terça-feira, 22 de abril de 2014

Governo faz proposta e Policiais e Bombriros Militares acatam - Se a proposta não for cumprida será retomada a greve

Os policiais militares receberam proposta do Governo do Estado para encerrar a paralisação. Após reunião no início da tarde de hoje (22), representantes da Associação dos Cabos e Soldados aceitaram a proposta do Governo do Estado e, em assembleia, vão propor aos demais policiais a suspensão da paralisação.


Os policiais militares e bombeiros do Rio Grande do Norte Policiais militares e bombeiros  vão dar voto de confiança ao Governo do Estado que se comprometeu a enviar projeto da Lei de Promoção de Praças para Assembleia Legislativa, decidindo assim suspender a paralisação deflagrada no início da manhã desta terça-feira (22).

A presença da governadora Rosalba Ciarlini era esperada, porém ela não compareceu. O procurador Rinaldo Reis participou da discussão a pedido do secretário Eliézer Girão e afirmou que o Ministério Público está preocupado com a possibilidade de prejuízo ao policiamento do Rio Grande do Norte. No entanto, não deu detalhes sobre o conteúdo da discussão.

 Após reunião as categorias optaram por oferecer mais um voto de confiança ao Governo do Estado, que assumiu o compromisso de enviar o projeto da Lei de Promoção de Praças para a Assembleia Legislativa, no dia 30 deste mês de abril.

Com isso, os policiais e bombeiros militares realizaram uma assembleia geral extraordinária no acampamento montado em frente à Governadoria e votaram pela suspensão da greve. 

“Agora, vamos esperar que o Governo cumpra com sua palavra, tendo em vista que o próprio secretário de Segurança, Eliéser Girão Monteiro, assinou um termo de compromisso”, destaca o soldado Roberto Campos, presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PM-RN.

SOBRE O MOVIMENTO




ESTIMATIVA - 90¨% das OPM's  aderiram a paralisação na tarde desta Terça feira (15), e mais de 2 mil Policiais (área metropolitana e do interior)  marcaram presença.

Já na semana durante a concentração em acampamentos,  passaram aproximadamente   5 mil PM's  apoiando a mobilização,

Estiveram presente policiais de todas as regiões do estado: Área metropolitana, Região Salineira, Mato grande, Trairi, Potengi, Agreste, Seridó e Oeste.




A mobilização foi promovida pelos policiais e bombeiros militares do RN, caravanas do interior do Estado foram chegando para dar apoio aos militares mobilizados na Governadoria.

Cansados de esperar uma atitude do Governo e do descaso enfrentado diariamente, os militares estaduais resolveram confeccionar uma pauta de reivindicações, incluindo, além da Lei de Promoção de Praças, assuntos relevantes como:


* o pagamento dos níveis do subsídio e das férias;

* implantação de um auxílio alimentação - vez que muitos PM's estão passando mal com as quentinhas fornecidas;

* fornecimentos de equipamentos adequados - muitos PM's são flagrados empurrando viaturas e com coletes em péssimas condições;

* reajuste de 15% no subsídio - no acordo feito entre a categoria em 2011, até o ano de 2014 os Soldados estariam com o subsídio inicial de R$ 3,4 mil, tendo reuniões anuais para fixar o reajuste. Atualmente, os Soldados recebem R$ 2,2 mil;

* Convocação dos 824 candidatos aprovados na segunda fase do último concurso realizado pela PM - atualmente a Polícia Militar do RN tem um déficit de mais de 4 mil policiais.




 Entre outras reivindicações, a principal pauta segue a Lei de Promoção de Praças, a qual irá garantir a perspectiva de ascensão do policial e bombeiro militar.

Atualmente, muitos militares vão para a reserva remunerada (aposentadoria) ainda como Soldados, o que vem gerando insatisfação entre a categoria.

Como forma de pressionar o Governo, as entidades representativas votou em assembleia realizada no acampamento montado em frente a Governadoria uma paralisação para o dia 22 (terça-feira). De acordo com as associações, estas já tentaram de todas as formas negociar com o Governo do Estado para a aprovação da Lei de Promoção, obtendo como resposta o silêncio.

Com o retorno as atividades normais, o policiamento ostensivo será retomado de maneira integral nas ruas de Natal e todo o Estado, já na noite desta terça-feira. 

 ACS-PM/Tribuna do Norte/Gláucia Paiva

Nenhum comentário :

Postar um comentário