde integrarão a atuação das forças de paz do Brasil no país.



Durante o período no RN, os militares realizarão atividades com a finalidade de ter o primeiro contato com o ambiente operacional e com os trabalhos que serão desenvolvidos no país da América Central.

O Brasil participa da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) desde o ano de 2004, e atualmente conta três unidades distintas. A companhia que passa por treinamento é composta por 256 militares, oriundos de 85 unidades de engenharia do Exército.


A maior parte do efetivo é composta por militares de Brasília, Rio de Janeiro, Natal e Pindamonhangaba/SP. Do total do contingente existem 40 potiguares, sendo quatro deles natalenses. A tropa chegou ao RN desde o dia 16 de janeiro passado e permanecerá até meados de fevereiro.

O embarque para o Haiti está previsto para começar em 26 de março. Até 18 de abril, toda a tropa já estará em solo haitiano.

Tribuna do Norte
Acidente na BR 406

Aconteceu na noite desta quinta-feira (19), aproximadamente 19h50min um acidente envolvendo um Gol e uma traxx.

Carolina Arcanjo da Silva em observação
A Jovem Carolina Arcanjo da Silva de 18 anos foi surpreendida pelo veículo tipo Gol que bateu bruscamente em sua motocicleta.

O SAMU compareceu ao local, onde resgatou a vítima e aplicou os primeiros socorros, deixando-a em observação. Segundo o enfermeiro de plantão, a vítima passa bem, apenas com escoriações nas pernas.

Informações colhidas no local dão conta que a jovem estava com as luzes do veículo apagadas, dificultando a visibilidade do motorista do Gol. Ambos moram na cidade de João Câmara.

OBS: O ocorrido aconteceu na BR 406 defronte a Igreja Fonte do Poder de Deus/ Restaurante do Alex.
Macau - Segurança Pública é coisa Séria
União e empenho são os segredos dos  bons resultados

União de Comandante e subcomandante na Região Salineira frui bons resultados. Os dois oficiais trabalham com firmeza em combate ao crime organizado na Região.


 Atribuímos os bons resultados na área de segurança Pública na Região Salineira graças à cumplicidade profissional do Major Fernandes e Tenente Silva Neto, ambos Comandante e subcomandante da 1ª CIPM. Isso só acontece por que cada tem consciência de seu devido papel “Compromisso com a sociedade”


Isso foi lembrado em Público durante a reunião realizada ontem (18), na sede da companhia por um sargento presente na reunião, e confirmado pelos demais com aplausos. 

Em suas palavras, o Sargento Dantas falou que desconhece união entre Comando e subcomando durante seu tempo de policial lotado na 1ª CIPM que já se estende por 20 e poucos anos.

Major PM  Fernandes e o Soldado Eudes

Esta a  metodologia usada por Major Fernandes na Região, União, empenho e dedicação ao serviço. Foi desta forma que ele comandou os 9 (Nove) anos na cidade de Ceará mirim. Assim continua na área da 1ª CIPM com o auxilio do Tenente Silva Neto que também segue o mesmo padrão de atuação.

Não podemos deixar de reconhecer também o empenho do efetivo geral, do soldado ao Subtenente que não medem esforços para dedicar-se ao serviço.

Todos reconhecem que a humildade dos dois oficiais são as razões que levam aos resultados positivos.

Alguns policiais tiveram a oportunidade de declarar suas experiências e também fazer seus agradecimentos.


NOTA DO BLOG: Esta união é primordial para obter o sucesso em qualquer área de trabalho. Sabemos também que, quando a PM responde a criminalidade com firmeza, evidentemente a sociedade nociva perde suas forças, enquanto isso a sociedade reconhece os esforços destes incansáveis profissionais em agradecimento a preservação da paz social.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Major Fernandes faz a 1ª Reunião
do ano com o Efetivo da área da 1ª CIPM

O comandante da 1ª CIPM Major QOPM Fernandes reuniu nesta  Quarta-feira (18), todo efetivo que compõe a área da 1ª CIPM/Macau-RN  para instruções diversas.



Maor QOPM Fernandes 

O tema  principal da reunião foi discutir melhorias sobre a segurança pública na região Salineira, bem como orientar e recomendar os policiais militares sobre algumas mudanças e procedimentos a serem adotadas pelo comando, entre elas estão; A poluição sonora e a reorganização no trânsito na Cidade. 

A persistência ao combate ao tráfico de drogas também foi uma entre as recomendações feita pelo Major Fernandes aos seus comandados.

Há quase um ano a frente do comando, o Major Fernandes juntamente com seu Subcomandante 2º Tenente Silva Neto e equipe já fez várias prisões de pessoas envolvidas no comércio ilegal de entorpecentes, meliantes estes, que abastecia pontos de drogas. As estatísticas comprovam que a criminalidade na cidade de Macau e Região diminuíram muito nos últimos dez meses.

Efetivo geral -  Participaram da reunião os comandantes dos destacamentos de
Pendências, Alto do Rodrigues, Galinhos, Guamaré e Jandaíra.

O Major Fernandes tem um estreitamento bastante relevante com a tropa, conseguiu em pouco tempo ganhar toda confiança de seu efetivo e também da sociedade salineira. O reconhecimento já está mais que provado quando lemos os blogs da região a respeito do seu trabalho.

É comum encontrarmos pessoas falando positivamente do trabalho policial na cidade. Sabemos que a opinião pública é importante, é através dela que podemos medir a “capacidade e potencialidade”.

Efetivo Geral

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Rebelião de presos na Delegacia
 de Guamaré provocou medo na cidade

Colchão e outros objetos foram queimados

Uma rebelião de presos na Delegacia de Polícia da cidade de Guamaré na noite do último domingo provocou pânico e medo na população. Uma detenta identificada como Regina ateou fogo no colchão gerando muita fumaça e deixando os apenadas das celas próximas com dificuldades de respirar.

Nesse momento iniciou-se a rebelião. Havia apenas um policial na delegacia, devido no mesmo horário estava havendo as festividades do Verão Vivo na cidade e os demais policiais estavam em diligência. A delegacia tem 40 presos que dividem o espaço projetado para 24 pessoas.

Ao tomar conhecimento da rebelião moradores e comerciantes fecharam as portas, o pânico tomou conta da cidade devido o medo dos presos fugirem e tentar entrar em casas como rota de fuga. Os apenados destruíram diversas celas, sufocados com a fumaça.

Com a chegada da guarnição da polícia militar e da guarda municipal que logo cercou o prédio da delegacia, a primeira atitude do subtenente Carlos foi apagar o fogo com ajuda de moradores cedendo água.

A pedido do  sub tenente os apenados permaneceram quietos, sob vigilância de policiais armados. Todos os internos foram conferidos, esperarando ao lado do destacamento até segunda ordem.

O subtenente pediu reforço ao comando de Macau que logo enviou o GTO. Alguns presos chegaram a sofrer intoxicação e foram levados para o hospital da cidade. Depois de constatada a destruição, parte da carceragem foi interditada e todos os presos foram levados para uma das alas da cadeia.

Com informações do blog Guamaré em Dia
Acidente com vítima fatal na estrada
 de Tubiba - João Câmara/RN

Segundo informações postada no Blog de Assis Silva, um homem identificado como Manoel da Silva Leotério, de 26 anos morreu na noite deste domingo por volta das 22h50 na estrada de Tubiba a Queimadas município de João Câmara.

A vítima estava pilotando sua motocicleta quando perdeu o controle do veículo e chocou com um poste da rede elétrica.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Ministra pede providências
 após suposto estupro no BBB12
O acusado é participante do BBB12


Segundo reportagem do portal R7, a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, encaminhou nesta segunda-feira (16) um ofício ao Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro pedindo “providências” contra suposto estupro no Big Brother Brasil 12.

Policiais civis da 32ª DP (Taquara), na zona oeste do Rio de Janeiro, foram na tarde desta segunda-feira (16) ao Projac, centro de teledramaturgia da Rede Globo, para fazer exame de corpo de delito de Monique, participante do Big Brother Brasil 12, que teria sido molestada por outro integrante do programa, segundo informou o delegado Antônio Ricardo, titular da delegacia. Porém, de acordo com ele, ela não é obrigada a fazer o exame.

A Vítima  do ato sexual forçado é Monique
 também participante do BBB 12

E a polêmica de um possível estupro de Daniel em Monique no BBB 12, continua rendendo. Em entrevista ao jornalista Alberto Pereira Jr, Boninho, diretor do BBB, disse que não houve estupro e que Daniel está sendo vítima de racismo.

Para Boninho, o participante Daniel está sendo vítima de racismo.

Os exames periciais dirão os resultados certamente.
Soldado da PM é preso furtando
 carne de supermercado

É difícil para nós que fazemos o Diário de Notícias publicar matérias desta natureza. Porém, não podemos omitir tais informações só por que nos envergonhamos delas. De fato o caso ocorreu, assim assegura  a redação de Thyago Macedo publicado  hoje no Portal BO , o Flagrante aconteceu no último sábado e o policial foi autuado, mas pagou fiança e foi solto.

Veja na íntegra com alteração;

A prisão de um policial militar acusado de porte ilegal de armas, não foi à única registrada neste fim de semana. No último sábado (14), outro policial militar acusado de furto. O soldado PM  lotado no 1º Batalhão, foi flagrado furtando carne dentro do supermercado Atacadão, na zona Sul de Natal.

Ele estava fazendo compras e ao se aproximar do caixa, os seguranças pediram que ele abrisse a bolsa. Ele tentou impedir a revista alegando que era policial militar, mesmo assim, os seguranças realizaram os procedimentos de fiscalização e descobriram três quilos de carne, do tipo picanha, escondidos na bolsa do soldado.

Com isso, outra viatura da Polícia Militar foi acionada e conduziu o acusado até a Delegacia de Plantão da Zona Sul. “Lá, ele foi autuado pelo crime de furto, mas acabou pagando fiança e ficou em liberdade. No entanto, também vai responder a procedimentos administrativos e sindicância”, informou o coronel Araújo Silva, comandante geral da Polícia Militar.

Obs:  Evitamos expor seu nome por questões éticas. Embora reconhecemos que este caso é de extrema desonestidade e  falta de dignidade.

Lamentável!
Segurança é feita de faz de conta”
Diz Soldado PM

A matéria publicada ontem (15), no Jornal Tribuna do Norte Por Marco Carvalho trouxe um bate-papo com Sd PM João Maria (Soldado Figuerêdo) que fala  sobre as dificuldades encontradas por PM's em serviços.

Confira a objetividade das perguntas e respostas feitas entre o repórter e o PM após uma página inteira no Jornal TN falando sobre as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de segurança pública.

Sd PM João Maria
(Figuerêdo)
Como o senhor analisa o andamento da Operação Verão até agora?

A segurança é feita de faz de conta. De que adianta mandar homens e não oferecê-los a estrutura adequada para a realização do trabalho. Mandaram os homens e esqueceram das condições.

Como isso se reflete na sensação de segurança na comunidade?

A cobrança da sociedade não corresponde à realidade de prestação de serviço da PM. Temos que repensar o modelo e analisar a qualidade antes da quantidade.

Quais as ocorrências mais recorrentes durante esse verão?

Temos registrados muitos assaltos a residências e furto de veículos. Mas isso passa também pela responsabilidade dos proprietários, por não prestarem atenção nos bens e deixá-los bastante expostos.
GTO de João Câmara faz apreensão de
moto e detém condutor para averiguação

Nesta 2ª -Feira (16), o Grupo Tático Operacional (GTO) da Cidade de João estava fazendo patrulhamento no centro da cidade quando se deparou com uma moto Twister de cor preta, sem placas estacionada de frete a casa lotérica em atitude suspeita.


Desconfiados, os policiais adentraram no estabelecimento e identificaram o condutor da moto como Iraquitan Silveira da Silva, natural de João Câmara.

Ao abordá-lo, o mesmo falou que estava com a referida moto há meses e que tinha comprado de uma pessoa que o garantiu ter arrematado em um leilão.



Sd PM lima realizando os procedimentos
Segundo o Sd PM lima o mais grave é que o chassi da moto tinha sido cortado, possivelmente com maçarico, o qual não é comum este tipo de modalidade, o normal é encontrar o chassi raspado, que já é considerado um ato criminoso.

Diante disso, a guarnição de serviço conduziu a pessoa de Iraquitan juntamente com a moto para averiguação.

O mesmo encontra-se detido até a apresentação de documentos que segundo ele existe.
Coronel Reinaldo (Cmt do CPI) faz reunião
na sede da 2ª CIPM em João Câmara

Nesta segunda-feira (16), O Comandante do CPI (Comando do Policiamento do Interior) Coronel QOPM  Reinaldo reuniu  CMT's de Companhias, pelotões e destacamentos que comandam OPM's na área litorânea, com o objetivo  repassar algumas orientações sobre a  atuação policial durante Operação Verão.

Major Fernandes à direita (Cmt da 1ª CIPM/Macau-RN)

Embora duas semanas de implantação da operação verão, o Comandante do Policiamento do Interior Coronel Reinaldo resolveu fazer uma reunião de instrução para todos os comandantes de OPM’s que comandam companhias, pelotões e destacamento na área litorânea, com a finalidade dos mesmos orientar seus comandados no sentido “prontidão”.

Segundo o Cel Reinaldo, o policiamento deverá está atento a todos os acontecimentos em volta, bem como manter o destacamento policial sempre aberto para o atendimento ao público.

Participaram da reunião comandantes das OPM's de; Macau, João Câmara,
Touros, Maxaranguape, Guamaré, Galinhos, São MIguel do Gostoso e outros.

Major Josemário à direita (Cmt da 2ª CIPM)
Falou ainda que não é admissível encontrar a área desprotegida , que todos os policiais deverão redobrar a vigilância, que para isso o governo do estado pagará as diárias operacionais aos policiais que estiverem de folga para reforçar a segurança tanto na área do litoral Sul, quanto o Norte.

Neste período o turismo está em alta, haja visto as pessoas estão em férias veraneando ou esperando a temporada do carnaval.

Recomendou ainda, intensificar as abordagens a pessoas e a veículos suspeitos, com o intuito de identificar e retirar elementos mal intencionados que estiverem infiltrados na sociedade.

Orientou ainda cumprir todas as escalas de serviços de rotina, como por exemplo, policiamento em decisões de campeonato de futebol ou outra necessidade da área.

Garantiu fiscalizar toda operação verão de Sul a Norte, exigiu a presença policial permanente, atento e pronto para o cumprimento do dever com a sociedade.


“Estarei fiscalizando toda operação Verão, principalmente finais de semanas. Espero contar com a presença dos senhores comandantes de Pelotões e destacamentos em suas respectivas áreas”. Falou o Cel. Reinaldo.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Prazo de subsídio vira paródia musical

O Projeto de Lei Complementar que dispõe sobre o subsídio dos policiais e bombeiros militares do Estado, aprovado no último dia 14 na Assembléia Legislativa, virou tema de paródia musical na voz de um Cabo da Polícia Militar do RN.

O Cabo Cunha critica o prazo dado pelo Governo do Estado para a implantação da nova forma de remuneração, estipulado para o mês de julho de 2012. Outra crítica feita pelo militar é o condicionamento à Lei de Responsabilidade Fiscal ao qual o Projeto foi submetido.

A paródia foi feita a partir da música composta por Geraldo Azevedo "Quando Fevereiro Chegar". O vídeo do Cabo Cunha foi divulgado no Canal de Vídeos do Youtube no último dia 21 e já rende comentários no meio policial militar.

Confira a letra da música do Cabo Cunha:

"Quando o subsídio chegar
Espera tem matado a gente
As contas continuam

Ai Ai Doendo feito dor de dente
Subsídio não vá embora
 Ai Ai por que se não a gente chora

Mas sei que julho vai chegar um dia

Dever... Polícia deve a Deus e o mundo
Mas a Rosa que eu reguei me ajudou

Vou esperar o aumento que eu ganhei

E vocês, por favor, não dê para trás
 com o aumento que eu ganhei"

O vídeo está disponível no endereço eletrônico http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=0u1pYzsQV1c

Portal BO/Sd Glaucia
Sargento do Gate é morto
 a tiros em Minas Gerais

Um sargento do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foi assassinado a tiros na madrugada deste domingo em Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O militar participava de uma festa que começou na noite de sábado em um clube, onde houve uma confusão. Na saída, ocorreu um tiroteio.

De acordo com a Polícia Militar, a vítima, Rafael Augusto dos Reis Rezende, de 23 anos, estava na Rua Vereador Antônio Diniz, no Centro da cidade, quando foi baleada. Outras duas pessoas também foram atingidas.

Uma das vítimas foi atingida na perna e socorrida para o Hospital Regional de Betim. A outra foi levada para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte.

Estado de Minas
Curso de Operações em Estádios
 inicia nesta segunda no RN


Começa nesta segunda feira, dia 16, às 9 horas, o Curso de Operações em Estádios realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) com o objetivo de capacitar os agentes de segurança pública do estado para atuarem com mais eficiência em eventos desportivos.

A aula inaugural será realizada no Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento (CSFA), do Corpo de Bombeiros Militar do RN, situado na Base Aérea de Natal, Setor Oeste, na Avenida Luiz Antônio, em Parnamirim/RN e contará com a presença do Secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha (SESED), Secretário de Estado, Demétrio Paulo Torres (SECOPA/RN), Secretário Municipal, Rodrigo Cintra (SECOPA/NATAL), Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do CBMRN, entre outras autoridades.

Firmado graças a um convênio entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), curso contará com 40 alunos, entre bombeiros, policiais militares e civis e guardas municipais.

Durante o curso, os alunos terão contato com disciplinas importantes de Operações em Estádios entre elas: Atendimentos a Múltiplas Vítimas, Antiterrorismo, Operações Aéreas, Socorro de Urgências, Noções de Direito aplicado em eventos desportivos, Legislação Técnica, Comunicação Social, Salvamento Terrestre, Sistema de Comando de Incidentes, entre outros.

DN online