quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

Sábado é dia da Campanha Praia Segura

Servidores e Voluntários juntos pela 
redução de acidentes e afogamentos neste verão

Com a chegada do fim de semana, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), através do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRN) se prepara para ativar mais uma ação da Campanha Praia Segura que tem por objetivo prevenir turistas e veranistas contra afogamentos e acidentes no litoral.

Neste sábado, dia 12, a Campanha Praia Segura volta a ocorrer, simultaneamente, das 8 às 12 horas, nas regiões Metropolitana e Oeste do estado, com as ações Turistas Legal, Criança a Vista e Blitz Educativas. Aproximadamente 400 pessoas, entre voluntários e agentes de segurança, estarão empenhados na ação neste fim de semana.

No lançamento desta Campanha Educativa, realizada no último sábado, dia 5, o Corpo de Bombeiros orientou cerca de 8 mil pessoas, abordou 987 veículos, distribuiu 4.796 folders e identificou, com as pulseirinhas, 2.375 crianças.

São parceiros do Corpo de Bombeiros Militar nesta campanha a Defesa Civil Estadual, Cruz Vermelha, SAMU, Idema, Caern, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Policia Civil, Escoteiros do RN, Grupos Pré Militares, Detran, Departamento de Missões da Assembléia de Deus, entre outros.

Campanha terá três Blitz Educativas Simultâneas neste sábado

As Blitz Educativas ativadas através da Campanha Praia Segura serão instaladas no distrito de Pium, em Parnamirim, em Estivas, município de Extremoz, e na Via Costeira, em Natal, esta última sendo acionada pela primeira vez na Campanha.

“Graças a grande participação de voluntários, nossa campanha a cada semana ganha mais estrutura. Neste sábado, dia 12, estaremos acionando também a Blitz da Via Costeira com o objetivo de orientar a população que trafega por aquele local”, disse o Coronel Elizeu Dantas, Comandante Geral do CBMRN.

As três blitz contarão com a participação de 60 pessoas, entre agentes de segurança e voluntários, que realizarão a abordagem de veículos que estiveram se deslocando para o litoral. Nestas abordagens, os condutores serão orientados quanto aos cuidados essenciais a serem tomados no trânsito, bem como no litoral, visando diminuir as estatísticas de acidentes neste período do ano.

“No sábado passado abordamos em duas blitz um total de 987 veículos. Com a ativação do posto Via Costeira pretendemos abordar 1.500 carros na próxima ação”, disse o Coronel Elizeu Dantas, Comandante Geral do CBMRN.

Hotéis e Pontos Turísticos contarão com a Ação Turista Legal

A ação “Turista Legal”, criada pelo Corpo de Bombeiros Militar em 2012, permanece sendo realizada neste verão. Nela uma equipe formada por bombeiros e voluntários da Cruz Vermelha visita hotéis, pousadas, feiras de artesanatos, lagoas, monumentos históricos (Forte dos Reis Magos), aeroporto, entre outros pontos, mantendo um contato direto com o turista que buscou o RN para descansar nesta estação. Uma média de 25 pontos turísticos são visitados pelo grupo durante cada ação.

“Na ação Turista Legal o foco é alertar os visitantes sobre as praias mais seguras para banho e as que conta com postos fixos de Guarda Vidas do Corpo de Bombeiros. Nossa preocupação também são com os banhos de piscinas em hotéis e com a falsa calmaria de algumas praias que podem surpreender negativamente este público”, alerta o Coronel Dantas.

Crianças aderem a “Pulserinha do Verão” na Ação Criança à Vista

A ação “Criança a Vista”, que busca identificar crianças e idosos com pulseirinhas, vem tendo uma repercussão além das expectativas. Nela, voluntários, escoteiros e bombeiros, em bases móveis, percorreram as praias que ligam Muriú, litoral norte, a praia de Barreta, no litoral sul, distribuindo pulseiras de identificação para crianças e idosos, de forma a garantir uma rápida localização em caso de perdas. As pulseiras, além de trazerem informações importantes, tais como, o nome da criança e do responsável e um telefone de contato, ainda foi feito com material resistente à água sendo de fácil fixação.

No lançamento da ação, a Campanha Praia Segura identificou 2.375 crianças.

“É impressionante como a pulseirinha ganhou o carisma dos banhistas. Com ela, os Guarda Vidas se tornaram a atração da garotada. Em alguns casos, são as crianças que procuram os Guardas Vidas e Voluntários para se identificarem e neste momento aproveitamos para orientá-las”, disse o Comandante do CBMRN.

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